7 dicas para fazer um chá de bebê ecológico

Por 0 Comentários


Acredito que o tema do post vai agradar muitas futuras mamães antenadas: vamos falar sobre o chá de bebê ecológico! Quase tão aguardado quanto a chegada do filhote, o chá de bebê é um momento de bastante expectativa para a gestante, por isso é importante que seja planejado com calma, antecedência e com o máximo de ajuda possível (e não estou falando somente de profissionais – a ajuda de amigas e familiares é muito bem-vinda!).

Por falar em planejamento, que tal pensar em uma comemoração com um detalhe bastante importante nos dias de hoje, a sustentabilidade? Já pensou nisso? Pois vale saber que celebrar a espera do pequeno com um chá de bebê ecológico é uma ideia cheia de vantagens. Sem perder o charme, a festa acaba sendo bastante econômica e é, ainda, uma aliada ao meio ambiente, já que a escolha dos acessórios que compõem o evento são reaproveitados, gerando um menor gasto de energia e acúmulo de lixo.

Gostou da ideia? Então vem ver 7 dicas para preparar um chá de bebê ecológico aí em casa:

Imagem: 123RF

Envie os convites por e-mail: o lado sustentável do evento pode começar já nos convites. Ao invés de imprimi-los, que tal enviá-los por e-mail ou WhatsApp? Você pode preparar um modelo simples no Power Point (veja como aqui), ou ainda criar um evento no Facebook para chamar todo mundo.

Pense em uma decoração sustentável: os enfeites do chá de bebê podem ser feitos de materiais recicláveis. Nesse post aqui eu dou várias dicas para aproveitar materiais que você iria jogar fora como parte da decoração da festa. E você vai ver: dá para criar objetos lindos!

Use flores: mais uma sugestão sustentável para a decoração é aproveitar vasinhos de flores para enfeitar as mesas. Além de ser mais um ponto ecológico, fica bem delicado e podem ser usados como lembrancinhas também – assim você aproveita o mesmo item duas vezes. Pacotes de sementes são outras opções bacanas para as lembrancinhas, e trazem um aspecto bastante significativo para celebrar a chegada de uma nova vida.

Utilize peças reutilizáveis: para evitar o acúmulo de lixo, é interessante trocar pratinhos, copos e garfinhos descartáveis por peças laváveis, que possam ser utilizados novamente depois. Agora, se você não quiser abrir mão da facilidade dos acessórios descartáveis (uma vez que eles são uma mão na roda na limpeza, inegavelmente, não é mesmo?), recorra aos compostáveis (que são biodegradáveis e ainda ricos em nutrientes para o solo). Mais uma dica interessante é deixar plaquinhas espalhadas pelo seu chá de bebê ecológico, pedindo para os convidados terem o cuidado de usar o mesmo copo até o final da festa.

Recorra a frutas e verduras nas comidinhas: que tal transformar pepinos, ou então a casca do tomate, em suporte para deliciosos quitutes? Essas e outras ideias bacanas de lanchinhos sustentáveis para o chá de bebê eu conto nesse post. O mais legal é que são comidinhas bem simples de fazer (o que vai dar mais trabalho é picar os ingredientes) e o efeito visual, promovido pelas cores vivas das frutas e legumes, é incrível!

Separe o lixo: deixe à disposição dos convidados lixeiras diferentes para o lixo reciclável e orgânico. Fazer a separação dos materiais é sempre importante e em uma festa, ocasião que gera bastante lixo, não é diferente.

Peça fraldas ecologicamente corretas: atualmente tem crescido no mercado os modelos de fraldas ecologicamente corretas. Tem as versões reutilizáveis e, também, as biodegradáveis (eu falei sobre um modelo que testei aqui), que são descartáveis, mas se decompõem rapidamente no meio ambiente. Já que estamos falando em fazer bem para o planeta, essas opões são bem melhores do que as tradicionais.




Arquivado em: Chá de bebêFestas Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail