Você já notou um desvio nos olhos do seu filho? Muitas mães, ao longo desses anos de blog, me escrevem com perguntas sobre esse tema. Por isso, acredito que o post de hoje, sobre estrabismo em bebês e crianças, será de grande utilidade para várias famílias.

bebê com estrabismo

bebê com estrabismo. Foto: Freepik

Nos primeiros meses do bebê é relativamente comum que o olhinho pareça desviado, ou “vesgo”. Mas conforme a criança cresce, vai adquirido a habilidade de firmar o olhar. Quem explica tudo sobre o estrabismo infantil hoje é a Dra. Andrea Muller, especialista no assunto.

Para que possamos entender quando a situação acontece, quando é preciso investigar já na fase de recém-nascido, quais são os tratamentos e muito mais eu fiz algumas perguntas que foram respondidas pela oftalmologista, e que trazem muitas informações importantes. Recomendo demais a leitura!

Publicidade

Se preferir, veja uma entrevista com a Dra. Andrea na qual ela conta todas essas informações ao fim do post!

Entrevista sobre estrabismo

1) É comum dizerem que o recém-nascido pode ter um certo desvio no olhar. Isso realmente acontece? A partir de quando os pais devem se preocupar com o desvio, que pode se caracterizar de fato como estrabismo?

Dra. Andrea: os bebês até os 6 meses estão desenvolvendo a habilidade de manter seus olhos alinhados. Assim, nessa fase, pode acontecer dos olhos desviarem em alguns momentos do dia. Após os 6 meses os olhos não devem apresentar nenhum tipo de desvio. Então, se isso acontecer é preciso marcar uma consulta com um oftalmologista.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Em qualquer idade não é normal um olho constantemente desviado. Nesses casos a consulta pode ser feita antes dos 6 meses de vida.

2) Um bebê que nasce sem desvio nos olhos pode desenvolver estrabismo mais tarde? Por quê?

Dra. Andrea: os bebês que nascem ou apresentam desvio dos olhos até os 6 meses de vida são aqueles com estrabismo congênito. Mas existem diversos tipos de estrabismo, cada um com suas características.

No entanto, o pico de incidência do estrabismo na infância é entre 2 e 3 anos de idade.

3) O estrabismo pode surgir em qualquer idade ou apenas na infância?

Dra. Andrea: pode, sim, ocorrer em qualquer idade, não há uma idade mínima nem máxima. O estrabismo na infância leva a alterações no desenvolvimento visual que podem levar a sequelas como a ambliopia (olho preguiçoso) para o resto da vida.

Publicidade

Já quando ocorre no adulto/idoso, como a visão já está desenvolvida, não há um comprometimento da acuidade visual, mas nesses casos é muito comum o aparecimento de visão dupla, condição que atrapalha muito as atividades diárias, comprometendo a qualidade de vida.

4) Quais são as principais causas do estrabismo?

Dra. Andrea: na maioria dos estrabismos infantis a causa exata não é conhecida. Alguns acreditam ser um problema nos músculos dos olhos, outros que a causa seria uma alteração cerebral na área que controla os movimentos oculares.

Porém, nos estrabismos que aparecem nos adultos existem algumas causas conhecidas como hipertireoidismo, diabetes, hipertensão , AVC, tumores, entre outras.

5) Quais são os tratamentos para o estrabismo em bebês e crianças (tampão, óculos, cirurgia)? Quando cada um é recomendado?

Dra. Andrea: é muito importante que toda criança com suspeita de estrabismo seja avaliada por um oftalmologista. Ou seja, na consulta será avaliado se a criança tem ou não estrabismo.

Algumas crianças possuem uma condição conhecida como pseudoestrabismo, isto é, a criança aparenta ser estrábica, mas ao exame se observa que é apenas uma impressão (e que na verdade a criança não é estrábica). Nestes casos, não é necessário tratamento, com o crescimento essa impressão desaparece.

Sabe aquela história: “eu tinha estrabismo quando criança e melhorou sozinho”? Sem tratamento? Pois é, provavelmente se tratava de um pseudoestrabismo.

Publicidade

Ao se detectar o estrabismo, o médico irá realizar um exame de refração com os olhos dilatados, para ver o grau da criança. Logo após esse exame ele irá decidir se será ou não necessário o uso de óculos – isso vai depender do tipo de estrabismo e do grau encontrado no exame. Em alguns casos, apenas o uso dos óculos já pode ser suficiente.

criança usando tampão no olho

criança usando tampão no olho. Foto: Freepik

O uso do tampão, na grande maioria dos casos, é para o tratamento da ambliopia (olho preguiçoso). O tampão é usado no olho bom, para forçar o olho ruim. A melhora com o tratamento não pode ser notada pelos pais, já que o objetivo é melhorar a acuidade visual e não o alinhamento ocular. No entanto, a melhora só poderá ser observada ao realizar o teste de acuidade visual.

Óculos e tampão são as duas coisas mais importantes, pois tratam o desenvolvimento visual. São a parte funcional do tratamento. Para que se obtenha sucesso o ideal é que seja feita antes dos 7 anos, preferencialmente antes dos 4 anos pelo menos.

Dra. Andrea: as cirurgias são reservadas aos casos que não melhoram com o tratamento clínico. Em alguns casos, dependendo do tipo de estrabismo, o médico já sabe na primeira consulta que o caso será cirúrgico. Em outros é necessário um acompanhamento para avaliar se será necessário operar.

A cirurgia, portanto, não substitui o uso dos óculos ou do tampão – dependendo do tipo de estrabismo ela pode ser realizada antes de 1 ano de vida, em outros casos pode se optar por operar só após os 5 anos. Alguns casos podem se beneficiar da aplicação de toxina botulínica ao invés da cirurgia tradicional.

bebê com tampão cirúrgico nos olhos

bebê com tampão cirúrgico nos olhos. Foto: Freepik

É importante que sob qualquer suspeita de estrabismo a criança seja levada para uma avaliação oftalmológica. E se diagnosticado o estrabismo que se inicie o tratamento o quanto antes.

 

Dra Andrea Greco Muller é médica oftalmologista e especialista em estrabismo. Concluiu sua residência médica em oftalmologia no HC – Faculdade de Medicina da USP em 2007. Nesta mesma instituição concluiu 3 anos de fellowship em estrabismo. Desde então já atuou em diversas clinicas e hospitais como médica responsável pelo setor de estrabismo. Site: www.agmoftalmologia.com.br

Saiba mais sobre o tratamento

Um ou mais tipos de tratamento de estrabismo podem ser recomendados, dependendo da idade do seu filho e do alinhamento dos olhos.

Portanto, bebês e crianças muito pequenas com olhos voltados para dentro (esotropia) podem precisar de cirurgia ou óculos. A cirurgia de estrabismo nos músculos oculares ajuda a alinhar os olhos de maneira adequada e permite o desenvolvimento de uma boa visão.

Crianças com mais de 2 anos com esotropia podem receber prescrição de óculos especiais para ajudar a focalizar e endireitar os olhos. Ocasionalmente, prismas são usados ​​para ajudar no foco também.

criança no oftalmologista

criança no oftalmologista. Foto: Freepik

Assim, um prisma é uma lente transparente em forma de cunha que curva (refrata) os raios de luz . Um prisma pode ser acoplado a óculos ou feito como parte da lente.

Recomenda-se correção ou desfoque para ajudar a fortalecer um olho desalinhado que é mais fraco do que o outro. Portanto, a criança é impedida de usar seu olho mais forte com o uso de um tapa-olho ou colírio embaçado. Isso os obriga a usar o olho mais fraco, ajudando a fortalecê-lo com o tempo.

Às vezes, as crianças são ensinadas a fazer certos exercícios para os músculos dos olhos para ajudar a focalizar ambos os olhos para dentro.

Portanto, se óculos, prismas, tapa-olhos ou exercícios para os olhos não ajudarem, a cirurgia é recomendada.