Cor dos olhos do bebê: descubra qual será com essa calculadora!

Por 7 Comentários


Em todos esses anos de blog, uma das dúvidas mais comuns que percebi entre as grávidas é: “qual será a cor dos olhos do bebê?”. Eu também me fazia essa pergunta, porque tenho olhos verdes e meu marido tem olhos castanhos. Será que Catarina nasceria como (secretamente eu estava torcendo para ela me puxar, não pela cor dos olhos, mas simplesmente para se parecer comigo, confesso).

Cor dos olhos do bebê ao nascimento

Antes de contar um segredinho (sim, tem calculadora que estima qual será a cor dos olhos do bebê, acredita?), tenho que falar que a cor dos olhos dos pequenos costuma mudar do nascimento até os dois ou três anos. Quando o bebê nasce, seus olhos são em geral acinzentados, e vão mudando de cor aos poucos.

O pigmento que dá cor aos olhos das pessoas se chama melanina (sim, aquela mesma da pele), que é marrom. Por isso, quanto maior a quantidade de melanina na íris (que é determinada geneticamente), mais escuros são os olhos. Mas como ao nascimento os bebês ainda não produzem esse pigmento, todos têm olhos cinza ou azulados.

Imagem: 123RF

Pouco a pouco você verá que os olhos do seu bebê começaram a mudar. É possível que eles fiquem inicialmente azuis, e depois mudem para verde, e até marrom. Por isso, tenha um pouco de paciência até que a cor estabilize (muitos pais torcem por filhos de olhos claros e realmente acreditam que se o bebê nasceu assim, ele continuará com essa cor. Mas não é o que acontece geralmente!). Até um ano de idade, em geral, a cor dos olhos do bebê já está mais determinada. Entretanto, por experiência familiar sei que a cor final pode demorar muito mais (meus olhos e os da Catarina eram bem azuis quando nascemos e nos primeiros dois anos; mas hoje em dia ambos estão mais para o verde).

Calculadora da cor dos olhos do bebê

A grande novidade desse post é que alguns sites estrangeiros apresentam calculadoras que estimam qual será a cor dos olhos do bebê. Elas são muito fáceis de usar: acesse esse link, e depois clique em cima dos olhos dos seus pais, dos seus sogros, dos seus e do seu marido/esposa para ir mudando a cor, selecionando o tom que cada um tem.

Eu fiz o teste da cor dos olhos aqui com essa calculadora, veja o resultado que apareceu para a Catarina:

Esse é o resultado para a Catarina, que fiz com a calculadora

Vale lembrar que a calculadora não tem como estimar em 100% as chances de cor dos olhos do bebê. Isso porque ela leva em conta os genes com influência sobre a cor dos olhos do bebê com funcionamento já conhecidos, e não todos os que realmente podem influenciar a cor da íris (alguns ainda são desconhecidos).

Se você ainda ficou com vontade de saber mais, vou te contar algumas regrinhas que são conhecidas no mundo da genética:

  • Os olhos castanhos são dominantes sobre os azuis e verdes. Por isso, quando pai e mãe têm olhos castanhos, a maior chance é que o bebê também nasça com olhos castanhos.
  • Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros. Mas pode nascer com olhos castanhos? Pode! Isso prova que nem todos os fatores genéticos que interferem na cor dos olhos do bebê são conhecidos.
  • Quando pelo menos um dos avós tem olhos claros, há chance do bebê ter olhos claros também, mesmo que pai e mãe tenham olhos castanhos. Foi o que aconteceu comigo, aliás: meus pais têm olhos castanhos e tenho uma avó paterna com olhos azuis e um avô materno com olhos verdes – nasci com olhos claros!

Agora uma curiosidade: os olhos verdes são os mais raros no mundo (apenas 2% da população têm), seguidos pelos azuis (23% da população mundial). Finalmente, 75% da população do mundo têm olhos castanhos.

Se você está grávida, tenho certeza de que se divertirá fazendo o teste da cor dos olhos do bebê com a calculadora! E se seu filho já nasceu vale a pena fazer também, para saber se o filhote é do contra ou não. Cacá, por exemplo, tinha 66,67% de chance de ter olhos castanhos, mas tem os olhos claros, iguais aos meus! Depois me conta nos comentários o resultado por aí, e se você tem mais alguma dúvida, combinado?


 



Arquivado em: DiversãoGravidez Tags:

Comentários (7)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. A cor dos olhos do meu bebê ainda muda? : Mil dicas de mãe | 7 de Janeiro de 2015
  1. Janaina Maria disse:

    linda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Ilza Rodrigues disse:

    QUE GOSTOSO!

  3. Edivania Santos disse:

    legal

  4. Patrícia Peplau Ventura disse:

    Meu filho tinha 16,42% de ter olho azul, e veio com o olho bem azul, igual do vô, eu não sabia dessa porcentagem, pois quando estava grávida tinha certeza 100% que seria verde, pois nós dois temos o olho verde… achei muito interessante este post, aprendi muita coisa… obrigada

  5. Olá, eu sou o web developer do aplicativo Predic’Eyes.

    Obrigado pelo link do seu artigo!

    Bom dia,
    Gilles, de França.

Deixe seu comentário