Dica de livro: Barulhos da noite!

Por 0 Comentários


Sempre que há um espaço aqui no blog, eu aproveito para falar sobre livros infantis. Acho muito, muito importante incentivar o hábito da leitura entre os nossos pequenos, que crescerão com um vocabulário mais extenso, maior capacidade imaginativa e capacidade de análise. Ler é tudo de bom!

E quando um livro trata de algum problema frequente na faixa etária dos nossos filhos, não é super interessante (e útil)? Pois é exatamente o que acontece com o livrinho que eu deixo como dica no post de hoje, o “Barulhos da noite”. Eu não sei se essa questão acontece aí na sua casa, mas acredito que sim (porque esse é um sentimento comum a quase todas as crianças): o medo do escuro. Aliás, medo de tudo o que acontece na ausência da luz, inclusive de alguns barulhinhos, que se transformam em verdadeiros sons monstruosos na cabecinha dos pequenos.

“Barulhos da noite” é um livro simples, mas muito meigo, que nós ganhamos há uns dois anos. Embora Cacá já manifestasse receio do escuro há algum tempo, tenho notado que agora ela tem mais vontade de ler o livro, porque consegue discuti-lo melhor comigo. A ideia da autora, Paloma Ferraz, é muito inteligente: ela mostra a história de Enzo, um menininho que ouve uma série de barulhos quando está na cama e fica com medo. E sua mãe, no dia seguinte, mostra a ele que os barulhos da noite são exatamente os mesmos que ouvimos quando está claro: o UUUHHHH não é um fantasma, e sim o vento que entra pela janela. O PIM PIM PIM não é um monstro, apenas uma torneira pingando. E por aí vai!

Assim, o grande recado do livro é: barulhos são barulhos, independentemente da luz ou da escuridão. E não é preciso ter medo deles. Ah, não mesmo!

Barulhos da noite

Texto: Paloma Ferraz

Ilustrações: Antonio Batista de Souza

Editora: Aquarela Editorial

Idade para a qual eu indico: acima de três anos




Arquivado em: DiversãoLivros Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail