Uma das primeiras tarefas que as mamães que querem colocar a mão na massa para preparar a festa do filhote encontram é fazer os convites do aniversário (ou do batizado, do chá de bebê) em casa. Claro que eles podem ser manuais (e até com materiais de scrapbook), mas atualmente os modelos mais usados são os digitais, feitos no computador. Mesmo sem dominar programas de edição complicados (e que nem todo mundo tem à disposição, ou sabe utilizar), você consegue um resultado muito bacana, sabia? Com programinhas básicos é possível produzir convites personalizados, e ainda economizar tempo e dinheiro preciosos, para os outros preparativos da festa.

Quer ver como não tem segredo? Confira um passo-a-passo simplificado a seguir de como fazer convites no computador:

Imagem: 123RF

1. Escolha o plano de fundo e as imagens

Publicidade

O Google é uma ótima ferramenta para isso. Selecione imagens e digite o que você precisa no campo de busca, por exemplo: “plano de fundo para convite de aniversário infantil”, “plano de fundo para convite de batizado”, se estiver procurando por um plano de fundo mais neutro. Agora, se quiser de algum personagem ou tema específico, é só alterar a busca, como: “plano de fundo para convite de aniversário da peppa pig”.

Uma dica: opte pelo tamanho grande na busca (para isso selecione Imagens no Google > Ferramentas > Tamanho > Grande), isso facilita a seleção somente de imagens com boa resolução, que se adequam a variados tamanhos e ficam nítidos na impressão.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

2. Vá para o Power Point

O Microsoft Power Point é um dos programas mais simples para elaborar convites digitais. Caso você não tenha no seu computador, é possível baixar (e usar gratuitamente durante 60 dias) ou então usar a versão online gratuita.

Para usar o programa, a regra é fazer a produção de trás para frente. Ou seja, você irá começar pelo plano de fundo. Para isso, caso você tenha escolhido um modelo pelo Google e salvo no seu computador (crie uma pasta só para o convite para facilitar), clique em Inserir > Imagem, selecione a que você quer e aumente para que fique do tamanho da página em branco. Importante observar nesse momento se a imagem permanece com boa visualização quando aumentada (se ela parecer embaçada na tela é porque a resolução não está adequada para imprimir daquele tamanho; nesse caso, procure outra!).

Publicidade

Caso você prefira usar um plano de fundo liso, de uma cor só, e depois preencher com imagens, clique com o botão direito sobre a tela branca do arquivo de Power Point e selecione a opção Formatar plano de fundo. Ali você escolhe a cor, se quer textura, etc. Em seguida, para adicionar as imagens, é só ir selecionando (como expliquei acima) e readequando o tamanho e a posição na tela como você quiser.

 

3. Insira o texto

Comece o texto pelas palavras a que você quer dar maior ênfase, como o nome do aniversariante. Para que essa palavra fique em destaque, escreva-a em WordArt, que são fontes para títulos, já feitas para serem usadas em tamanho maior. Clique em Inserir > WordArt e selecione o tipo de letra que você quer. Então escreva o nome do pequeno.

Se não gostar do resultado, é só selecionar e alterar para outro modelo (ou você pode escolher outra fonte clicando com o botão direito e fazendo as alterações na caixa inferior que for aberta. Ali, você tem as opções para alterar a fonte, o tamanho, a cor e adicionar algum efeito – sublinhado, negrito ou itálico). Para trabalhar com outros acréscimos, como inserir sombra sobre as letras, é só ir em Formatar efeitos do texto (clicando com o botão direito também) e selecionar as opções que você quiser.

Para o restante do texto do convite, clique em Inserir > Caixa de texto e escreva o que você quer. Você vai precisar criar uma caixa de texto para cada conjunto de informações. Por exemplo, se no alto do convite você quiser escrever uma mensagem, como “você está convidado para o aniversário do”, crie uma caixa de texto só para isso, daí embaixo pode ir o WordArt com o nome do aniversariante e, mais embaixo, crie uma nova caixa só para acrescentar as informações da festa (data, horário e endereço). Se no rodapé você quiser inserir mais uma frase, como “conto com a sua presença”, é legal fazer uma nova caixa de texto também, porque, em cada uma, você trabalha com a fonte, cor e tamanho de letra que quiser (e pode arrastar cada caixa para um canto do convite).

Publicidade

 

4. Se não gostou do modelo do Google, altere

Às vezes gostamos de uma parte da imagem que encontramos no Google, mas não dela inteira. Nesse caso, dá para você recortar o pedaço que você quer em programas de edição de imagens, como o Photoshop, ou outros mais simples como o Paint ou o Office. Ou, em alguns casos, esse corte pode ser feito no próprio Power Point. Para isso, insira a imagem que você quer (como expliquei na segunda dica) e selecione Remover plano de fundo, disponível no lado esquerdo da tela. Ao clicar nesta opção, uma parte da imagem ficará de outra cor (é o que será removido), mas você pode aumentar ou diminuir esse pedaço usando as setas ao redor. Depois é só clicar em Manter alterações.

 

5. Se for necessário, refaça

Vale lembrar que qualquer coisa que você fizer no arquivo, se não ficou do jeito que você gosta e você quer voltar ao modelo que estava antes, é só clicar em Desfazer (que é a seta para a esquerda no alto da tela do Power Point ou pelo atalho no teclado Ctrl + Z) e comece outra vez.

 

6. Salve e imprima

Para salvar o convite, clique em Arquivo > Salvar como e selecione a pasta que você quiser. Antes de salvar, se o arquivo estiver finalizado, selecione a opção JPEG (que é de imagem) e salvar “apenas este” arquivo desta forma.

Se você for imprimir em casa, abra o Power Point novamente e insira a imagem do convite. Você vai ver que na barra superior, no canto direito, há as medidas de tamanho – então é só alterar para as que você quiser (mas automaticamente quando você altera a altura, ou a largura, a outra opção será alterada). Dependendo do tamanho, dá para inserir mais de um convite na mesma folha (se necessário, vire um convite por meio da opção Girar para caber mais de um).

Ou, se preferir, envie para uma gráfica para fazer a impressão.

 

Veja também:

As melhores dicas para quem prepara festa infantil em casa