Estudo mostra que leite materno contribui para formação do coração de prematuros

Por 0 Comentários


Sabe aquela velha história que diz que o leite materno é o melhor alimento para o bebê? Pois é, ela não é apenas uma frase bonita, que é repetida de geração para geração, não. Existem inúmeros trabalhos que comprovam essa afirmação – e mais um deles foi publicado recentemente na revista científica Pediatrics, um dos periódicos mais importantes no mundo sobre pediatria.

Veja só que interessante: pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluíram que, quando um bebê prematuro é amamentado, seu coraçãozinho funciona melhor a longo prazo – fato extremamente positivo, pois corações de prematuros geralmente se desenvolvem de maneira anormal, na estrutura e função. Gostou da novidade? Então vem ver o que mais os estudiosos descobriram!

Imagem: 123RF

Estudo foi o primeiro a associar amamentação com a saúde cardíaca dos prematuros

No estudo foram avaliados 204 adultos, sendo que metade havia nascido prematuramente, enquanto a outra metade não. O que foi constatado: aqueles que nasceram antes do tempo tinham volume e funções cardíacas reduzidos, em comparação com os indivíduos que não foram prematuros. Mas essa diminuição do coração foi menor entre os participantes que foram alimentados exclusivamente com leite materno, quando comparados aos alimentados apenas com leite em pó.

Os pesquisadores também observaram que as pessoas que foram alimentadas com leite materno e fórmula, mas que consumiram mais leite materno, apresentaram também melhor estrutura e função do coração.

Esse estudo foi o primeiro a demonstrar os benefícios da amamentação associados à morfologia e função cardíacas na vida adulta de pessoas nascidas prematuramente. E também demonstrou como o fato de ser amamentado contribui para diminuir os riscos cardiovasculares, uma vez que o leite materno contribui para que o coração possa se desenvolver direitinho.

Eu achei a informação super bacana, e você?




Arquivado em: PrematuroSaúde Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail