Você sabia que a posição em que você dorme, grávida, pode aumentar o risco de morte do feto ainda na barriga? Pois um novo estudo britânico veio para reforçar essa teoria, para a qual outras pesquisas já haviam apontado. Quer ver o que os especialistas analisaram e qual a maneira mais segura de dormir durante a gestação? Eu te conto a seguir, vem ver!

Imagem: 123RF

Método e conclusões

Publicada no Jornal Britânico de Obstetrícia e Ginecologia, a pesquisa realizada em Londres analisou cerca de 1 mil gestantes que haviam acabado de dar à luz, sendo 735 que tiveram bebês saudáveis e mais 291 cujos filhos nasceram mortos. Todas as participantes responderam um questionário que trazia perguntas sobre as práticas de sono que elas tinham antes da gravidez, nas quatro semanas anteriores ao estudo, e também na noite anterior à entrevista (que consistia no dia do parto).

Publicidade

Agora veja que importante o resultado: as mulheres que dormiam de costas apresentaram pelo menos o dobro de risco de morte do bebê no parto, em comparação com as mães que dormiam do lado esquerdo. Mais precisamente, o estudo sugeriu que 3,7% dos bebês nascidos mortos, após 28 semanas de gravidez, tiveram a morte ligada ao fato de a mãe dormir de costas.

Mas por que isso acontece?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Embora o estudo não tenha chegado a uma conclusão sobre a ligação entre a morte fetal e a postura de dormir da mãe, os pesquisadores destacaram que a explicação possa ser anatômica: pelo elevado peso do útero e do bebê, os vasos sanguíneos podem acabar pressionados quando a gestante dorme de costas, o que interfere no abastecimento de sangue ao feto e, por consequência, de oxigênio.

Contudo, os pesquisadores reforçaram que ainda são necessários mais estudos na área para comprovar a hipótese, ou levantar outras que possam estar associadas.

E como eu controlo meu sono?

Mesmo não sendo possível controlar a posição em que se dorme 100% do tempo, o que os pesquisadores recomendam é que as gestantes, quando forem se deitar, peguem no sono de lado. Ainda que possam acabar virando o corpo durante a noite, a medida já acaba ajudando.

Publicidade

No estudo, os autores ainda apontaram outros levantamentos que mostraram relações entre as posições de dormir e o risco de morte fetal. Portanto, o novo trabalho vem para reforçar apontamentos anteriores e, embora sejam necessárias comprovações, vale a tentativa de dormir de lado para diminuir possíveis perigos, não é mesmo?