Por mais feio que seja (pelo menos para a nossa cultura), há crianças que, de uma hora para outra, acabam desenvolvendo uma mania chata de colocar o dedo no nariz. Eu me lembro da minha infância: minha mãe adorava dizer que eu estava “limpando o salão” (no caso, o nariz!), e eu sabia que essa era a senha para deixar de cutucar as narinas na hora!

Para reprimir o hábito, muitos pais, sem perceber, acabam incentivando o pequeno a repeti-lo, sabia? Entenda a seguir porque você não deve dar tanta atenção às cutucadas no nariz do seu filho (e porque é justamente isso que irá fazê-lo aprender a parar):

Imagem: 123RF

Por que o meu filho coloca o dedo no nariz?

Publicidade

Pode observar: se o seu filho sofre de alergia ou possui mais secreção nasal do que a média, por algum motivo, é mais fácil que você o pegue com o dedo no nariz com uma certa frequência. Isso acontece porque, aos poucos, o muco nasal seca e forma as casquinhas, que tanto incomodam, dentro das narinas. Esse é o principal motivo que leva o filhote a mexer no nariz: para tirar todo aquele incômodo lá de dentro.

Por outro lado, pode ser também que o pequeno desenvolva a mania do dedo no nariz por ter visto alguém fazendo, por tédio, ou por ter descoberto esta nova parte do corpo. Acontece!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

É necessário reprimir?

Primeira dica: lembre-se de que muitas coisas que as crianças fazem – e que fogem às normas de condutas sociais que conhecemos – não são intencionais em um primeiro momento. Mas justamente porque os pequeninos ainda não sabem que o que estão fazendo, não são recomendadas. Assim, é importante, sim, chamar a atenção do pequeno se pegá-lo no flagra e explicar que “é feio” cutucar o nariz (e, ainda, que o hábito é uma porta de entrada para bactérias, uma vez que as crianças colocam a mão em muitos locais, como o chão, e acabam levando-a ao buraquinho).

Mas fique atento para não dar atenção além da conta à mania. Isso porque chega uma idade em que as crianças fazem certas coisas para chamar a atenção dos pais – e o dedo no nariz é uma delas. Se você já conversou com seu filho que este hábito não deve ser levado adiante, e ele continuar fazendo, ignore. Caso ele note que consegue chamar a sua atenção com isso (mesmo que seja para dar bronca), pode soar como um estímulo para que ele o faça mais. Portanto, vá pela lógica contrária: procure dar atenção ao filhote quando ele fizer ações que te agradam.

Publicidade

 

O que eu posso fazer para parar com isso?

Uma dica é procurar manter as mãos do pequeno ocupadas. Caso você perceba que a criança costuma colocar o dedo no nariz quando está assistindo televisão, por exemplo, procure dar a ela brinquedos para segurar.

Mais um cuidado é ir ensinando a ela, desde cedo, como assoar o nariz. Assim, se as cutucadas forem por conta das casquinhas e secreções, ela já sabe outra maneira mais educada de aliviar o incômodo.

 

É necessário levar ao pediatra?

Publicidade

Se você notar que o filhote cutuca excessivamente o nariz (e que até sangra por conta disso), procure o pediatra. Pode ser que o pequeno esteja com alguma alergia que ainda não foi identificada, ou fazendo do dedo no nariz um hábito nervoso – e nesse caso é necessário tratamento.