O calor chegou com tudo e, para aproveitar ainda mais as férias de verão, que tal curtir algumas brincadeiras para fazer com água?

Olha que não estou nem falando de diversão na piscina (sobre esse assunto eu falo nesse post), mas de atividades simples, que usam água, gelo e alguns outros elementos básicos para fazer a alegria dos pequenos.

Quer ver algumas dicas? Então não perca esse post: a seguir eu mostro 7 brincadeiras para fazer com água. É só colocar trajes de banho (ou roupas que possam ser molhadas) nas crianças, correr para o quintal e começar a diversão!

Brincadeiras para fazer com água

hidratação das crianças

Criança bebendo água no parque. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Ah, e se você tiver mais alguma ideia, não deixe de me contar nos comentários, hein? Vamos compartilhar com outros pais, para fazer a alegria acontecer nos dias quentes!

Pique bexiga

Quem nunca brincou de guerra de bexiga d´água? Além de tentar acertar o outro com um balão cheio de água, a diversão pode ficar ainda mais completa com uma disputa de pique bexiga.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Aqui, só um participante é quem carrega uma bexiga cheia d’água nas mãos (ele será o pegador). O desafio é tentar acertar outra criança com a “munição”. Quem for acertado vira o novo pegador e o jogo recomeça.

Ah, e claro que um estoque com várias bexigas cheias d’água é necessário (e a diversão já começa na montagem), afinal, pode ser que o pegador erre alguns alvos até acertar alguém!

Bexiga quente

fotos de bebê

Bebê fofo brincando com os seus brinquedos. Foto: Freepik

Mais uma brincadeira com bexiga d’água é a bexiga quente. A atividade é uma adaptação da batata quente: o balão vai sendo passado de mão em mão, até estourar!

Publicidade

Dá para fazer uma roda ou espalhar os pequenos em distâncias maiores, para aumentar o desafio (quando um jogador atirar para o outro, pode ser que o balão estoure). O jogo termina quando sobrar apenas uma pessoa.

Passagem de água

Organize as crianças em fila e dê um recipiente (como copos grandes ou potes de plástico) para cada uma segurar. A primeira terá água no seu objeto e, o objetivo, é colocar a água no recipiente do pequeno de trás, sem olhar.

Claro que ao longo do trajeto a água pode cair um pouquinho, e aí é que fica ainda mais divertido! Vocês também podem fazer regras, como ir eliminando da fila quem derrubar muita água, até ficar o vencedor.

Pintura com água

texto lindo de mãe solteira Tumblr

Mãe e filho brincando. Foto: Freepik

Essa brincadeira pode ser feita em uma parede, no chão do quintal, em qualquer superfície. E sabe do que você vai precisar?

Só de água e pincel. Simples, não? Aqui, a ideia é deixar a criança livre para desenhar com água (que, embora sem cores, aparece por ficar mais escura). Uma vantagem é que não faz sujeira, só molha!

Publicidade

Espuma colorida

frases pai Tumblr

Pai brincando com o filho. Foto: Freepik

Bata no liquidificador (ou no mixer), em velocidade alta, duas colheres (de sopa) de detergente com 1/4 de copo de água. Em seguida, adicione gotinhas de corante alimentício (quanto mais colorido, mais legal o efeito) e pronto!

Você tem uma espuma colorida para fazer a diversão do pequeno.

Gelo sensorial

Essa dica é bacana para bebês: faça gelos de formatos e cores diferentes e coloque tudo dentro de uma sacola plástica.

Prenda o objeto no chão e, então, deixe o filhote à vontade para brincar, sentindo todo o seu interior com as mãos! Eu explico melhor como fazer o gelo sensorial nesse post.

Água e algodão

Outra atividade que pode ser muito divertida para os mais novinhos é colocar um pouquinho de água em uma caixa grande de plástico e, dentro dela, bolinhas de algodão.

Sensorial, o bacana da brincadeira é que ela permite várias possibilidades, como colocar as bolinhas para dentro e para fora da caixa e, ainda apertá-las, para ver a água escorrer.

Veja também:

As 10 melhores brincadeiras para se fazer no calor