Se você está grávida, provavelmente já sentiu alguns pulinhos na barriga. O que estaria acontecendo lá dentro? Será que seu filho estaria bem? Essas são dúvidas comuns, que muitas grávidas compartilham. E saiba: essa sensação esquisita pode indicar, na verdade, um soluço do bebê dentro da barriga! E antes que te digam o contrário, já esclareço: é um acontecimento perfeitamente normal.

O primeiro ponto que acho importante esclarecer é a origem do soluço: ele é causado pela contração involuntária de um músculo chamado diafragma, e que está intimamente ligado à respiração. Lembra que dentro da barriga seu filho ainda não respira por meio dos pulmões, e sim recebe o oxigênio pelo cordão umbilical? Pois é, mas apesar desse fato, ele precisa se preparar para a saída do útero, quando seu sistema respiratório assumirá a função. Assim, o soluço faz parte do amadurecimento do bebê dentro da barriga, e você não precisa se preocupar com isso.

Mas quanto tempo dura o soluço do bebê dentro da barriga? Ele pode durar apenas alguns minutos, ou até mesmo mais de uma hora! Certa vez tinha a impressão de que Catarina passou o dia todo soluçando lá dentro (e só não liguei para o obstetra porque tenho uma mãe médica, mãe de três filhas, que me acalmou).

A partir de quando a mãe sente o bebê soluçando na barriga?

Publicidade

A maior parte das gestantes percebe os primeiros movimentos do bebê na barriga entre a 18a e a 20a semanas. É aquela sensação de “borboletinha” batendo asas, que muitas mulheres relatam. Já o soluço tende a ser percebido mais tarde, no terceiro trimestre da gestação. Ele é diferente de um chute ou cotovelada do bebê: tende a ser um movimento mais sutil, ritmado e que se repete por alguns minutos.

Embora o soluço do bebê dentro da barriga seja normal e até desejável (pois indica um amadurecimento do sistema respiratório do feto), ele pode incomodar um pouquinho a futura mamãe, principalmente se ela estiver tentando dormir.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como parar o soluço do bebê dentro da barriga?

Como você deve ter imaginado, isso não é possível. Claro que se a mamãe levar um susto, o bebê não vai parar de soluçar! Também não tente prender sua respiração ou tentar fazer movimentos esquisitos, a grande dica é apenas relaxar e esperar passar.

Quando os soluços do bebê acontecem?

Eles podem aparecer em qualquer hora do dia, até mesmo quando a mãe está dormindo (e acorda com eles!). Mas de forma geral os soluços são mais frequentes após as refeições, ou quando a mãe está mais agitada. Aliás, qualquer movimentação do bebê também é mais comum nesses períodos do dia (sabia que seu filho sente tudo? Se está nervosa, ele percebe. E se acabou de comer, um aporte maior de energia chegará até ele pelos alimentos que passam pela placenta).

Publicidade

E depois do parto o soluço do bebê para?

Não, eles não param! É importante que você saiba que continua sendo perfeitamente normal que o bebê apresente soluços. Entretanto, no pós-parto soluços muito frequentes podem indicar que seu filho está com refluxo. É isso o que eu conto no vídeo a seguir (com dicas para fazer o soluço do bebê que já está fora da barriga parar! Aí, sim, a mãe pode ajudar!).

Se você estiver acessando o vídeo por email e não conseguir visualizar, clique aqui para ver.

Ainda não está seguindo o canal do Mil Dicas de Mãe no YouTube? Inscreva-se aqui e acompanhe nossos vídeos que estão sendo feitos com muito carinho!

Veja também: Soluço no bebê: é normal? Como parar?

Publicidade