Posso confessar uma coisa a vocês? Eu nunca entendi etiqueta de roupa! Aliás, normalmente a primeira coisa que faço, quando compro uma roupinha nova para mim, ou para Catarina, é cortar a dita cuja – e depois fico me remoendo, pensando que eu não sei a forma ideal de lavar a peça: na máquina, à mão, com água quente, fria, com alvejante…

Já perdi roupa boa, porque não soube respeitar as normas recomendadas para sua lavagem (ou para passar, porque eu e o ferro somos inimigos mortais!), e já dei perda total também em roupinhas da Catarina – o que dá uma dor danada no coração! É frustrante saber que você jogou dinheiro fora, ou que perdeu uma blusa, ou um vestido que amava.

E sabem o que é o pior? É que eu sei que a maioria dos meus erros poderia ter sido evitada respeitando a tal da etiqueta! Mas quem disse que é fácil entender o que são todos aqueles símbolos que mostram os procedimentos pela quais a peça pode passar durante a higienização?

O que significa os avisos na etiqueta de roupa

Por isso, achei muito interessante dividir com vocês essa tabela do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (que você vê a seguir). Nela, está bem explicadinho o que significa cada exigência presente nas etiquetas. Vamos aprender juntos?

Publicidade

Etiqueta de roupa: regras para lavagem

Quando você vir uma tina (figura como um barril cortado) na etiqueta, ela mostrará de que modo pode ser feita a lavagem (tanto na mão quanto na máquina de lavar).

Observe que dentro da tina sempre haverá um número, que indica a temperatura máxima da água que a peça aguenta durante a higienização.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Para roupas mais delicadas, embaixo da tina você vai ver que há traços – se for um, significa que a lavagem deve ser feita preferencialmente em processo suave; dois traços, processo muito suave. E se não houver nenhum traço, a roupa pode ser lavada normalmente.

Se houver uma mão na tina, é que a peça não pode ir na máquina e, se houver um xis sobre a tina, é que não deve ser lavada (nos modos tradicionais).

Etiqueta de roupas: regras para alvejar

Lembre-se: o triângulo indica as regras para o alvejamento. Se for branco, é porque qualquer alvejante pode ser utilizado; se o triângulo estiver com tracinhos dentro, a dica é não usar produto desse tipo; já se a forma estiver pintada de preto, com um xis por cima, é porque só deve ser usado na lavagem alvejante sem cloro.

Regras para secagem

Nem todas as peças de roupa devem ir à secadora. Quando há essa regrinha, você vai ver símbolos quadrados sem círculos dentro na etiqueta.

Publicidade

Quadrado com uma curvinha indica que a roupa pode ser seca no varal; com um traço, na horizontal; com traços laterais, à sombra; e, com traços verticais, por gotejamento (ou seja, após a retirada do excesso de água, ao sol ou à sombra).

Já as regras para a secagem em tambor são: círculo com um pontinho dentro indica que a peça deve ser seca em temperatura baixa (até 50°C); círculo com dois pontinhos é indício de temperatura normal para secar (até 70°C). E, se tiver um xis sobre o círculo, é que a roupa não deve ser seca em tambor.

Regras para passar

As regras para passar são indicadas pela imagem do ferro e, dentro dele, você vai ver que há bolinhas, cuja quantidade indica a temperatura máxima permitida durante o processo.

Uma bolinha significa que a peça suporta até 110°C (caso contrário, podem ocorrer danos irreversíveis); duas bolinhas, máximo de 150°C; três, 200°C. Já o ferro atrás de um xis é que a roupa não deve ser passada.

Etiqueta de roupa: regras para lavar à seco

Se você encontrar algum dos símbolos abaixo na etiqueta, é porque a peça deve ser limpa à seco, por profissionais. Nesses casos, as informações são úteis na lavanderia.

É evidente que não seguir à risca todas essas regrinhas dos símbolos não vai fazer com que a roupa seja perdida, mas com certeza, seguindo esses cuidados, a durabilidade delas aumenta. Por isso, vale ficar atento antes de sair retirando a etiqueta (já estou parando com o hábito em 3, 2, 1!). Combinado?

Publicidade

Veja também:

Como tirar manchas do uniforme escolar