Infelizmente, nem sempre as frutas, verduras e legumes que trazemos para casa são totalmente livres de aditivos químicos como pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes artificiais. Mas olha só que dica bacana eu trago hoje: um estudo internacional mostrou uma maneira eficiente de limpar maçãs e deixá-las praticamente livres de veneno para o consumo. E o melhor é que é com um produto que você provavelmente tem em casa!

Se aí na sua família o consumo da fruta é frequente, vale a pena ficar atento! Vem que eu te conto tudo o que foi descoberto a seguir (eu amei a novidade porque é a fruta preferida da pequena aqui em casa! Agora já sei lavar de modo eficaz!):

Imagem: 123RF

O que o estudo mostrou

Publicidade

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e lançado recentemente na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry. E sabe o que eles descobriram? Que o bicarbonato de sódio é capaz de retirar até 96% de inseticida presente na casca da maçã.

Para chegar à conclusão, os estudiosos fizeram três testes diferentes: no primeiro, colocaram água misturada com bicarbonato de sódio (10 mg/ml) e deixaram as maçãs imersas nessa solução; no segundo, lavaram a fruta durante dois minutos em água da torneira; e finalmente no terceiro deixaram as maçãs em uma mistura de água e hipoclorito de sódio (também 10 mg/ml) por oito minutos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

De todas essas tentativas, de longe, o melhor resultado acabou sendo da imersão em bicarbonato. Pelo uso da solução foram eliminados nada menos que 80% de tiabendazol (veneno para matar parasitas) e ainda 96% de inseticida phosmet das frutas. Segundo os pesquisadores, a diferença na ação do bicarbonato de sódio para cada veneno se deve à penetração maior de tiabendazol no interior da maçã (e se penetra mais, o bicarbonato acaba funcionando menos sobre ele).

“O método de NaHCO3 [bicarbonato de sódio] é mais eficaz na remoção de resíduos de pesticidas de superfície em maçãs”, concluíram os pesquisadores, citando que a lavagem pós-colheita feita com cloro não é o método mais eficaz para eliminar os venenos.

Então fica a dica: água e bicarbonato de sódio para lavar maçãs, ok? Mas também não se esqueça: se for possível adquirir um produto orgânico (especialmente a maçã, que é um dos alimentos em que mais são usados agrotóxicos), a saúde da família agradece!