Quem me conhece de perto sabe que eu não gosto de frio. Sou aquele tipo de gente friorenta, que começa a bater os dentes quando a temperatura baixa de 20 graus. E depois que Catarina nasceu, essa minha impressão sobre o inverno só aumentou: se você tem criança pequena em casa sabe – quando os termômetros caem, as chances do filhote ficar doente aumentam muito!

Como Cacá já está com 6 anos, já passei por vários invernos com ela, e também por muitos resfriados e gripes. Não sei se vocês sabem, mas a gripe acaba sendo causada pelo vírus Influenza, e em geral causa sintomas mais severos, como febre alta, dores no corpo… E também leva mais frequentemente a complicações, como falta de ar e até pneumonia. Mas por aqui, com Cacá, até um simples “resfriadinho” mal tratado acaba dando trabalho, pois a pequena tem propensão a problemas respiratórios, como a rinite e a bronquite. Por isso, percebi que preciso agir rapidamente, e não deixar que o estado geral dela piore, para que não corramos o risco de precisar ir ao pronto-socorro.

Imagem: 123RF

A seguir eu compartilho com vocês algumas dicas que têm funcionado bem por aqui:

Publicidade
  • Muita inalação. Ter um bom inalador em casa ajuda muito, muito mesmo. Porque se você tem o equipamento, não precisa ir ao pronto-socorro para esse tipo de procedimento – e acredite, o ideal é que você faça a cada 3 ou 4 horas, se seu filho é pequeno. A inalação ajuda muito a fluidificar a secreção (muco ou catarro, como você preferir), o que ajudará seu filho a expeli-la.
  • Muita lavagem nasal. Assim como a inalação, o soro fisiológico colocado no nariz ajuda a lavar o catarro, fazendo com que ele “solte” mais facilmente. E muco parado é um prato cheio para bactérias oportunistas, que vão adorar crescer ali e causar uma bela sinusite ou pneumonia (quando a infecção ocorre nos seios nasais ou nos pulmões, respectivamente).
  • Medicamentos para o bem-estar do seu filho (sempre com prescrição médica). É normal que seu filho reclame de dores no corpo quando está resfriado, e principalmente quando está gripado. Se nós, adultos, não gostamos da sensação causada por essas doenças, imagine os pequeninos? Aqui eu tenho usado Benegrip Multi para aliviar os sintomas da Cacá (lembrando que deve ser usado acima de 2 anos). Ele é líquido, tem sabor de frutas vermelhas e vem com copo dosador, então você não erra a dose. Acho bem mais fácil de dar do que comprimido, que a pequena ainda não consegue engolir direito (quem já tentou dar remédio em comprimido para o filho sabe que a briga é intensa! Eles cospem, fogem, engasgam, é aquele drama). Benegrip Multi tem paracetamol, que é antitérmico (ajuda a baixar a febre) e analgésico (alivia a dor), associado a substâncias que descongestionam o nariz (então ela acaba respirando e até dormindo melhor, o que eu também acho que ajuda a melhorar mais rápido! Porque uma boa noite de sono melhora até a resposta imunológica.). Nos adaptamos super bem a ele (claro que o ideal é que você converse com o médico do seu filho antes de medica-lo, até para que ele recomende a dose certa, ok?).
  • Por fim, vale lembrar algo básico, mas em que nem sempre nós colocamos atenção: a alimentação e o sono. Criança doente se recupera muito mais rapidamente quando está se alimentando bem (claro que a doença costuma diminuir o apetite, mas você pode fazer o pratinho preferido do seu filho, para que ele tenha mais interesse em comer) e dormindo bem. Seu filho está resfriadinho? Então vale a pena seguir a rotina na hora de dormir, e evitar saídas de casa desnecessárias (ainda mais com as baixas temperaturas do inverno).

São pequenas ações que fazem grande diferença, e que evitam que seu filho sofra alguma complicação (que pode até resultar em internações, ou a necessidade de uso de antibióticos, por exemplo). Espero que as dicas tenham sido úteis, e que ajudem seu filho a passar por os resfriados e gripes do inverno!

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Esse post contou com o patrocínio de Benegrip Multi (Paracetamol 13, 3mg/ml, cloridrato de fenilefrina 0,33 mg/ml e maleato de carbinoxamina 0,13 mg/ml. MS 1.7817.0768. Indicações: Analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. Agosto 2017. Benegrip Multi é um medicamento. Durante seu uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas). SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos SA.