Existe um assunto que é de grande interesse das mães que acompanham o blog, embora não haja muitos comentários sobre ele: o sexo depois do parto.

Eu sei disso porque recebo várias mensagens de leitoras que gostariam de conversar sobre a questão, de uma maneira mais reservada. E foi por isso que eu resolvi fazer esse post, porque tenho certeza de que ele pode ajudar muitas mulheres nessa fase tão delicada, que ocorre depois do nascimento do bebê.

Dúvidas como “quando poderei retomar minha vida sexual?”, “É normal sentir algum desconforto?”, “Como meu marido pode ajudar nessa etapa, para que eu me sinta melhor?” são muito comuns – ou seja, não se sinta mal por pensar assim também, é absolutamente normal!

E para nos ajudar com as respostas, conversei com uma especialista no assunto, a Dra. Graziela Artico, médica ginecologista e sexóloga, em um papo muito franco. Venha conferir (talvez em nenhum outro lugar você encontrará informações tão diretas e esclarecedoras):

Publicidade
Casal e bebê na cama

Casal e bebê na cama. Foto: freepik

Conversando com diversas mães, percebi que nem sempre é fácil retomar a vida sexual após o nascimento do bebê. Muitas de suas pacientes chegam a conversar sobre isso?

Dra. Graziela: Sim, no dia a dia do médico sexologista, ouvimos muitos relatos das dificuldades sexuais. E percebemos que elas têm várias causas: crenças errôneas, tabus, medos e até mesmo certas patologias.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O que nem todo mundo sabe é que o pós-parto, assim como a menopausa, é um período que evidencia problemas sexuais: ao longo do período puerperal, até 86% das mulheres apresentam queixas relacionados ao sexo, sendo mais frequente a dor durante o ato sexual.

Com a maternidade, ocorrem diversas mudanças na mulher e no seu relacionamento com o parceiro. Acontecem alterações anatômicas no seu corpo, psicológicas e sociais, e um turbilhão emocional.

Num contexto geral, ocorre uma reestruturação familiar, que, por vezes, inclui a perda e/ou diminuição da intimidade do casal, que de certa forma agrava a dessexualização da mulher, agora mãe.

Quanto tempo depois do parto essa mulher pode retomar sua vida sexual? E quais as maiores dificuldades que encontra?

Dra. Graziela: Geralmente por volta da 6ª semana do pós-parto, findado o puerpério (42 dias,) pode-se retomar ao ato sexual propriamente dito. E nessa fase muitos são os medos e as dúvidas!

Publicidade

A dor durante o ato sexual/dispareunia é a principal disfunção sexual no puerpério, comprometendo o desejo, a satisfação sexual e a frequência das relações sexuais. Ela ocorre devido às alterações hormonais da gestação, puerpério e da amamentação, podendo ser somada a agravos da via de parto – e pode até levar à perda do interesse pela atividade sexual.

mulher sem desejo sexual

mulher sem desejo sexual. Foto: freepik

A percepção sobre o próprio corpo muda muito depois do parto. A barriga demora a voltar ao normal, há flacidez, algumas vezes estrias e a cicatriz de uma cesárea. O que pode ser feito para que a mulher se sinta à vontade com isso e com a reação do parceiro a essas mudanças? 

Dra. Graziela: Explicar e abordar essas mudanças corporais desde as consultas do pré-natal e desmistificar o conceito de que tudo volta a ser como antes após a quarentena é indispensável e diminui o risco de depressão pós parto.

É fundamental conversar sobre os sentimentos, as inseguranças e os receios, o que pode ser feito, inclusive, em consultas com o médico. Esclarecer as dúvidas comportamentais e sexuais fortalece os laços entre o casal.

O mais importante nesse período, do ponto de vista emocional, é resgatar e incentivar a intimidade erótica do casal, a assertividade e proporcionar para a mãe momentos de relaxamento, além de favorecer sua retomada dos exercícios físicos.

marido fazendo massagem na esposa

marido fazendo massagem na esposa. Foto: freepik

Publicidade

Algumas mulheres relatam ter sentido ressecamento vaginal após o parto. Isso é normal? Por que ocorre? Como impacta a vida sexual? Há tratamento?

Dra. Graziela: Sim, o ressecamento vaginal é habitualmente visto no pós-parto e ocorre devido às alterações hormonais. A diminuição da lubrificação é facilmente resolvida com o uso de um hidratante íntimo, como o Vagidrat, que é livre de hormônios.

Deve ser aplicado a cada três dias, independentemente da ocorrência do ato sexual. Ele propicia um conforto e segurança para a mulher, não apenas na parte física (vaginal), mas também em âmbito psicológico.

Muitos homens ainda acreditam que o único parâmetro para averiguar a excitação feminina é sua lubrificação. Percebendo que sua parceira não lubrifica, podem confabular e interpretar como desinteresse sexual e sentirem-se culpados. Geram-se abismos no relacionamento e se este já era fragilizado, os desajustes afloram.

mulher com desconforto íntimo

mulher com desconforto íntimo. Foto: freepik

Há alguma dica específica para o pós-parto, para que a mulher se sinta bem durante o sexo? E alguma prática que não seja recomendada, por causar desconforto?

Dra. Graziela: O ato sexual é uma conjunção de sensações e sentimentos e para incrementá-lo faz–se necessário erotismo e intimidade. Um corpo saudável, bem hidratado, uma boa parceria e uma mente ativa, capaz de fantasiar são os segredos para vivenciar a sexualidade de forma plena.

O marido pode ajudar a mulher de alguma forma na retomada da vida sexual? Qual é o seu papel nessa fase?

Dra. Graziela: O marido é peça fundamental nesta etapa de vida, e deve investir sempre no seu relacionamento com a mulher.

Desde o pós-parto imediato é importante a presença efetiva do parceiro, seja com carinhos, companheirismo e afetividade e/ou com ajuda nos cuidados com o lar e o recém nascido. A mãe precisa de amparo!

E como fazer esse investimento? Seduzindo e conquistando a parceira, que está tão envolvida em um novo elo de amor com seu filho.

homem e mulher na cama

homem e mulher na cama. Foto: freepik

* Dra. Graziela Rech Artico (CRM-RS 33339) é médica formada pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela UCS e em Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana/SBRASH. Contato: https://www.facebook.com/CentrodeSaudeCaxias/

selo

Saiba mais sobre o sexo depois do parto

Depois que o bebê nascer, quando posso fazer sexo?

Embora não haja um período de espera obrigatório antes que você possa fazer sexo novamente, muitos profissionais de saúde recomendam esperar para fazer sexo até quatro a seis semanas após o parto, independentemente do método de entrega. O risco de ter uma complicação após o parto é maior durante as primeiras duas semanas após o parto.

Mas esperar também dará tempo ao corpo para se curar. Além de corrimento pós-parto e lacerações vaginais, você pode sentir fadiga, secura vaginal, dor e baixo desejo sexual. Se você teve uma laceração vaginal que exigiu reparo cirúrgico, pode ser necessário esperar mais.

Vai doer?

As alterações hormonais podem deixar sua vagina seca e sensível, especialmente se você estiver amamentando. Você pode sentir um pouco de dor durante o sexo se estiver se curando de uma episiotomia ou lacerações perineais.

Para aliviar o desconforto durante o sexo:

  • Procure alívio da dor. Tome medidas para o alívio da dor de antemão, como esvaziar a bexiga, tomar um banho quente ou tomar um analgésico vendido sem prescrição médica. Se você sentir queimação depois, aplique gelo enrolado em uma toalha pequena na área.
  • Use lubrificante. Isso pode ser útil se você sentir secura vaginal.
  • Experimentar. Discuta alternativas para a relação sexual vaginal, como massagem, sexo oral ou masturbação mútua. Diga ao seu parceiro o que é bom – e o que não é.
  • Arranje tempo. Reserve um tempo para o sexo quando não estiver muito cansado ou ansioso.

Se o sexo continuar a doer, consulte seu médico sobre as possíveis opções de tratamento.

ginecologista

ginecologista. Foto: freepik

Será diferente?

A gravidez, o parto e o parto vaginal podem esticar ou lesionar os músculos do assoalho pélvico, que sustentam o útero, a bexiga, o intestino delgado e o reto. Para tonificar os músculos do assoalho pélvico, experimente os exercícios de Kegel.

Para fazer Kegels, imagine que você está sentado em uma bola de gude e contraia os músculos pélvicos como se estivesse levantando a bola de gude. Experimente por três segundos de cada vez e, em seguida, relaxe e conte até três. Trabalhe até fazer o exercício de 10 a 15 vezes seguidas, pelo menos três vezes ao dia.

E o controle de natalidade?

Sexo após a gravidez requer um método confiável de controle de natalidade. Se você está com menos de seis meses após o parto, está amamentando exclusivamente e não voltou a menstruar, a amamentação pode oferecer cerca de 98% de proteção contra a gravidez. No entanto, pesquisas sugerem que a eficácia contraceptiva da amamentação varia.

Para reduzir o risco de complicações na gravidez e outros problemas de saúde, pesquisas limitadas sugerem esperar pelo menos 18 a 24 meses antes de tentar sua próxima gravidez. Seu médico recomendará que você pense sobre seu desejo de ter mais filhos e o intervalo entre a gravidez antes de dar à luz.

Suas opções imediatamente após a entrega incluem:

  • Um implante anticoncepcional, como etonogestrel (Nexplanon)
  • Um dispositivo intrauterino (DIU) de cobre ou hormonal
  • Contraceptivos só de progestógeno, como a injeção contraceptiva de medroxiprogesterona (Depo-Provera) ou a minipila noretindrona (Camila, Ortho Micronor, outros)

Os métodos anticoncepcionais que contêm estrogênio e progesterona – como as pílulas anticoncepcionais combinadas – representam um risco aumentado de coágulos sanguíneos logo após o parto.

Para mulheres saudáveis, é normal começar a usar pílulas anticoncepcionais combinadas e outros tipos de anticoncepcionais hormonais combinados um mês após o parto.

Embora os métodos anticoncepcionais que contêm estrogênio e progesterona tenham sido considerados por muito tempo como diminuindo o suprimento de leite das mulheres que amamentam, pesquisas recentes sugerem que isso não é verdade.

Converse com seu médico durante as consultas pós-parto sobre as opções de controle de natalidade.

método contraceptivo

método contraceptivo. Foto: freepik

E se eu não estiver interessado em sexo?

A intimidade é mais do que sexo, especialmente quando você está se adaptando à vida com um novo bebê. Se você não está se sentindo sexy ou tem medo de fazer sexo, converse com seu parceiro.

Até que você esteja pronto para fazer sexo, mantenha a intimidade de outras maneiras. Passem algum tempo juntos sem o bebê, mesmo que seja apenas alguns minutos pela manhã e depois que o bebê dormir. Procure outras maneiras de expressar afeto.

Se você ainda estiver lutando, fique alerta para os sinais e sintomas de depressão pós-parto – como mudanças de humor severas, perda de apetite, fadiga avassaladora e falta de alegria na vida. Se você acha que pode ter depressão pós-parto, entre em contato com seu médico. O tratamento imediato pode acelerar a recuperação.

Lembre-se de que cuidar bem de si mesmo pode ajudar muito a manter viva a paixão.