Saiba qual é a popularidade do nome do seu filho pelo IBGE (e do seu, do seu marido! Você não vai querer parar de testar!)

Por 1 Comentário


Hoje tem um post MUITO legal aqui no blog! E sabem por quê? Porque fiquei sabendo recentemente de uma ferramenta criada pelo IBGE, que mostra a popularidade de um nome ao longo do tempo no nosso país.

Imagem: 123RF

Será que tem muita gente com o mesmo nome do seu filho? Ou com o seu, do seu marido, dos seus pais? Você sabe em que estado do país esse nome é mais usado, se ainda está na moda ou se há cada vez um número menor de pessoas usando? Pois é, o levantamento divulgado há alguns dias pelo IBGE, que leva em consideração os dados do Censo 2010, conta tudo isso, de uma maneira bem visual e fácil de entender!

Para que você tenha uma ideia do que a ferramenta online é capaz de mostrar, fiz o teste usando o nome da pequena aqui de casa: Catarina. Olha só como ele voltou a estar na moda, depois de muitas décadas com pouco uso:

Fiquei sabendo que Catarina é um nome usado principalmente em… Adivinhem! No estado de Santa Catarina!

Além da possibilidade de buscar um determinado nome, como eu fiz, você pode saber também quais são os nomes mais frequentes no Brasil: Maria, José, Ana, João e Antônio estão entre eles!

Se você ficou curiosa em saber mais sobre os nomes aí da sua casa, é fácil: é só acessar o site Nomes do Brasil, do IBGE. Eu gostei tanto que já fiz o teste com os nomes da família inteira!




Arquivado em: Notícias Tags:

Comentários (1)

Trackback URL

  1. Eu sigo seu blog e acho ele muito legal!
    O nome da minha filha também é Catarina, por acaso moro em Santa Catarina e talvez ela vá sofrer bullying por isso… rsrs…
    Mas o nome dela foi pensado como uma homenagem ao nome da minha falecida tia Catarina, na casa de quem vive minhas férias por muito tempo.

    Descobrimos mais tarde, que a bisavó do meu marido também se chamava Catarina. E foi muito legal, porque assim, as duas famílias acabaram sendo homenageadas! 😀

    Tava vendo no gráfico ali, que na década de 50, foi quando mais esse nome teve destaque… Época da minha tia… E agora nos anos 2000, o nome está retornando. Posso imaginar que as pessoas (assim como eu) estão homenageando familiares que já não estão mais entre nós.

    Qual é a história do nome da sua filha?

    Com carinho,
    Karin

Deixe seu comentário