Eu acredito que um dos maiores desafios que uma mãe ou um pai podem enfrentar é o de entender um filho autista. Embora o conhecimento sobre o autismo tenha avançado muito nas últimas décadas, essa ainda é uma condição sobre a qual os profissionais da saúde precisam aprender muito – e talvez apenas o coração dos familiares consiga penetrar na mente dessas crianças.

Para tentar explicar (pelo menos um pouco) como é a disfunção, a diretora inglesa Jessica Ashman, que tem um irmão autista, lançou o premiado “Fixing Luka” (aliás, o enredo foi inspirado nas próprias vivências familiares da diretora). A animação é um curta-metragem e mostra, em cerca de 10 minutos, a história sensível da personagem Lucy, que tenta entender o porquê do comportamento obsessivo do irmão, Luka.

Produzida em 2011, a animação foi premiada em eventos mundiais importantes, sendo considerada, por exemplo, a melhor animação e música original pela BAFTA – a Academia Britânica de Cinema e Televisão – em seu ano de lançamento.

Imagem: http://vimeo.com

Publicidade

Na trama, Lucy ganha uma chave de um soldado de chumbo, que é capaz de revelar o que se passa dentro da cabeça das pessoas. Curiosa, ela imagina que essa finalmente é a solução para compreender o irmão, mas o resultado não é bem o que ela esperava.

Dê uma espiadinha na animação a seguir, e compartilhe com outros pais que você conhece e que gostariam de entender mais sobre o tema. Quanto mais informações tivermos, mais conseguiremos ajudar na integração desses pequeninos!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!