Não é sempre que as férias dos pais coincidem com as férias dos filhos, não é mesmo? Aliás, no inverno esse descompasso costuma acontecer bastante, pois muitos de nós, pais, acabam priorizando o verão para tirar os dias de folga a que tem direito. E aí vem o dilema: com quem deixar a criança, se você precisa continuar trabalhando? Como entretê-la durante esses dias sem ir à escola?

Para ajudar a resolver essa questão, quero compartilhar com vocês no post de hoje sugestões de espaços com uma iniciativa muito bacana: oferecer atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, educativas para a criançada durante as férias! Existem vários modelos entre eles, desde atividades avulsas pagas por hora até períodos inteiros em que os pequenos podem se divertir (é sempre bom checar qual é a idade mínima de cada proposta, e a partir de quantos anos a criança pode ficar desacompanhada no local). E o melhor de tudo: durante esse tempo, o filhote fica na companhia de outros pequenos, sob a coordenação de profissionais qualificados.

Imagem: 123RF

Gostou da ideia? Então se você mora em São Paulo, no Rio ou em Belo Horizonte, não perca a lista a seguir, em que eu falo um pouquinho sobre alguns desses locais nessas cidades. E se tiver mais alguma sugestão bacana, não deixe de compartilhar conosco nos comentários, ok?

Publicidade

Dica: caso se interesse por inscrever o filhote em alguma dessas colônias de férias, o momento é agora! Muitos desses espaços contam com vagas limitadas, e os pais já podem fazê-las pelo site que eu indico em cada descrição.

São Paulo:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Start Arte: durante praticamente todo o mês de julho (entre os dias 3 e 21), o Start Arte, localizado em Pinheiros, oferece gincanas, brincadeiras ao ar livre e oficinas para pequenos entre 4 e 11 anos, nos períodos da manhã e tarde. A programação do curso já foi definida e você pode conferir aqui, assim como os valores. O bacana é que as atividades são temáticas, inspiradas geralmente em um filme infantil.

Casa do Brincar: misturando brincadeiras à música, arte e literatura, a Casa do Brincar é mais uma opção em Pinheiros para a criançada se divertir durante as férias. A programação especial de julho funciona de manhã e à tarde, entre os dias 3 e 28. Pequenos a partir de 2 anos podem participar das atividades, conduzidas pela equipe de brincadores, mas para aqueles até 3 anos é obrigatória a presença de um adulto.

Cadê Bebê: no Cadê Bebê, no Itaim Bibi, a programação é dividida entre jogos corporais (como caça ao tesouro e corda), atividades artísticas (como com massinha gigante e espumas coloridas) e, ainda, sobra tempo para o filhote brincar livremente com as outras crianças. As férias no espaço são destinadas para pequenos de 3 e 6 anos e vão do dia 3 ao dia 28 de julho.

MundoMaker: já para crianças mais velhas, de 7 a 14 anos, uma opção legal é o espaço MundoMaker, que conta com unidades na Vila Madalena e no Morumbi (dentro do MorumbiTown Shopping). A programação de férias, que vai de 3 a 28 de julho, é composta por oficinas com duração de três horas (que funcionam de manhã e à tarde), onde crianças e adolescentes são convidados a construir projetos em grupo (misturando habilidades manuais à programação, robótica e eletrônica). Ou seja: se o seu pequeno é fã de construir inventos mirabolantes, ele vai adorar!

Publicidade

Rio de Janeiro:

Gecrear: a Gecrear conta com seis unidades espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro (em bairros como Gávea, Jardim Botânico, Leblon e Tijuca). Nesses espaços, crianças e adolescentes ganham lazer, recreação e também atividades artísticas. E mais: o local oferece transporte passando por vários bairros, caso os pais não consigam levar ou buscar os pequenos. A programação de férias na Gecrear vai do dia 10 a 28 de julho – e,na unidade Conde do Bonfim (Tijuca) há atividades direcionadas para crianças especiais (com dificuldades cognitivas, de comunicação e relacionamento), sob a coordenação de uma fonoaudióloga.

Belo Horizonte:

Espaço Corre Cutia: localizado no bairro Cidade Jardim, o Espaço Corre Cutia oferece uma aula especializada (de artes, como música, circo, teatro, artes plásticas; ou de habilidades, como culinária e jardinagem) às crianças por período (a unidade funciona de manhã e à tarde). Os pequenos também têm a oportunidade de brincar (indoor e ao ar livre) e ouvir histórias. Além de lanchinhos, o local ainda conta com o almoço para quem ficar em período integral.