Hoje fizemos um passeio muito divertido em família: fomos à Cidade das Abelhas, um local que eu queria conhecer há muito tempo, e que se mostrou muito divertido e instrutivo com as crianças! Fica pertinho de São Paulo (levamos cerca de 50 minutos da minha casa), na cidade de Embu das Artes, e certamente vale a distância que você percorrerá com os pequenos.

Embora próxima à São Paulo, a Cidade das Abelhas não é exatamente um local super fácil de chegar (e é justamente por isso que eu havia adiado nossa ida até então). A estrada é relativamente boa, não é esse o problema – mas você percorre um trecho bem razoável dentro do Embu (asfaltado, de mão única), com pouco sinal de celular e sem muita infraestrutura no caso de uma eventualidade. Isso significa que eu recomendo que você não vá sozinha com as crianças, convoque o marido ou uma amiga para o passeio.

A primeira coisa a fazer antes de ir à Cidade das Abelhas é ligar para lá e se informar sobre os horários das explicações sobre as abelhas. Elas acontecem em horas específicas, e são o grande barato do passeio. Uma amiga me deu essa dica quando eu disse que ia e foi fundamental, porque teríamos perdido essa parte (que é a atração principal! Há alguns brinquedos, escorregadores, um mini museu com explicações sobre as abelhas, mas não se comparam à parte educativa da vivência. Infelizmente não fizemos as trilhas, porque o dia estava chuvoso, assim não sei opinar sobre essa parte das atividades).

Publicidade

Mapa das atrações da Cidade das Abelhas

Outra dica esperta (essa eu só percebi depois de ir, pesquisando para esse post) é que existem sites de compras coletivas que oferecem descontos na entrada. Achei um, por exemplo, que permitia a compra e o uso em até 60 dias, de terça a domingo (não podia ser usado em domingos e feriados). E com um ótimo desconto em relação ao valor que pagamos, então fique de olho.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Lá é bem fofo

Chegando à Cidade das Abelhas, você poderá trocar o voucher da compra coletiva pelo ingresso, ou adquirir ingressos para sua família na hora. Do lado de fora da catraca, antes do acesso à parte paga, há uma lojinha com produtos que valem a espiada: vários tipos de mel (de eucalipto – que eu comprei porque é bom para o sistema respiratório -, de laranjeira – que é bom para o intestino e um calmante natural -, o silvestre, etc), própolis, geléia real e até biscoitos. Há também uma lanchonete com alguns salgados e waffle (nós comemos e estava uma delícia. Mas vale lembrar que o mel chama as abelhinhas que voam por ali, então sempre tem uma criança “voando” no sentindo contrário, para fugir do inseto).

Lojinha, com lanchonete ao lado

Tem mesinhas bem agradáveis para sentar e comer um pouquinho

Publicidade

Depois da catraca começa a parte mais divertida: brinquedões para as crianças escorregarem, uma abelha gigante onde vocês podem entrar e ver como o inseto é por dentro (o caminho do néctar, o coração, o intestino, e até o ferrão. Aliás, você sabe porque a abelha morre depois que aferroa alguém? Porque uma pequena parte do coração e do intestino saem junto, e ela não sobrevive). E um mini museu, que mostra a trajetória da abelha operária desde que ela nasce, até sua morte cerca de 45 dias depois. Ela passa por uma série de tarefas conforme seu tempo de vida, até sair da colmeia para não mais voltar.

Os brinquedos

Escorregadores

Mais uma dos brinquedos

A abelha gigante

Depois da explicação (que é rapidinha e interessante, as crianças não cansam), é hora de ir ao apiário. Lá o monitor abre uma colmeia (de abelhas sem ferrões!) e as crianças conseguem ver como é por dentro (bem ali, na frente do nariz, é bem legal!). Depois o passeio segue até uma colmeia bem maior, com aproximadamente 60.000 abelhas, e dá para ver a estrutura interna pelo vidro. Cacá amou, ficou encantada com tudo!

Publicidade

Uma parte do museu que explica a anatomia interna das abelhas

O caminho até o apiário

O apiário

Enfim, nós adoramos a Cidade das Abelhas! E antes de ir embora, não deixe de fotografar o filhote vestido de abelha e de apicultor, pois os pequenos adoram essas lembranças!

Cacá de abeljha

Agora como apicultora

Cidade das Abelhas: www.cidadedasabelhas.com.br

Estrada da Ressaca, Km7 – Embu das Artes/Cotia
Fone: (11) 4703-6460 / (11) 4614-0609