Você já pensou na importância da leitura para seu filho? É por meio dela que seu filho aprenderá muito sobre o mundo, desenvolverá a imaginação e a inteligência. Eu sempre estimulei muito o contato com os livros aqui em casa, e agora que Cacá está na fase de alfabetização eu vejo que esse trabalho de formiguinha, que desenvolvi com ela ao longo dos anos, vale muito a pena!

Só que enquanto os pequenos não sabem ler, o contato com os livros acaba acontecendo normalmente pelos pais, com a contação de histórias, não é mesmo? Opções de livros infantis bacanas não faltam (inclusive você encontra várias dicas aqui no blog, dos livros que fazem sucesso com Catarina) – e você pode torna-los ainda mais atraentes com algumas dicas desse post.

Vem ver como fazer de uma contação de histórias um momento adorado pelo filhote (isso com certeza contribuirá para que ele vire um leitor interessado no futuro!).

Imagem: 123RF

Publicidade

Dramatize a leitura: mesmo quando ainda não sabem falar direito, os bebês já se atentam à entonação da voz de quem fala com eles. Por isso, ao ler os acontecimentos da história, modifique sua forma de falar – pode apostar que eles vão se interessar muito! Leia em um ritmo normal, sem pressa, e respeite os desfechos da narrativa com a entonação adequada. Gestos com as mãos podem complementar as emoções que você quer passar.

Incorpore os personagens: você vai arrancar boas gargalhadas do filhote se alterar a voz para cada personagem da história durante os diálogos. Essa é mais uma maneira de fazê-los prestar atenção e se envolver com a leitura.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Use objetos para encenar: para aqueles dias em que houver mais tempo para a hora da história, que tal improvisar um teatrinho? Brinquedos do seu filho podem ser utilizados para dar vida aos personagens, ou mesmo utensílios de cozinha, como colheres, podem assumir esses papéis.

Faça esse momento ser esperado: se você conseguir reservar um horário fixo algumas vezes por semana para ler, ótimo! Avise seu filho que naqueles determinados momentos haverá leitura, para que ele aguarde pela ocasião. Uma das horas mais tradicionais para se fazer isso é antes de dormir (uma opção interessante, pois ler é uma atividade que relaxa a criança). Outra maneira de fazer o pequeno esperar pela leitura é dividindo a história, para que ele espere pelo dia seguinte, para saber o que vai acontecer no final do conto!

Que tal uma cabana? Aos fins de semana, por exemplo, vocês podem dar um toque ainda mais especial ao momento da leitura, improvisando uma cabana no quarto, para ler a história dentro dela (vale até usar lanternas!). Que criança não gosta dessas atividades que fogem um pouquinho da rotina?