Não é muito gostoso quando você encontra uma história infantil fofa, que cativa seu filho desde o início? Essa foi a primeira sensação que tive ao ler “A Operação de Lili” para Catarina, antes mesmo de saber como o enredo se desenrolaria! Isso porque a amizade entre uma elefantinha e um sapo é um tanto inusitada, mas não é que funciona?

“Lili era menina. Gregório, um menino. Lili tinha tromba, orelhas e rabo. Gregório não tinha nada disto, só aqueles olhos grandes…” Mas ambos adoravam brincar juntos na lagoa, de preferência de esconde-esconde. Enquanto o sapo se escondia na lama, bem ao fundo, a elefanta fazia de sua tromba um aspirador de pó, que ia chupando tudo até encontrar o amigo e lhe fazer cócegas.

Só que um certo dia, um acidente aconteceu: Lili chupou com tanta força, que Gregório ficou entalado em sua tromba! Apesar dos conselhos de alguns animais para tira-lo dali espirrando, o sapo continuava preso, então a solução foi apelar para uma cirurgia!

operacao-de-lili-2

Publicidade

Claro que Lili teve medo de que a operação doesse, mas a Fada da Floresta, que era a médica, tinha uma varinha mágica que dava sono. Assim, ela dormiria e acordaria quando tudo já estivesse bem! A elefantinha viu ainda os preparativos: as garças, vestidas de branco, eram as enfermeiras, o farmacêutico Corujão trouxe flores e folhas como remédio. E os pernilongos eram responsáveis pela injeção.

E por que estou contando tudo isso? Porque achei o livro simplesmente fantástico para todos os pequeninos, mas principalmente para aqueles que precisam passar por um procedimento cirúrgico, ou uma intervenção médica mais complicada. Eu não sei se vocês se lembram, mas eu tenho recordações de infância desses locais, de situações semelhantes, e me recordo de sentir medo – muitas vezes a mãe tem que se afastar por alguns momentos, e isso é bem difícil para a criança! Mas se ela tem uma ideia lúdica, acessível para sua idade, do que está acontecendo, fica muito mais fácil!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Deixo então o livro como uma super dica para o filhote, caso ele precise fazer uma cirurgia de amígdalas, de adenóide, ou tantas outras que são comuns na primeira infância. Ou simplesmente para falar sobre medo e coragem com o pequeno. No fim, Lili ficou ótima, e Gregório saiu da tromba, feliz da vida!

operacao-de-lili-1

A Operação de Lili
Texto: Rubem Alves
Ilustrações: Veridiana Scarpelli
Editora FTD