5 aplicativos de literatura infantil para baixar agora

Por 0 Comentários


Aplicativos educativos são alternativas muito bem-vindas para divertir e estimular o aprendizado da criançada em plena era digital. E se hoje os pequenos conseguem ter acesso a uma série de brincadeiras, jogos e animações na palma da mão, por que também não levar a eles os livros digitais e apps sobre literatura infantil? Esse é o meu lema aqui em casa com a Cacá: usar a tecnologia a nosso favor, para estimular, inclusive, a leitura!

Os aplicativos de histórias podem ser muito estimulantes para formar futuros leitores. Afinal, se os nossos filhos já têm uma facilidade enorme no manuseio de tablets e smartphones, sentem-se muito à vontade ao manusear o livro fora do papel. Nos livros digitais as histórias podem ser contadas com uma riqueza enorme de recursos: ilustrações que se movem, sons, interatividade… Isso torna o contato com o enredo ainda mais rico e interessante!

A seguir, confira cinco aplicativos de literatura infantojuvenil para baixar agora para o filhote!

Imagem: 123RF

Marina está do contra: é um livro digital, lançado nesse ano (2017), muito fofo! Ele é perfeito para crianças pequenas, na fase em que as famosas birras aparecem. Por meio de uma série de situações, Marina vai mostrando à criança que ela não precisa se alterar quando algumas coisas acontecem: que ela pode emprestar o brinquedo, mas que às vezes vai querer brincar sozinha com ele. Que é gostoso tomar banho, que pode ser divertido se vestir, pentear os cabelos, e por aí vai. É possível gravar a voz da mãe, ou da própria criança, narrando o livro (imagina se seu filho não vai adorar?). O livro também traz uma bonequinha virtual da Marina, para vestir, alimentar, e brincar. Veja mais aqui.

Brincando com as palavras: neste aplicativo do Palavra Cantada, as crianças podem assistir clipes animados da dupla e também treinar o vocabulário das canções, com uma série de brincadeiras divertidas. O jogo pode ser baixado em aparelhos Android e iOS.

Pequenos grandes contos de verdade: reunindo três contos muito fofos (do urso, dos pinguins e do Papai Noel – esse último o favorito da Cacá), este aplicativo é, na verdade, um livro digital. O bacana é que ao longo de cada história (todas baseadas em fatos reais) a criança pode interagir com os acontecimentos narrados no próprio app (há um momento, por exemplo, em que a criança precisa ajudar a fazer suco, colhendo as maçãs de uma árvore). Eu conto mais sobre esse livro, disponível para iOS, nesse post.

Crianceiras: no “Crianceiras” os pequenos têm acesso a dez poemas de Manoel de Barros musicados pelo artista Márcio de Camillo e, ainda, ilustrados pela filha do poeta, Martha Barros. No aplicativo, disponível para iOS e Android, o internauta pode também brincar com palavras de forma interativa, desenhar e tirar fotos dos personagens. Veja nesse vídeo como o app é lindo!

Frritt-Flacc: para crianças mais velhas, a partir de nove anos, o aplicativo “Frritt-Flacc, de Jules Verne” é baseado no conto homônimo de Júlio Verne, que fala sobre a ganância do homem, em uma aventura misteriosa vivida pelo médico Trifulgas. O aplicativo narra a história por trás do livro de maneira interativa, com ilustrações animadas e sons de arrepiar! Depois da leitura, o internauta ainda tem acesso a atividades referentes ao conteúdo. Para iOS e Android.


 



Arquivado em: DiversãoGadgets Tags:

Deixe seu comentário