5 mudanças no corpo que a grávida sente

Por 1 Comentário


Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo da mulher acaba passando por uma série de transformações, para acomodar o bebê que está se formando. A começar pelo útero, que aumenta aproximadamente 20 vezes o seu peso original, acredita? Claro que isso não passa despercebido: a grávida sente muitas mudanças no corpo (e já tendo passado por elas, sei que algumas são agradáveis, enquanto outras… Cá entre nós, você não vê a hora de se livrar delas).

Essas mudanças no corpo da grávida acontecem desde os cabelos até os pés. E se você está se preparando para engravidar, ou já engravidou e está começando a senti-las, vale a pena ficar por dentro de algumas das principais modificações que ocorrem nesse período, também para entender o que acontece com o bebê em gestação. Vem dar uma olhadinha abaixo, que eu conto mais:

Imagem: 123RF

Bexiga fica comprimida: já ouviu aquela história de que grávida quer fazer xixi toda hora? Pois ela faz bastante sentido, afinal, a bexiga acaba ficando comprimida ao longo da gravidez, pelo aumento do útero. Outro detalhe é o aumento do trabalho dos rins na gravidez, que filtram mais sangue (pois o volume de sangue pode aumentar em até 50% nessa fase) e acabam produzindo mais urina. Aliás, como os rins ficam “sobrecarregados”, há também um risco de infecção urinária aumentado durante a gestação. Ao mesmo tempo, os hormônios produzidos nesse período afrouxam alguns músculos e canais do sistema urinário, podendo causar a famosa incontinência urinária (escapes de xixi na grávida).

Inchaços aparecem: apesar de eliminar mais urina, a grávida retém mais líquido, pela ação dos hormônios da gravidez. E por isso aparecem os inchaços. A região mais acometida é a dos membros inferiores, pela pressão do útero nas veias localizadas embaixo da barriga, que deixa a circulação sanguínea mais lenta no local.

Cabelos mais bonitos: durante a gravidez, o metabolismo acaba acelerando e, consequentemente, as funções normais do corpo acontecem em um menor período de tempo. É o caso dos cabelos, que passarão a crescer mais depressa e ainda ganharão mais brilho pela ação do estrogênio (um dos hormônios da gestação). Você também vai notar um maior volume nos fios também causado pelo estrógeno, que diminui a ação da testosterona, impedindo a queda de cabelo (que, por outro lado, vai ser constante depois do parto).

Aumento dos seios: logo duas semanas após a concepção a futura mamãe já pode observar um aumento dos seios. Mais uma vez, é o estrogênio, além de outros hormônios, entrando em ação. Eles agem sobre as glândulas mamárias, preparando-as para produzir leite. É comum a gestante também sentir maior sensibilidade nas mamas.

Manchas e estrias pelo corpo: pelo aumento da barriga, as estrias podem aparecer (afinal, a pele acaba se distendendo mais). Também é comum que as grávidas notem manchas pelo corpo, mais uma consequência dos hormônios (no caso, o melanotrófico), que acelera a pigmentação da pele.

E você, já sentiu alguma mudança marcante no seu corpo depois que ficou grávida? Com quanto tempo de gestação começou? Deixe seu comentário e ajude muitas outras mães que passarem por aqui!


 



Arquivado em: Gravidez Tags:

Comentários (1)

Trackback URL

  1. Hellen disse:

    Engraçado que eu ouvia muito sobre esses mitos…e aliás tem tantos outros tb que as vezes até ficamos na dúvida se são mesmo verdadeiros ou não rs

Deixe seu comentário