Você já ouviu falar em gravidez ectópica? Esse é, infelizmente, um dos casos de insucesso na gestação, como também acontece na gravidez molar, sobre a qual eu já falei aqui no blog.

Antes que você pense que isso esteja acontecendo apenas com você, é importante saber: casos assim não são tão incomuns, e podem ter ocorrido até com alguém que você conhece.

gestante

gestante. Foto: freepik

A gravidez ectópica (ou tubária) é a gestação que se desenvolve do lado de fora do útero.

Publicidade

Evidentemente, não há como uma criança ser gerada dessa forma (ou melhor, a chance de mãe e bebê sobreviverem é de 1 em 3 milhões), é preciso remover o embrião o quanto antes do corpo da mulher, para não gerar problemas maiores.

Acima de tudo, é fundamental conhecer os sinais da gravidez ectópica para ficar atenta.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quer ver quais são? Contarei a seguir com outras dicas importantes!

O que acontece na gravidez ectópica?

Geralmente, em uma gravidez ectópica, a implantação do óvulo fertilizado ocorre em uma das tubas uterinas – por isso também o nome de gravidez tubária.

Por conta de lesões na tuba, o óvulo não consegue passar para o útero e, por isso, a gestação começa nesse local.

Entre os primeiros sintomas que costumam se manifestar estão dores de alta intensidade e sangramento, que aparecem após duas semanas do atraso da menstruação.

Publicidade
mulher sentindo dor no início da gestação

mulher sentindo dor no início da gestação. Foto: freepik

Uma informação interessante é o fato de que o sangramento que caracteriza a gravidez ectópica é incomum, diferente do da menstruação.

O sangue (que pode aparecer também nas fezes) costuma ser mais escuro e aguado, e pode vir com mais ou menos intensidade, dependendo do caso.

Já a dor se manifesta em um dos lados da barriga, de maneira forte e persistente. Sensação de tontura (e até desmaio), além de transpiração intensa podem ser outros sintomas da gravidez ectópica.

Portanto, se você desconfia que está grávida mas, ao mesmo tempo, vem sendo incomodada por algum desses sintomas com frequência, procure o seu ginecologista o quanto antes!

Diagnóstico e tratamento 

A gravidez ectópica pode ser observada por meio de um ultrassom. O exame de sangue é mais uma forma de se desconfiar do problema, por meio da análise do nível de beta-hCG.

Publicidade

Quando esses níveis estão abaixo do normal, pode ser indício do quadro (uma vez que é prejudicial ao desenvolvimento do embrião).

médico realizando ultrassom

médico realizando ultrassom. Foto: freepik

Em alguns casos, por exemplo, o médico pode pedir ainda um exame laparoscópico (que é feito com uma pequena câmera, que é inserida no abdômen). No procedimento, é possível analisar as tubas uterinas e, se o óvulo tiver sido implantado ali, será detectado.

Geralmente, o decorrer de uma gravidez ectópica resulta em aborto espontâneo. Mas, em alguns casos, pode ser recomendado o tratamento com um medicamento chamado metotrexato, cuja finalidade é interromper a gestação.

Já em outras situações (quando a descoberta é feita mais tarde, e o embrião está maior, por exemplo), a indicação pode ser de cirurgia.

Os primeiros sintomas:

A gravidez ectópica pode resultar em situação de emergência sem apresentar quaisquer sintomas precoces da mesma.

Os sintomas de emergência, como sangramento vaginal intenso acompanhado de desmaio ou dor intensa no ombro ou na barriga, precisam de atenção médica imediata.

As complicações da gravidez ectópica podem ser fatais.

Outras informações sobre a gravidez ectópica

Para algumas mulheres a gravidez ectópica pode ser mais comum – estão mais sujeitas aquelas que já tiveram alguma doença inflamatória pélvica, pois o problema gera lesões na tuba uterina.

Quem já passou por cirurgia abdominal, já teve gravidez ectópica alguma outra vez, ou endometriose também está mais sujeita a desenvolver o quadro.

Vale destacar ainda que ter tido uma gravidez ectópica não elimina as chances de engravidar normalmente mais tarde.

quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea

Mulher grávida com a mão na barriga. Foto: Freepik

O ideal é que o diagnóstico do quadro chegue cedo pois, assim, as chances de a tuba ser lesionada (e prejudicar uma nova gestação) são bem menores.

Converse com o seu médico sobre a possibilidade de uma nova gravidez (claro, depois de um período de recuperação) e mantenha um pré-natal cauteloso, pois a chance de ter uma nova gravidez ectópica é real.

Ajuda e apoio após uma gravidez ectópica

Perder uma gravidez pode ser devastador, e muitas mulheres sentem a mesma tristeza como se tivessem perdido um membro da família ou parceiro.

Não é incomum que esses sentimentos durem vários meses, embora geralmente melhorem com o tempo. Certifique-se de dar a si mesmo e ao seu parceiro tempo para sofrer.

Portanto, se você ou seu parceiro estão lutando para aceitar sua perda, você pode se beneficiar de apoio ou aconselhamento profissional . Fale com seu médico sobre isso.

Grupos de apoio para pessoas afetadas pela perda de uma gravidez também podem ajudar.