Uma das coisas boas de se ter uma filha já um pouquinho mais velha, como a Cacá, é que você acumula várias dicas para dar, inclusive para crianças maiores. E acredito que seja por isso que muitas mães acabam me pedindo sugestões de desenhos educativos – afinal, se é para liberar a TV para os pequenos, que isso seja feito de modo a trazer conhecimento, concorda comigo?

Por isso, para o post de hoje, eu fiz uma seleção dos desenhos educativos que eu considero os mais interessantes, para mostrar às crianças. Tem para todos os gostos: desde animações para bebezinhos mesmo, até programas que os maiores vão gostar bastante! Vem dar uma espiadinha na minha lista e aproveite para deixar o seu favorito no comentário (pode ser que ele não esteja aqui, mas fica como sugestão para outras mães que passarem pelo blog!):

  1. Doki. Certamente um dos meus desenhos preferidos! Vocês não imaginam o tanto de coisas que eu aprendi com os personagens desse desenho até hoje (e vire e mexe, Cacá solta alguma coisa que aprendeu com a turma do cachorrinho!). Além de visitar vários locais do mundo, Doki, Fico, Gabi, Anabella, Oto e Mundi ensinam os pequenos a fazer queijo, falam sobre hieróglifos no Egito, escalam o Monte Everest, mostram como se prepara sorvete, como eram as construções na época dos romanos e muito mais! Tem que mostrar ao filhote mesmo: está disponível no Discovery Kids. 
  2. Sid, O Cientista. É um desenho que eu considero super educativo e apaixonante (e nem todo mundo conhece!). Quando Catarina era pequena, ele passava na TV a cabo; hoje pode ser encontrado na Netflix. Sid é muito bacana porque agrada desde os pequenininhos (a partir de 3 anos seu filho já consegue entender bem a história) até os maiores. Com uma linguagem bem simples, a animação fala sobre a vida escolar do pequeno Sid, sua relação com os amigos e mostra informações sobre o mundo e a ciência do dia a dia de forma divertida. 
  3. Show da Luna. Esse é um clássico dos desenhos educativos! Porque a Luna, seu irmão Júpiter e o furão de estimação da família, o Cláudio, ensinam um montão de coisas para os pequenos! Quem nunca viu o capítulo da lua e entendeu que de queijo ela não tem nada? Ou aquele em que ela explica por que as estrelas piscam, ou o que faz determinado objeto flutuar ou afundar? Eu pessoalmente adoro o desenho da couve, na qual os personagens falam até por que o vegetal murcha quando está na panela. Fico orgulhosa em ver uma produção nacional tão bem feita, e que mostra o passo a passo da ciência (desde a formulação de uma hipótese até a conclusão final) para incentivar as crianças. Passa na TV Brasil (aberta) e no canal Discovery Kids. 
  4. Doutora Brinquedos. Para mim, o desenho mais educativo para os pequenos, sob o ponto de vista social. Já reparou que a Doutora é uma menininha negra, filha de uma importante médica da cidade? Pois é, já estava mais do que na hora de vermos famílias negras representadas dessa maneira. Além de Donny, seu irmão que conhecemos desde o início da série, agora a Doutora ganhou uma nova irmãzinha.E adivinhem: Maia é adotiva! O desenho também é demais porque fala sobre valores como a amizade, e ajuda ao próximo (uma vez que a Doutora está sempre ajudando e consertando seus brinquedos). E se você gostar de apresentar o mundo da medicina ao seu pequeno, a animação é um prato cheio: a menina está constantemente fazendo exames para diagnosticar os problemas da bonecas, super-heróis e bichinhos. Pode ser visto no canal Disney Júnior e também está disponível na Netflix. 
  5. Dora, A Aventureira. Outro desenho educativo que precisava estar nessa lista! Porque a Dora ensina palavras em inglês, desde que a Cacá era ainda um bebezinho! O desenho é inteligente, e sempre mostra tarefas a serem cumpridas, até que a personagem alcança o objetivo final (isso é bem legal também para que os pequenos entendam os processos do dia a dia. Que existe um início, um meio e um fim, e que não dá para ir direto até o final). É um jeito interessante do seu filho ter um primeiro contato com a língua inglesa, porque Dora sempre fala a expressão em inglês e depois repete em português, para facilitar a compreensão. Recentemente Dora ganhou uma nova versão, da personagem crescidinha, e que está fazendo a cabeça dos maiores, que estão crescendo junto com a personagem. A animação está disponível na Netflix (Dora pequena), TV Cultura (Dora grande) e no Nick Jr. (ambas). 
  6. Team Umizoomi. Outro desenho educativo que nem todo mundo conhece, e que é SUPER legal. Esse já para as crianças acima de 4, 5 anos, porque o forte nele é o ensino dos números e da matemática. Mesmo que seu filho ainda não esteja nessa fase escolar, ele começa a brincar com as contagens e sequências de 10 em 10 (os personagens repetem várias vezes durante os capítulos). Milli, uma das personagens, ainda tem o “poder da medida”, usando sua maria-chiquinha para fazer as mensurações. Geo, o irmãzinho de Milli, é o menor da equipe e tira formas geométricas de seu cinto. O desenho é encontrado no canal Nick Jr. 
  7. Go, Diego Go. Você conhece esse primo da Dora, a Aventureira? Pois é, Diego também conquistou o coração das crianças, mas com outro tipo de conteúdo educativo: o ambiental! Também trabalhando o bilinguismo, o personagem fala sobre espécies de animais, plantas, passando sempre a mensagem de que é preciso protege-los. Tanto as meninas quanto os meninos adoram suas aventuras, que acontecem principalmente em uma floresta tropical. Está disponível no canal Nick Jr. e na Netflix. 
  8. Daniel Tigre. Eu acho uma fofura de desenho! Daniel, o personagem principal, é um tigrinho que ainda está aprendendo a lidar com su família e os amigos. Por isso a animação fala sobre questões super importantes para os pequeninos: a chegada da irmãzinha, os desentendimentos com os amigos da mesma idade, a hora de aprender a usar o banheiro, o medo de tomar injeção, e muito mais! Uma super recomendação para quem tem pequenos ao redor de 2 anos em casa. Pode ser visto no canal Disney Jr. e também na Netflix. 
  9. Backyardigans. Embora bem antiguinho, esse desenho também é nota 10 em informação. Você já notou que toda a história (ou pelo menos a maioria delas) traz uma carga cultural bem bacana? Os personagens Uniqua, Pablo, Tyrone, Tasha e Austin já visitaram o velho oeste, os vikings, e até o Egito. Os bebezinhos amam os Backyardigans, principalmente pelo visual sempre colorido e pelas músicas contagiantes! Ainda pode ser visto no Discovery Kids e na Netflix. 
  10. Charlie e Lola: posso confessar que eu assisto a esse desenho mesmo quando Cacá está dormindo? Ele é gostoso demais! Charlie e a pequena Lola são dois irmãos muito legais, que falam sobre a rotina em suas histórias. O aprendizado aqui não é sobre uma matéria específica, mais sim sobre como lidar com as situações do quotidiano. O fato da menina não querer cortar o cabelo, de não ter sido escolhida para o papel mais importante no teatro da escola, e até o medo de uma simples aranha ganham um olhar especial e divertido! Disponível na Netflix. 
  11. Super Wings: o desenho traz como personagens aviões muito fofos, que fazem parte de um time. Jett é o avião principal, vermelhinho, e sua missão é fazer entregas pelo mundo (é legal porque os pequenos também vão aprendendo características de vários países). Fazendo seu trabalho, ele se depara com vários problemas e chama sua equipe para ajudar a resolver. Está disponível no Discovery Kids e na Netflix. 
  12. Diário de Mika: Mika é uma menininha de 4 anos, que fala sobre seus medos, desejos e dúvidas por meio do seu tablet. Como ela ainda não sabe escrever, desenha no acessório para contar suas histórias. Adoro o episódio em que ela não quer usar a pulseira de identificação no braço, mas imagina que se perdeu da mamãe no shopping (então ela resolve usar direitinho!). As historinhas são rapidinhas, ideais para os pequeninos. O desenho pode ser visto nos canais Disney Jr. e Disney Channel. 
  13. A Casa do Mickey: nesse desenho, Mickey, Minnie, Pateta, Pluto, Donald e Margarida (além de outros personagens da Disney, que aparecem mais raramente) lançam uma série de desafios aos pequenos espectadores. A criança vai descobrindo junto com eles qual é o objeto que melhor soluciona cada problema (e há também um objeto misterioso, a ser usado quando nenhum dos outros é o que eles precisam). Para os pequeninos (animação colorida, e com a música que todo mundo aprende a cantar). 
  14. Patrulha Canina: ok, ele não é TÃO educativo quanto as animações mais educativas da lista. Mas a Patrulha traz, sim, alguns bons ensinamentos, principalmente a questão do trabalho em equipe e da ajuda ao próximo. Disponível no Nick Jr. e na Netflix. 
  15. Miles do Amanhã: se seu filho já está maiorzinho, certamente ele vai gostar de Miles do Amanhã! O menininho, que vive no espaço, junto com sua irmã Loreta, seu pai e sua mãe (a capitã Calixto), vive altas aventuras no espaço. Outro dia Cacá comentou algo sobre um buraco de minhoca, conceito que ela aprendeu na série. Disponível no Disney Jr. e na Netflix.