Verão: 7 brincadeiras para fazer com água (fora da piscina)

Por 0 Comentários


O calor chegou com tudo e, para aproveitar ainda mais as férias de verão, que tal curtir algumas brincadeiras refrescantes com a criançada? Olha que não estou nem falando de diversão na piscina (sobre esse assunto eu falo nesse post), mas de atividades simples, que usam água, gelo e alguns outros elementos básicos para fazer a alegria dos pequenos.

Quer ver algumas dicas? Então não perca esse post: a seguir eu mostro 7 brincadeiras para fazer com água. É só colocar trajes de banho (ou roupas que possam ser molhadas) nas crianças, correr para o quintal e começar a diversão!

Ah, e se você tiver mais alguma ideia, não deixe de me contar nos comentários, hein? Vamos compartilhar com outros pais, para fazer a alegria acontecer nos dias quentes!

Imagem: 123RF

7 brincadeiras para fazer com água

Pique bexiga

Quem nunca brincou de guerra de bexiga d´água? Além de tentar acertar o outro com um balão cheio de água, a diversão pode ficar ainda mais completa com uma disputa de pique bexiga. Aqui, só um participante é quem carrega uma bexiga cheia d’água nas mãos (ele será o pegador). O desafio é tentar acertar outra criança com a “munição”. Quem for acertado vira o novo pegador e o jogo recomeça.

Ah, e claro que um estoque com várias bexigas cheias d’água é necessário (e a diversão já começa na montagem), afinal, pode ser que o pegador erre alguns alvos até acertar alguém!

Bexiga quente

Mais uma brincadeira com bexiga d’água é a bexiga quente. A atividade é uma adaptação da batata quente: o balão vai sendo passado de mão em mão, até estourar! Dá para fazer uma roda ou espalhar os pequenos em distâncias maiores, para aumentar o desafio (quando um jogador atirar para o outro, pode ser que o balão estoure). O jogo termina quando sobrar apenas uma pessoa.

Passagem de água

Organize as crianças em fila e dê um recipiente (como copos grandes ou potes de plástico) para cada uma segurar. A primeira terá água no seu objeto e, o objetivo, é colocar a água no recipiente do pequeno de trás, sem olhar. Claro que ao longo do trajeto a água pode cair um pouquinho, e aí é que fica ainda mais divertido! Vocês também podem fazer regras, como ir eliminando da fila quem derrubar muita água, até ficar o vencedor.

Pintura com água

Essa brincadeira pode ser feita em uma parede, no chão do quintal, em qualquer superfície. E sabe do que você vai precisar? Só de água e pincel. Simples, não? Aqui, a ideia é deixar a criança livre para desenhar com água (que, embora sem cores, aparece por ficar mais escura). Uma vantagem é que não faz sujeira, só molha!

Espuma colorida

Bata no liquidificador (ou no mixer), em velocidade alta, duas colheres (de sopa) de detergente com 1/4 de copo de água. Em seguida, adicione gotinhas de corante alimentício (quanto mais colorido, mais legal o efeito) e pronto! Você tem uma espuma colorida para fazer a diversão do pequeno.

Gelo sensorial

Essa dica é bacana para bebês: faça gelos de formatos e cores diferentes e coloque tudo dentro de uma sacola plástica. Prenda o objeto no chão e, então, deixe o filhote à vontade para brincar, sentindo todo o seu interior com as mãos! Eu explico melhor como fazer o gelo sensorial nesse post.

Água e algodão

Outra atividade que pode ser muito divertida para os mais novinhos é colocar um pouquinho de água em uma caixa grande de plástico e, dentro dela, bolinhas de algodão. Sensorial, o bacana da brincadeira é que ela permite várias possibilidades, como colocar as bolinhas para dentro e para fora da caixa e, ainda apertá-las, para ver a água escorrer.

Veja também:

As 10 melhores brincadeiras para se fazer no calor


 



Arquivado em: AtividadesBrincadeirasDiversão Tags:

Deixe seu comentário