Há alguns dias escrevi aqui no blog um texto sobre o primeiro filho. Sobre ele, eu posso falar com certa experiência: como vocês sabem, tenho uma filha, Catarina, que é primeira e única. E sou também a mais velha de três irmãs, tendo sentido as alegrias e as agruras do primeiro filho na pele.

Ao final daquele post (que você pode ver aqui), eu pedi que as amigas leitoras me contassem como é ter o segundo filho, e foram muitas as mensagens relatando um pouquinho sobre a segunda maravilhosa viagem ao mundo da maternidade. E uma, em especial, me chamou a atenção, porque encheu meu coração de alegria e me mostrou como o coração de mãe cresce para receber mais um pequenino. A seguir eu deixo vocês com as palavras da Ana Carolina, que, eu espero, emocionem vocês tanto quanto me emocionaram!

Ah, e se você tiver três filhos e quiser ver seu texto aqui, me manda! Quem sabe ele também não vira um post do Mil Dicas de Mãe?

Publicidade

Por Ana Carolina Liguori da Silva

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O 2o filho é aquele que vem pra provar pra mãe que aquele amor que ela sentia pelo primeiro filho pode, sim, se multiplicar e ser sentido mais de uma vez.

Ele vem mostrar que não importa quantos sejam os partos, cada um deles vai ser sempre o momento mais emocionante da sua vida. E que não é necessário levantar a cada respirada diferente ou deixar a babá ligada ao lado da cama, mesmo com o bebê dormindo no berço ao lado, porque ele não é tão frágil quanto você achava que seria da primeira vez.

Ele vem mostrar que você mal vai ter tempo de esterilizar as mamadeiras de leite a cada mamada, então o que dirá das chupetas e outros acessórios! Você não vai fazer e nem vai ligar, porque, afinal, anticorpos também são bem-vindos. E quando as chupetas forem compartilhadas, você vai ver isso mais como um sinal de amor do irmão mais velho pelo mais novo do que de troca de bactérias.

O segundo filho vai te mostrar que no seu colo sempre cabem dois, que seus braços são mais fortes do que você pensava e que no seu tempo disponível dá muito bem pra cuidar de mais de um filho.

Publicidade

O segundo filho vem pra te fazer amar mais ainda o primeiro, quando este dá beijos, abraços, carinho ou te chama pra cuidar do caçulinha, que está chorando e você ainda não foi lá resolver.

O segundo filho também te ensina a viver com menos, e a gastar menos com supérfluos, para o dinheiro ser suficiente para o que realmente importa.

E ser mãe de dois é ter a certeza de que você não poderia viver sem eles, e que ver os dois juntos é muito mais gostoso do que quando você via um só, e que essa história de perda de colo, falta de tempo, divisão do amor é assunto de quem não vivenciou a maternidade de perto – então apenas imagina algo que definitivamente não corresponde à realidade.

O segundo filho vem para fazer companhia para o, para ser amigo desde os primeiros sorrisos, para ser alegria e para ser muito mais amor no coração!!! E amor, minha gente, nunca é demais…