Eu sou uma das maiores fãs da pipoca de panela. Em primeiro lugar, porque ela é mais saudável do que a de microondas (e se comparar com algumas versões de pipocas vendidas prontas em supermercados, nem se fala!). Depois porque gosto do sabor, e do cheirinho que invade a casa enquanto você ouve os estouros. Por isso não me contive: para o post de hoje, separei algumas receitas de pipocas incrivelmente deliciosas, para fazer na panelinha! Você acha que só existe uma forma de estourar o milho no fogão? Pois vai se surpreender com essas novas maneiras, que levam alguns ingredientes mágicos (que, aliás, você provavelmente já tem em casa)!

Aproveite que o friozinho está aí, que a programação dos Jogos Olímpicos está intensa, e coloque a mão na massa para preparar essas receitas diferentes de pipoca. Tem a versão com caldo caseiro, caramelizada, com queijo… E muito mais! Vem que está de dar água na boca!

 

 

Publicidade
Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Pipoca com caldos caseiros

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A dica aqui é deixar o óleo esquentar um pouco e, em seguida, jogar um tablete de caldo caseiro (pode ser de carne ou de frango) na panela. Mexa até que o ingrediente se desfaça, acrescente o milho e continue mexendo até começar a estourar (não pare, pois o caldo pode queimar). A medida pode ser duas colheres de óleo para 200 g de milho de pipoca.

 

Pipoca com queijo

Estoure a pipoca normalmente na panela. Depois de pronta, distribua pedaços de queijo (encontrei uma receita na internet que sugere o gruyére, delícia!) sobre as pipocas e leve tudo ao micro-ondas por alguns minutos, para que o queijo derreta. Depois misture, para que o queijo derretido envolva os grãos.

Publicidade

 

Pipoca com alecrim

Coloque duas colheres de azeite aromatizado em uma panela, espere esquentar e acrescente 200 g de milho de pipoca com um ramo de alecrim bem picado. Misture tudo em fogo baixo até completar os estouros.

 

Pipoca com ervas finas

Coloque uma xícara de milho de pipoca e duas colheres de sopa de margarina (ou manteiga) na panela e mexa bem até começar a estourar. Então tampe a panela e abaixe o fogo. Quando terminar, retire do fogo e acrescente uma colher de chá de ervas finas e ¼ de xícara de chá de queijo ralado. Misture bem.

Publicidade

 

Pipoca temperada

Outra receita para incrementar o tempero da pipoca é bater em um liquidificador uma xícara de chá de manjericão, mais uma xícara de chá de parmesão ralado, ¼ de xícara de chá de azeite, uma colher de chá de sal e dois dentes de alho picados. Mexa tudo até obter uma pasta homogênea. Enquanto isso, estoure a pipoca (o tempero vale para três xícaras de chá de pipocas estouradas). Junte tudo em uma vasilha e misture bem.

 

Pipoca de quinoa, amaranto e painço

Esses três grãos também podem virar pipoca, sabia? Escolha um deles (a receita é a mesma para todos) e coloque ¼ de xícara do grão seco em uma frigideira (mas não tudo de uma vez, com uma colher de sopa de cada vez), em fogo médio-baixo. Agite a panela de leve, e vá prestando atenção aos estouros.

 

Pipoca caramelizada

Forre uma assadeira grande com papel alumínio e reserve. Também deixe reservadas seis xícaras de pipoca já estourada em uma tigela grande. Comece então a cobertura: derreta quatro colheres de sopa de manteiga em uma panela pequena em fogo médio-alto. Em seguida, adicione ½ xícara de açúcar mascavo, duas colheres de sopa de xarope de milho e sal (a gosto). Mexa tudo até começar a ferver. Deixe então ferver por dois minutos (sem mexer). Depois, misture bem 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio com ¼ colher de chá de extrato de baunilha. Despeje a mistura sobre a pipoca, mexendo para revestir, e espalhe a pipoca sobre assadeira preparada, que deve ser levada ao forno (preaquecido a 200°C) por 30 minutos. Finalmente, polvilhe com sal e sirva.

 
Pipoca doce

Coloque em uma panela uma xícara de chá de milho para pipoca, duas colheres de sopa de óleo de coco e mais duas de açúcar de coco. Mexa tudo e, quando a pipoca começar a estourar, tampe a panela e abaixe o fogo. Depois de pronta, polvilhe com canela a gosto.

 

Para finalizar, que tal completar a delícia com um chocolate quente caprichado, hein?