Desvende os símbolos das etiquetas de roupas (e faça as peças durarem mais!)

Por 0 Comentários


Posso confessar uma coisa a vocês? Eu nunca entendi etiqueta de roupa! Aliás, normalmente a primeira coisa que faço, quando compro uma roupinha nova para mim, ou para Catarina, é cortar a dita cuja – e depois fico me remoendo, pensando que eu não sei a forma ideal de lavar a peça: na máquina, à mão, com água quente, fria, com alvejante…

Já perdi roupa boa, porque não soube respeitar as normas recomendadas para sua lavagem (ou para passar, porque eu e o ferro somos inimigos mortais!), e já dei perda total também em roupinhas da Catarina – o que dá uma dor danada no coração! É frustrante saber que você jogou dinheiro fora, ou que perdeu uma blusa, ou um vestido que amava.

E sabem o que é o pior? É que eu sei que a maioria dos meus erros poderia ter sido evitada respeitando a tal da etiqueta! Mas quem disse que é fácil entender o que são todos aqueles símbolos que mostram os procedimentos pela quais a peça pode passar durante a higienização?

Por isso, achei muito interessante dividir com vocês essa tabela do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (que você vê a seguir). Nela, está bem explicadinho o que significa cada exigência presente nas etiquetas. Vamos aprender juntos?

Imagem: 123RF

Regras para lavagem: quando você vir uma tina (figura como um barril cortado) na etiqueta, ela mostrará de que modo pode ser feita a lavagem (tanto na mão quanto na máquina de lavar). Observe que dentro da tina sempre haverá um número, que indica a temperatura máxima da água que a peça aguenta durante a higienização. Para roupas mais delicadas, embaixo da tina você vai ver que há traços – se for um, significa que a lavagem deve ser feita preferencialmente em processo suave; dois traços, processo muito suave. E se não houver nenhum traço, a roupa pode ser lavada normalmente. Se houver uma mão na tina, é que a peça não pode ir na máquina e, se houver um xis sobre a tina, é que não deve ser lavada (nos modos tradicionais).

 Regras para alvejar: lembre-se: o triângulo indica as regras para o alvejamento. Se for branco, é porque qualquer alvejante pode ser utilizado; se o triângulo estiver com tracinhos dentro, a dica é não usar produto desse tipo; já se a forma estiver pintada de preto, com um xis por cima, é porque só deve ser usado na lavagem alvejante sem cloro.

Regras para secagem: nem todas as peças de roupa devem ir à secadora. Quando há essa regrinha, você vai ver símbolos quadrados sem círculos dentro na etiqueta. Quadrado com uma curvinha indica que a roupa pode ser seca no varal; com um traço, na horizontal; com traços laterais, à sombra; e, com traços verticais, por gotejamento (ou seja, após a retirada do excesso de água, ao sol ou à sombra). Já as regras para a secagem em tambor são: círculo com um pontinho dentro indica que a peça deve ser seca em temperatura baixa (até 50°C); círculo com dois pontinhos é indício de temperatura normal para secar (até 70°C). E, se tiver um xis sobre o círculo, é que a roupa não deve ser seca em tambor.

 Regras para passar: as regras para passar são indicadas pela imagem do ferro e, dentro dele, você vai ver que há bolinhas, cuja quantidade indica a temperatura máxima permitida durante o processo. Uma bolinha significa que a peça suporta até 110°C (caso contrário, podem ocorrer danos irreversíveis); duas bolinhas, máximo de 150°C; três, 200°C. Já o ferro atrás de um xis é que a roupa não deve ser passada.

Regras para lavar à seco: se você encontrar algum dos símbolos abaixo na etiqueta, é porque a peça deve ser limpa à seco, por profissionais. Nesses casos, as informações são úteis na lavanderia.

É evidente que não seguir à risca todas essas regrinhas dos símbolos não vai fazer com que a roupa seja perdida, mas com certeza, seguindo esses cuidados, a durabilidade delas aumenta. Por isso, vale ficar atento antes de sair retirando a etiqueta (já estou parando com o hábito em 3, 2, 1!). Combinado?

Veja também:

Como tirar manchas do uniforme escolar




Arquivado em: Coisas de casaDicas de mãeRoupas Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail