Foi só o outono chegar por aqui que a temporada de tosse começou! E conversando com muitas mães vejo que a quantidade de crianças resfriadas ou gripadas é enorme – o que dá uma dorzinha no coração, porque sabemos o quanto os pequenos sofrem quando não conseguem respirar direito.

Criança pequena com resfriado não come, não dorme bem (já contou quantas vezes ela te chama durante a madrugada), fica irritada e não quer sair de perto da mãe de jeito nenhum. Parece que é uma coisa pequena, mas nós sofremos com eles, e sabemos que se não tomarmos cuidado a coisa pode piorar – quem já não foi parar em um pronto-socorro em decorrência de uma gripe do filho mal curada? É mais comum do que se pode imaginar!

Mas não é que dá para ajudar os pequenos e aliviar os sintomas de forma natural? Sim, e ainda por cima gostosa! Estou falando do uso de chás que você prepara facilmente, com coisas que todo mundo tem em casa. Alho, mel, gengibre, limão, laranja… Aprenda a seguir como combinar esses e outros ingredientes poderosos, que podem realmente ajudar seu filho a se sentir melhor!

Imagem: 123RF

Publicidade

– Chá de camomila: além do conhecido efeito calmante, a camomila ajuda a amenizar os sintomas causados pelo vírus da gripe. Para preparar é simples: misture um saquinho de chá de camomila com uma xícara de água fervente. Espere abafar por dez minutos e ofereça ao filhote.

– Chá de alho e mel: enquanto o alho possui propriedades que ajudam a combater o vírus da gripe, o mel hidrata a mucosa (um ônus contra a doença, a dor de garganta e a tosse). O modo de preparo é o seguinte: em uma panela, coloque dois dentes de alho esmagados com dois copos de água. Depois de ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais cerca de 15 minutos. Em seguida, coe e, quando a mistura ficar morna, acrescente duas colheres de sopa de mel.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Chá de gengibre: com ação anti-inflamatória, o gengibre auxilia na melhora da dor de garganta. Outra vantagem da planta é a ação antitérmica e ainda o alívio da sensação de náusea. Prepare para o filhote cinco colheres de gengibre ralado em um litro de água fervida. Deixe a planta cozinhando por mais 10 minutos na água (em fogo baixo) e, para servir, espere o chá ficar morno e coe.

– Chá de laranja e limão: essas duas frutas auxiliam na hidratação (ponto fundamental para colaborar no tratamento da gripe) e ainda a melhorar problemas respiratórios. E o bacana dessa receita é que você aproveita tudo, até as cascas: em uma panela, ferva as cascas de duas laranjas e de um limão em uma xícara de chá de água, durante 15 minutos. Depois, acrescente à mistura o suco das frutas e ferva por mais 10 minutos. Para finalizar, coe tudo e acrescente duas colheres de sopa de mel.

Dica: como você viu, o ingrediente usado para adoçar essas receitas foi o mel, e não o açúcar. Essa substituição é importante, pois o açúcar é prejudicial aos pequenos. Vale também destacar que a ingestão de bebidas açucaradas não é aconselhada até o primeiro ano de vida pelo menos (o que vale para o mel também, pelo risco de botulismo). Mais um cuidado importante é ofertar os chás longe dos horários de refeições, para não interferir no apetite (afinal, comer direitinho é também importante para se recuperar de gripes e resfriados). Uma sugestão é oferecer o chá antes de a criança ir dormir, pois a bebida quente ajuda a relaxar (só não esqueça de faze-la escovar os dentes, ok?).

Agora quer saber como aliviar o desconforto do resfriado no seu filho e fazer com que ele melhore mais rápido? Confira essas dicas, testadas e aprovadas na prática, no vídeo a seguir!

Publicidade