Hoje tem um post MUITO legal aqui no blog! E sabem por quê? Porque fiquei sabendo recentemente de uma ferramenta criada pelo IBGE, que mostra a popularidade de um nome ao longo do tempo no nosso país.

Imagem: 123RF

Será que tem muita gente com o mesmo nome do seu filho? Ou com o seu, do seu marido, dos seus pais? Você sabe em que estado do país esse nome é mais usado, se ainda está na moda ou se há cada vez um número menor de pessoas usando? Pois é, o levantamento divulgado há alguns dias pelo IBGE, que leva em consideração os dados do Censo 2010, conta tudo isso, de uma maneira bem visual e fácil de entender!

Para que você tenha uma ideia do que a ferramenta online é capaz de mostrar, fiz o teste usando o nome da pequena aqui de casa: Catarina. Olha só como ele voltou a estar na moda, depois de muitas décadas com pouco uso:

Publicidade

Fiquei sabendo que Catarina é um nome usado principalmente em… Adivinhem! No estado de Santa Catarina!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além da possibilidade de buscar um determinado nome, como eu fiz, você pode saber também quais são os nomes mais frequentes no Brasil: Maria, José, Ana, João e Antônio estão entre eles!

Se você ficou curiosa em saber mais sobre os nomes aí da sua casa, é fácil: é só acessar o site Nomes do Brasil, do IBGE. Eu gostei tanto que já fiz o teste com os nomes da família inteira!