Uma vez eu compartilhei aqui no blog um ensaio fotográfico bastante interessante que chama a atenção para os alimentos que as crianças consomem ao longo do dia. Os registros, que mostram os pequenos e as comidas que cada um consumiu ao longo da semana, são o ponto de partida para diversas reflexões (será que nossas crianças realmente estão comida comida de qualidade, e na quantidade necessária?) – algumas bem parecidas com um ensaio semelhante que eu compartilho no post de hoje. Só que aqui, ao invés de alimentos, crianças foram clicadas com outros objetos que fazem bastante parte da sua rotina: os brinquedos.

As fotos foram feitas pelo fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, colaborador da National Geographic. Durante 18 meses, ele registrou imagens de crianças com seus brinquedos em diferentes países, para uma série que batizou de “Toy Stories.”

Com certeza vale a pena dar uma conferida no trabalho do fotógrafo. Além de conhecer um pouco sobre outras culturas, você notará como as diferenças de gênero ainda são discrepantes nas escolhas dos brinquedos para os nossos filhos e, também, como as diversidades financeiras saltam aos olhos. E ao final, repare como infelizmente há locais em que as armas ainda estão muito presentes nas brincadeiras.

Confira a seguir algumas imagens de “Toy Stories” e os países de cada uma delas:

Publicidade

África do Sul

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Botswana

Estados Unidos

Publicidade

Fiji (país da Oceania)

Índia

Itália

Publicidade

Malta

Nicarágua

Suécia

Ucrânia

*As imagens foram retiradas do site do fotógrafo.

Mais um ponto que chama a atenção é que, de acordo com o site Hypeness, o fotógrafo destacou maior possessividade das crianças que possuem mais brinquedos. Antes de cada foto, o fotógrafo Gabriele Galimberti pedia para brincar com os acessórios para, depois, organizá-los para o registro. Mas enquanto esse processo era rápido nos locais mais pobres, nos mais ricos os pequenos demoravam a dividir os seus pertences.

Fica a lição para nos atentarmos aos valores que passamos aos nossos pequenos (e, aproveitando o gancho, sugiro esse outro post bem bacana em que eu falo mais sobre esse assunto). Afinal, as lições da infância também são passadas nos momentos de diversão!