Uma das maiores tendências atuais para a decoração de quartos de bebê e de criança é a da utilização do método Montessori para sua concepção. Tanto é que o número de mães que me procuram com dúvidas sobre como fazer um quarto montessoriano para o filho é enorme, o que me levou à vontade de trazer esse post para vocês!

Aqui eu reuni as dúvidas mais comuns que as mães que acompanham o Mil Dicas têm, respondidas por uma super especialista no assunto, a arquiteta Maria Ana de Andrade Lima, à frente do ML Arquitetura. Espero que o conteúdo ajude você, que pretende utilizar esse conceito aí na sua casa, para criar um espaço que estimule bastante a independência e o desenvolvimento do seu pequeno!

Imagem: Andrea Marques//Divulgação NaToca

Veja também: Quarto Montessoriano: entenda o conceito e inspire-se em 15 projetos!

Publicidade

A partir de que idade é possível criar um quarto montessoriano para o bebê? Um recém-nascido já pode fazer uso dele?

Não existe uma regra específica a respeito da idade em que a criança pode usufruir do quarto montessoriano – mesmo os recém-nascidos já podem fazer uso.  Crianças muito pequenas não conseguem pegar objetos, nem interagir com as peças que estão ao alcance delas, mas somente o fato de estarem na altura dos olhos já é uma maneira de estimular a concentração e o foco dos recém-nascidos, de oferecer experiências visuais para eles, que estão desenvolvendo a visão.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quais as vantagens de se fazer um quarto montessoriano para o bebê? Há alguma desvantagem em relação a um quarto convencional?

As vantagens do quarto montessoriano é que ele desenvolve autonomia, liberdade, habilidades cognitivo-motoras e senso de organização do bebê. Eles sabem onde encontrar suas coisas e podem circular livremente com tudo ao alcance das mãos, descobrindo o funcionamento dos objetos.

Publicidade

A desvantagem vem em relação a questão organizacional: o quarto vai estar muitas vezes bagunçado, pois a criança estará sempre explorando, o que requer um tempo maior dedicado a reorganização do espaço.

Imagem: https://br.pinterest.com

Para quem tem pouco espaço em casa, quais os elementos de um quarto montessoriano essenciais, e que não podem faltar no projeto?

Cama baixinha; móvel ou prateleira em altura baixa com brinquedos, livros e demais objetos; quadros na altura dos olhos das crianças; espelho na altura do bebê (se tratando de bebês o espelho fica na horizontal); tapetes ou tatame no chão.

Uma dúvida comum entre as mães que pretendem fazer um quarto montessoriano é a questão do armário e da cômoda, para guardar as roupas do bebê e fazer a troca de fralda. Eles devem constar do projeto ou há outras alternativas? 

As roupas do bebê podem ficar em armários ou cômodas, mas aconselha-se deixar alguns pares de roupa ao alcance da criança.

Imagem: https://br.pinterest.com

Publicidade

No quarto montessoriano as trocas de fralda podem ser feitas no chão forrado, na cama ou deixando o trocador em cima do móvel.

Imagem: 123RF

Até que idade uma criança costuma fazer uso desse conceito de decoração? É possível aproveitar alguns elementos do quarto montessoriano para uma criança maior?

Não há uma idade limite específica, mas segundo especialistas o método é mais eficaz na primeira infância (0 a 6 anos), na fase de descobertas e desenvolvimento.

Os brinquedos, livros, jogos, tapetes, cama e mobiliário devem ser readequados de acordo com o crescimento da criança, se moldando a altura e ao desenvolvimento.

Imagem: ML Arquitetura

Quais são os cuidados que os pais devem tomar ao decidir fazer um quarto montessoriano para o filho?

Deve haver cuidado na escolha do mobiliário, não utilizando móveis que podem ser deslocados e ocasionar acidentes; manter remédios ou materiais de higiene e limpeza  fora do alcance da criança para evitar alergias e intoxicações; evitar degraus e batentes no quarto; cobrir tomadas que fiquem ao alcance das mãos; evitar quinas e vidros.