Probióticos: por que eles são tão importantes no combate à diarreia

Por 0 Comentários


Sempre que descubro informações importantes relacionadas à saúde, que podem ajudar em problemas comuns da infância, gosto de compartilhar com vocês. No post de hoje aconteceu exatamente isso: encontrei um artigo publicado na Pediatrics, uma das revistas científicas mais importantes do mundo na área de pediatria, sobre o uso de probióticos no tratamento da diarreia infantil. Você sabe o que são probióticos? Como eles podem auxiliar na melhora de um quadro de diarreia do seu filho? A seguir eu explico tudo direitinho, de forma simples para que todas as mães possam entender. Tenho certeza de que você vai aproveitar muito esse conteúdo, que é de utilidade pública: afinal, diarreias são muito comuns entre os pequenos!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Em primeiro lugar, probióticos são microorganismos vivos “do bem” que causam efeitos benéficos no corpo de uma pessoa (adulto ou criança). Eles estão presentes em alguns alimentos e também podem ser ingeridos como medicamento (nesse último caso, estão em concentrações mais altas, e demonstram efeitos mais rápidos e eficazes no tratamento de doenças). Se você tem filho pequeno, provavelmente já recebeu do pediatra dele a prescrição de um probiótico, quando o pequeno tomou antibiótico e acabou tendo diarreia (um exemplo bastante conhecido é o Floratil®, que auxilia na restauração da flora intestinal alterada com o uso do antibiótico. Aquele pozinho dentro do sachê são probióticos do tipo Saccharomyces boulardii, justamente as avaliadas no estudo sobre o qual eu falei no início do texto. Aqui em casa o médico de Catarina já recomendou algumas vezes, para acelerar a recuperação da filhota – ele é pronto para uso, e pode ser usado direto na boca).

Mas quer dizer que, se meu filho tomar esse tipo de probiótico, pode melhorar mais rápido da diarreia? É justamente a conclusão desse artigo, que avaliou mais de outros 1200 estudos sobre o assunto. Isso porque aquele microorganismo, o Saccharomyces boulardii, tem os seguintes efeitos positivos no intestino das crianças:

  • Alguns estudiosos acreditam que esses microorganismos “do bem” possam dificultar a ação de outros, os causadores de doenças (e da diarreia). É como se os microorganismos patogênicos (os “maus”) não conseguissem se fixar no intestino, sendo eliminados mais rapidamente, quando a criança toma o medicamento probiótico.
  • No caso da destruição da flora intestinal por um antibiótico, os probióticos dados na dose adequada (por isso é importante que o pediatra do seu filho recomende a melhor para o seu filho) podem ajudar a recolonizar a região, impedindo que outros ocupem o espaço e causem uma doença intestinal. Aliás, no caso de ser tomado conjuntamente com um antibiótico, o medicamento probiótico pode chegar a evitar a diarreia em algumas crianças (por isso você não precisa esperar que seu filho comece a ter fezes líquidas, pode fazer um controle preventivo).

Por tudo isso, é interessante saber que os medicamentos probióticos podem diminuir a duração da diarreia infantil (não só daquelas causadas por antibióticos, como também naquelas provocadas por bactérias, vírus e parasitas), fazendo com que seu filho melhore logo. Eles podem ser prescritos pelo médico a partir do primeiro mês de vida e são fáceis de tomar, porque você pode misturar na papinha, na mamadeira ou na comidinha do seu filho. É um assunto importante para conversar com o pediatra do seu filho, caso o problema aconteça por aí.

FLORATIL® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA
Floratil®(Saccharomyces boulardii-17 liofilizado) M.S 1.0089.0090. Floratil® está indicado como auxiliar na restauração da flora intestinal e também como auxiliar no tratamento de diarreias de diferentes causas.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAMM 6242/2016 setembro 2016 

selo






Arquivado em: PublieditorialSaúde Tags:

Deixe seu comentário