Quem tem criança em casa sabe, que as “batatinhas” do tipo chips fazem o maior sucesso entre os pequenos! E se feitas de forma caseira, podem ser realmente uma lanche delicioso e saudável para servir para o filhote (e que, com certeza, também agradará os amigos do seu filho!). Pensando nisso, eu trago no post de hoje uma dica muito bacana: chips de raízes! Quer aprender a fazer? Então está no lugar certo!

Um detalhe que é importante salientar é que as batatas chips compradas prontas, no supermercado, contêm altas doses de sódio e gordura, e por isso não são recomendadas para as crianças. Mas quando feitas em casa, podem se tornar mais interessantes: do ponto de vista nutricional e também da variedade (uma vez que, além da conhecida batata, você pode usar mandioquinha, abobrinha e outros alimentos!).

Separei a seguir quatro receitinhas deliciosas para incrementar o lanche aí na sua casa. Vem ver (e se tiver mais algum preparo para dividir conosco, não deixe de contar nos comentários)!

Imagem: 123RF

Publicidade

– Chips de batata: corte uma batata inglesa média (descascada) em fatias finas e a coloque dentro de um saco plástico (desses específicos para cozinha) com sal, páprica e azeite (a gosto). Para o tempero pegar, mexa bem o saco e deixe a mistura descansar por 20 minutos. Em seguida, espalhe as batatas fatiadas em uma fôrma e leve ao forno até dourar.

– Chips de beterraba: descasque uma beterraba e corte-a em fatias finas. Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe sobre ele as fatias da beterraba uma ao lado da outra. Pincele-as com azeite e leve ao forno (preaquecido a 180°C) por 15 minutos. Passado esse período, diminua a temperatura para 130° e tire as chips quando estiverem bem sequinhas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Chips de mandioquinha: lave a mandioquinha, seque e corte-a em fatias finas. Lave novamente as fatias e seque-as bem. Em seguida, espalhe as fatias em uma fôrma untada com papel manteiga. Para dar sabor, prepare uma mistura com azeite e sal (a gosto) e, com um pincel (desses de silicone para cozinha), espalhe sobre os pedaços de mandioquinha. Leve tudo ao forno (preaquecido a 180°) por 20 minutos. Quando as fatias estiverem douradas, vire-as e repita as pinceladas com o tempero. Espero mais cerca de 20 minutos (ou até o tempo de secar bem as chips) e pronto!

– Chips de abobrinha com parmesão: agora que você viu que o processo é praticamente o mesmo para todas as chips, vou ensinar uma receita mais elaborada, com queijo. É assim: misture uma colher (de sopa) de azeite e mais uma de suco de limão, com uma colher (de café) de alho triturado e sal e orégano a gosto. Espalhe essa mistura em um recipiente e, com a abobrinha descascada em fatias finas, coloque-a sobre o tempero. Em seguida, passe-a sobre queijo parmesão ralado (como se fosse empanar). Coloque as abobrinhas fatiadas sobre uma assadeira forrada com papel alumínio e azeite (por cima do papel). Leve ao forno a 200°C até dourar. Depois, vire as abobrinhas até dourar do outro lado também.

Dica: lembre-se que uma unidade do seu ingrediente principal equivale a uma porção de chips. Assim, você pode medir uma para cada pessoa que for comer. Outra dica é que as fatias devem ser cortadas bem fininhas. Para isso, você pode contar com a ajuda de um cortador mandoline (as versões mais simples, que você encontra nessas lojas que vendem de tudo, já resolvem). Ah, e as chips devem ser consumidas assim que forem retiradas do forno, para não perder a crocância, ok?

Que tal preparar um hambúrguer caseiro para acompanhar as chips? Aprenda receitas deliciosas (e fáceis) nesse post.

Publicidade