Entre as vitaminas mais importantes que a mulher deve ingerir durante a gravidez está o ácido fólico.

O chamado ácido fólico contribui para a formação do tubo neural (ou seja, do sistema nervoso) do feto – portanto, sua função no organismo da gestante não é pequena! Sabia que há médicos que sugerem a ingestão da vitamina para mulheres que querem engravidar?

Pois é, os benefícios são vários. E para entender melhor como a ingestão do ácido é positiva (e necessária) para as futuras mamães, reuni algumas informações sobre ele, assim como em quais alimentos é possível encontrá-lo. Está tudo nesse post – vale a pena se informar!

Como a vitamina beneficia o feto

Mulher grávida com uma alimentação saudável

Mulher grávida com uma alimentação saudável – Foto: Freepik

Publicidade

Ainda no primeiro mês de gestação é formado o tubo neural do futuro bebê, que nada mais é do que seu sistema nervoso primitivo. O ácido fólico é importante para essa formação, mais precisamente para o fechamento do tubo, estrutura que, posteriormente, desenvolverá o cérebro e a medula espinhal do pequeno.

Se a mãe tiver carência de ácido fólico, o tubo neural poderá não se fechar completamente. Nesse caso, a criança poderá nascer com espinha bífida (quando algumas vértebras que recobrem a medula espinhal não são totalmente formadas, e permanecem abertas e sem se fundirem), ou sem uma parte do cérebro (ou mesmo sem cérebro, o que levará à morte poucos dias depois do nascimento).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O ácido fólico ajuda na produção de glóbulos vermelhos – ou seja: trata-se de um importante aliado na prevenção da anemia. Ele também atua junto ao DNA, e é importante para o crescimento celular da placenta e do feto.

Por que é importante tomar a vitamina antes de engravidar

alimentação da grávida

alimentação da grávida – Foto: Freepik

Como já citado, o ácido fólico atua ainda no primeiro mês de gestação, que é quando ocorre o fechamento do tubo neural do feto.

Portanto, a ingestão da vitamina pela mulher a partir do momento em que o casal decide engravidar é importante (porque às vezes a descoberta da gestação só chega mais tarde, depois desse período crítico).

Publicidade

Mas caso você já tenha descoberto a gravidez (sem ter tomado o ácido com antecedência), não se preocupe. Só não descuide do pré-natal e mantenha o cuidado com uma alimentação equilibrada durante toda a gestação, ok?

Alimentos com ácido fólico

Você pode encontrar ácido fólico em alimentos como lentilhas, feijão-preto, espinafre, quiabo, aspargo, brócolis, fígado, gema de ovo, frutas cítricas, carne vermelha, milho e cacau.

Além disso, em geral o ginecologista recomenda que a mãe (ou a mulher que queira engravidar) ingira ácido fólico em cápsulas, suplemento encontrado em farmácias.

alimentação da gestante

Foto: Freepik

Vale destacar que a paciente só deve recorrer à vitamina dessa forma com orientação de um ginecologista ou de um nutricionista, pois, assim como a carência de vitaminas podem fazer mal à mãe e ao bebê, o excesso também é prejudicial.

Portanto, não deixe de se consultar com um profissional – só ele tem a visão do que realmente você precisa (afinal, cada caso é um caso, e cada organismo funciona de uma forma!).

Publicidade

Fatores que aumentam a necessidade de ácido fólico

alimentação saudável na gravidez

Imagem: 123RF

Em um corpo saudável, a deficiência de vitamina B9 praticamente não se forma. Certas categorias de pessoas estão sujeitas a esta condição:

  • Mulheres grávidas – a ingestão de uma quantidade ideal de vitamina B9 ativa a síntese de ácidos nucléicos.
  • Mulheres em idade fértil – as meninas que desejam conceber um filho precisam de uma grande quantidade de ácido fólico para prevenir o desenvolvimento de defeitos no tubo neural do embrião no primeiro trimestre da gravidez.
  • Alcoólicos – o metabolismo, incluindo o folato, é interrompido em seu corpo. O etanol acelera a degradação dos compostos vitamínicos. A nutrição inadequada de pessoas que sofrem de alcoolismo afeta a ingestão insuficiente de vitamina B9 com os alimentos.
  • Pessoas com doenças do trato gastrointestinal. Pessoas que sofrem de doenças associadas à má absorção intestinal – síndrome do intestino dolorido , doença celíaca, gastrite , febre tropical.

Para que precisamos de ácido fólico?

Peixe

Peixe- Foto: Freepik

A vitamina B9 está envolvida nos processos metabólicos mais importantes. Sua ingestão insuficiente no corpo provoca o aparecimento de condições perigosas para a saúde:

  • Anemia megaloblástica;
  • Patologias cardiovasculares;
  • Certos tipos de câncer.

Se uma mulher sofre de falta de ácido fólico durante o período de gestação, isso pode causar a formação de defeitos congênitos de desenvolvimento no feto.