Alimentos que farão seu filho dormir melhor (e você também!)

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Provavelmente você já ouviu falar que comer demais antes de dormir, ou ingerir comidas pesadas são hábitos que podem prejudicar o sono, não é verdade? Mas você sabia que existem alimentos com o efeito contrário – ou seja, que podem contribuir para uma boa noite de sono? Não, não estou falando dos conhecidos como “calmantes naturais”, como a camomila ou o suco de maracujá (tão usados por algumas mães, inclusive com os pequenos!). Hoje o papo é outro, sobre ingredientes que podem muito bem fazer parte do jantar da família – e que irão contribuir para todo mundo descansar algumas horas depois.

E, como uma das nossas maiores preocupações como mães é garantir que o filhote durma bem (e nós também!), acho que você vai gostar desse post, em que reuni informações que podem servir como dicas para as próximas refeições noturnas aí na sua casa! Vem dar uma espiadinha!

Imagem: 123RF

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Alimentos que induzem e regulam o sono

A melatonina é o hormônio indutor do sono, e é possível encontrá-la no leite (inclusive no materno). Portanto, uma mamada para o filhote (ou então uma xícara antes de dormir, para o pequeno que já largou o peito) pode ser uma ótima ideia para promover um bom soninho! Só evite misturar com ingredientes que contenham cafeína, que é um estimulante.

Mais um fato que vale ser destacado é que o licopeno é uma substância que, quando ingerida, se transforma em retinol, que é um ativador da melatonina. Este nutriente pode ser encontrado em alguns vegetais e frutas, como tomate, salsa, aspargo, pimentão vermelho, cenoura, além de mamão, goiaba e melancia.

E mais: o triptofano é um aminoácido responsável pela produção de melatonina. Ele também ajuda a produzir serotonina, neurotransmissor que regula o sono – quer combinação melhor? Então anota aí: o triptofano está presente, por exemplo, no queijo, no frango, no ovo (especialmente na clara), na ervilha, na couve-flor, na batata, na semente de gergelim e na aveia.

 

E os que acalmam

Mais do que camomila e maracujá, pode ser interessante incluir no cardápio antes de dormir itens como laranja, limão, acerola e caju. Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C, nutriente que atua no controle dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse, e que atrapalha, e muito, uma boa noite de sono).

Outro ingrediente que você pode testar em casa antes de dormir é a valeriana. O chá da erva induz ao sono, além de possuir propriedades calmantes e relaxantes.

Também vale apostar em fontes ricas de ômega 3, substância que ajuda na regulação dos neurotransmissores. Você a encontra, por exemplo, na linhaça, na amêndoa, no salmão e na sardinha.

Mas se a ideia for tomar um suco ou um chá à noite, atenção: ingerir bastante líquido antes de dormir não é uma boa ideia, afinal, a sua bexiga vai te acordar quando estiver cheia. Procure comer e beber duas horas antes de deitar.

 

É evidente que uma boa noite de sono não depende exclusivamente do que a gente come, mas de uma série de fatores que podem contribuir (ou atrapalhar) nosso descanso. Portanto, além do cardápio, quando quiser levar o filhote para a cama, vá criando em casa um ambiente propício para isso: diminua as luzes, o som, desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos e reduza o ritmo da família. Isso também te ajudará a descansar com mais facilidade.




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