Especialmente nessas férias de meio de ano, época mais fria, não podem faltar atividades para entreter as crianças dentro de casa. E um meio muito bacana de fazê-las se divertir e, de quebra, estimular de montão a criatividade é usar papel.

Mas muito mais do que desenhar e pintar figuras, dá para propor ao filhote brincadeiras novas, que renderão boas horas de diversão. É possível, por exemplo, aproveitar outros materiais que vocês já têm em casa e apostar em colagens, colocar a cabecinha para funcionar e montar origamis e muito mais! Vem ver algumas dicas!

Imagem: 123RF

– Montar animais: sacos de papel e folhas coloridas recortadas podem dar origem a uma série de bichos da natureza. E a diversão nessa atividade é completa: a criançada brinca na montagem do animal e, depois, dando vida a ele (pois os bichos viram máscaras!). E é simples: nesse post aqui eu dou algumas ideias de como fazer.

Publicidade

– Pintura-surpresa: você vai precisar apenas de uma folha de papel sulfite e de algumas cores de tinta plástica para essa brincadeira (que vai despertar a curiosidade da criançada!). Funciona assim: dobre a folha ao meio e, em uma metade interna, fale para o pequeno pingar algumas gotas de tinta, das cores que ele gostar. Em seguida, feche a folha e espalhe um pouco (com os dedos mesmo) a tinta. Daí é só abrir o papel e pronto: as cores vão se misturar e dar origem a um colorido especial! Com o resultado, dá para desenhar asas, por exemplo, em volta da pintura e vocês têm uma linda borboleta.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Colagem: que tal incrementar os desenhos do filhote com outros elementos além de lápis e giz? Nesse post aqui eu mostro ideias de como restos de lápis, flores, palitos de fósforos e tipos diferentes de papéis podem fazer toda a diferença em um desenho.

– Criação de seres: ainda falando em colagem, mais uma sugestão legal é aproveitar revistas velhas para recortar partes de corpo de pessoas (ou animais e personagens) diferentes. Para ficar mais divertido, cada um que estiver participando da brincadeira pode ficar responsável por recortar uma parte (por exemplo, um fica com os olhos, outro com o nariz, outro com a boca, outro com o pescoço e peitoral, e assim por diante). Aí, vocês colam cada pedacinho em uma folha de sulfite, criando um ser novo (e com certeza muito engraçado!).

– Diversão com nanquim e giz de cera: pegue uma folha de sulfite (ou cartolina branca) e pinte-a inteira (ou toda parte central) com cores diferentes de giz, bem forte. Depois, com um pincel, passe tinta nanquim por cima (dando várias demãos até cobrir completamente o giz). Quando a tinta secar, com uma caneta velha ou outro objeto pontudo (que não machuque as crianças), vá raspando o nanquim – o giz por baixo vai aparecer, dando um efeito incrível! O bacana é pensar em um desenho e fazê-lo com a raspagem.

Publicidade

– Origamis: não tem como falar de atividades com papel sem citar a tradição milenar dos origamis, não é mesmo? E se você pensa que é difícil, eu te conto o segredo: o negócio é começar praticando com modelos mais simples, que exigem poucos passos para ficarem prontos. Nesse post aqui eu dou dicas de 7 origamis fáceis de fazer.