Que alegria! Hoje tem estreia aqui no blog, da querida Grazi Ventura! No ano passado a Grazi fotografou nossos últimos meses na casa antiga, num ensaio lindo que eu mostrei aqui. E a partir de hoje ela vai compartilhar conosco dicas incríveis para tirar fotos mais bacanas dos filhos – informações que nós, mães e pais, adoramos (levanta a mão aí quem gosta de registrar os momentos do filho! Eu!). Dê uma espiadinha a seguir, pois tenho certeza de que você vai gostar do conteúdo. E aproveite para conhecer o trabalho da Grazi e tirar suas dúvidas com ela (uma querida, que sempre está de braços abertos!).

Olá mamães de todo Brasil,

Me chamo Grazi Ventura e sou fotógrafa profissional. Fotografo famílias há 7 anos e tenho aprendido muito em cada trabalho que faço. Eu virei fotógrafa depois que me tornei mãe, por isso sei bem como é essa vontade de fotografar TUDOOOOOOO que eles fazem! Tão fofinhos, né?

Publicidade

Daí ano passado conheci a Nivea e a Cacá e pude retratar uma parte da rotina delas; fotos lindas do dia a dia, que contam sobre sua rotina e suas memórias. Foi então, desta amizade e desta minha vontade de compartilhar conhecimento, que decidi escrever aqui para vocês hoje. Durante um período escreverei DICASSSSS (várias, que podem ajudar muito!) de como vocês podem melhorar as fotos dos seus filhotes fofos.

A vida é uma aprendizado constante, e chega uma hora que dá vontade de dividir as coisas que aprendemos por aí.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Meu insta de fotos de famílias (ensaios e documentais) é o @graziventura_familias (clique aqui) e o de fotografia de eventos @graziventura_eventos (clique aqui para conhecer). Me encontrem lá e me chamem se tiverem qualquer dúvida! Espero que seja útil e que vocês se divirtam muito!

A dica de hoje: tenha sempre uma câmera por perto

Importante dizer desde o começo que não importa o aparelho que você tenha, o que importa é o que você faz com ele, e acima de tudo se você o usa! Portanto vamos esquecer aquele pensamento “ai, minha câmera é muito ruim, por isso minhas fotos não ficam boas”. A foto quem faz é você! O seu olho, junto com seu coração e o seu dedo. Seu instinto, sua perspicácia, sua paciência e, acima de tudo, sua vontade de estar lá querendo registrar algo mágico. A câmera só revela!

Então seja um celular (que seja capaz de produzir uma boa imagem, claro. Um dispositivo minimamente bacana é necessário – com os aparelhos muito antigos, por exemplo, você não conseguirá um resultado satisfatório mesmo sendo uma super mãe fotógrafa!), seja uma câmera fotográfica convencional, tenha o equipamento SEMPRE perto de você. Quando eu saio e não quero levar minha máquina grande, tenho sempre o celular comigo, de qualquer maneira.

Publicidade

Na minha casa fica uma câmera em cima da mesa da sala, o tempo todo (já pensou em deixar uma à mão na sua casa também? Que você saia exatamente onde está, com bateria, para poder pegar facilmente quando vê uma cena irresistível se desenrolando?). Assim, se eu vejo algo legal acontecendo, não perco o momento. A careta que seu filho fez ao comer um certo alimento pela primeira vez, a expressão de alegria quando o pai chega em casa, o rosto de satisfação ao tomar o leite antes de dormir, o “biquinho” que o filhote faz segundos antes de começar a chorar, o instante antes de sair para a escola… Com o tempo você vai começar a prever estes momentos, falaremos mais sobre isso no próximo post!

Foto: Grazi Ventura. A reprodução não está autorizada.

Foto: Grazi Ventura. A reprodução não está autorizada.

Em lugares públicos como escola, supermercado e restaurantes é mais sossegado usar o celular, porque ninguém vai ficar te questionando “ei! o que você está fotografando aqui?”. Com o celular você pode tirar fotos livremente, sem que ninguém fique te olhando feio (ou quase ninguém). E esse foi o motivo que me fez mudar para um aparelho com uma câmera melhor. Para que eu possa tirar mais fotos por aí, com tranquilidade, sem ter que carregar minha máquina profissional.

Tenha em mente que, para momentos de pouca luz, uma máquina fotográfica sempre será melhor do que o celular (apesar de alguns celulares novos já terem melhorado muito neste quesito). Para fotos em lugares e horários com bastante luz, o celular funciona super – você notará que a foto pode ficar praticamente tão bonita quanto à produzida com uma máquina.

Espero que essa dica tenha sido útil! Você verá que apenas com ela você já conseguirá tirar fotos memoráveis da sua família, para guardar para sempre! Até o próximo post!

Publicidade

Grazi Ventura – http://www.graziventura.com.br