Engravidar menstruada: é possível? A resposta final!

Por 0 Comentários


Você sabia que é possível engravidar menstruada? Essa é uma dúvida comum de muitas mulheres (até mesmo de quem não quer engravidar) e é por isso que, nesse post, eu explico os motivos que levam isso a acontecer. 

Para começar, vale destacar que, evidentemente, a possibilidade de engravidar menstruada é bem rara – afinal de contas, a menstruação nada mais é do que a descamação do útero (ou seja, quando o óvulo não é fecundado, ele se degrada e nós menstruamos). Contudo, isso pode acontecer, sim! Venha entender:

Imagem: 123RF

Por que é possível engravidar menstruada?

A possibilidade de engravidar menstruada é real quando a mulher apresenta um intervalo curto entre uma menstruação e outra (como, por exemplo, quando ela fica muitos dias menstruada, o que faz com que a ovulação ocorra próxima ao fim do sangramento).

Isso ocorre pelo seguinte: enquanto a mulher menstrua, já existe um óvulo se desenvolvendo no organismo dela. E mais: a fecundação acontece quando o espermatozóide encontra o óvulo em uma das trompas, certo? Porém, é importante lembrar que o espermatozóide pode se manter vivo durante até cinco dias no trato reprodutor feminino! Ou seja, você pode ainda estar menstruada, ter uma relação sexual, ficar com espermatozóides em seu corpo, e a fecundação ocorre dali a alguns dias, já quando o útero está preparado para receber o zigoto, que vem descendo pelas trompas até ele.

Portanto, quando o ciclo menstrual da mulher (lembrando que o ciclo menstrual se refere justamente ao período entre o primeiro dia de uma menstruação até a véspera da próxima) é curto, um espermatozóide que “ficou” mais alguns dias ali pode encontrar o novo óvulo que está sendo formado. E daí, “pimba”: você fica grávida!

Sangramentos também podem ocorrer

Vale lembrar também que, às vezes, a mulher pode ter pequenos sangramentos durante o período fértil, que não se tratam de menstruação. E nesses casos é normal que a mulher ache que engravidou estando menstruada, mas na verdade não estava!

Por isso, é importante observar se o sangramento se assemelha à sua menstruação: a quantidade de dias que dura, a cor do sangue… Também vale lembrar que, no início da gravidez, a mulher pode sangrar um pouco (nesse post eu explico o porquê isso ocorre). Assim, ao invés de ter um sangramento menstrual a mulher pode ter, na verdade, uma perda de sangue pela implantação do embrião no útero (processo chamado de nidação).

Então, atenção: se você possui ciclos de 22 dias (considerados curtos), suas chances são maiores (embora ainda raras) de engravidar menstruada. Mas vale lembrar que se a intenção não for engravidar, o uso de preservativo é altamente recomendado nas relações sexuais (mesmo que você esteja menstruada), pois doenças sexualmente transmissíveis podem ser contraídas, é claro, mesmo nesse período.


 



Arquivado em: Gravidez Tags:

Deixe seu comentário