Você já ouviu falar nas caixas montessorianas? Elas nada mais são do que brinquedos preparados especialmente para a exploração dos pequeninos, através de formas, cores, sons, texturas… Mas você pode estar pensando: não seria como um produto comum de uma marca famosa, que eu compro em uma loja? Em parte, sim. Só que a proposta aqui é utilizar materiais que você tenha em casa para fabricar sua caixa (até porque os pequeninos adoram objetos do dia a dia, provavelmente você já percebeu!).

Eu achei algumas imagens de uma caixa montessoriana que é produzida na Ucrânia, mas enviada para todo o mundo por meio da Etsy (uma loja internacional de artesãos). Entretanto, acho que o grande barato é que cada mãe faça a sua, customizada com os objetos que façam parte da sua rotina com o filhote. Vale usar tampas de garrafa, elásticos, fitas coloridas, e pedaços de brinquedos velhos de encaixar (sabe quando metade das formas já se perdeu? Utilize as outras para colar na sua caixa, e produzir uma atividade diferente!).

A caixa aqui mostrada é feita em madeira, mas você pode muito bem utilizar o papelão para fazer a sua! Abuse de materiais bem coloridos, e que produzam sons diferentes quando manuseados (como pequenos chocalhos com grãos de arroz, que podem ficar presos à caixa). Veja como, com criatividade e um pouco de habilidade, é possível criar um brinquedo educativo incrível, e que custa bem menos do que o das lojas!

Publicidade

Imagens: Maxi Baby Toys