8 receitas de pipoca (deliciosas!) que você nunca viu

Por 1 Comentário


Eu sou uma das maiores fãs da pipoca de panela. Em primeiro lugar, porque ela é mais saudável do que a de microondas (e se comparar com algumas versões de pipocas vendidas prontas em supermercados, nem se fala!). Depois porque gosto do sabor, e do cheirinho que invade a casa enquanto você ouve os estouros. Por isso não me contive: para o post de hoje, separei algumas receitas de pipocas incrivelmente deliciosas, para fazer na panelinha! Você acha que só existe uma forma de estourar o milho no fogão? Pois vai se surpreender com essas novas maneiras, que levam alguns ingredientes mágicos (que, aliás, você provavelmente já tem em casa)!

Aproveite que o friozinho está aí, que a programação dos Jogos Olímpicos está intensa, e coloque a mão na massa para preparar essas receitas diferentes de pipoca. Tem a versão com caldo caseiro, caramelizada, com queijo… E muito mais! Vem que está de dar água na boca!

 

 

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Pipoca com caldos caseiros

A dica aqui é deixar o óleo esquentar um pouco e, em seguida, jogar um tablete de caldo caseiro (pode ser de carne ou de frango) na panela. Mexa até que o ingrediente se desfaça, acrescente o milho e continue mexendo até começar a estourar (não pare, pois o caldo pode queimar). A medida pode ser duas colheres de óleo para 200 g de milho de pipoca.

 

Pipoca com queijo

Estoure a pipoca normalmente na panela. Depois de pronta, distribua pedaços de queijo (encontrei uma receita na internet que sugere o gruyére, delícia!) sobre as pipocas e leve tudo ao micro-ondas por alguns minutos, para que o queijo derreta. Depois misture, para que o queijo derretido envolva os grãos.

 

Pipoca com alecrim

Coloque duas colheres de azeite aromatizado em uma panela, espere esquentar e acrescente 200 g de milho de pipoca com um ramo de alecrim bem picado. Misture tudo em fogo baixo até completar os estouros.

 

Pipoca com ervas finas

Coloque uma xícara de milho de pipoca e duas colheres de sopa de margarina (ou manteiga) na panela e mexa bem até começar a estourar. Então tampe a panela e abaixe o fogo. Quando terminar, retire do fogo e acrescente uma colher de chá de ervas finas e ¼ de xícara de chá de queijo ralado. Misture bem.

 

Pipoca temperada

Outra receita para incrementar o tempero da pipoca é bater em um liquidificador uma xícara de chá de manjericão, mais uma xícara de chá de parmesão ralado, ¼ de xícara de chá de azeite, uma colher de chá de sal e dois dentes de alho picados. Mexa tudo até obter uma pasta homogênea. Enquanto isso, estoure a pipoca (o tempero vale para três xícaras de chá de pipocas estouradas). Junte tudo em uma vasilha e misture bem.

 

Pipoca de quinoa, amaranto e painço

Esses três grãos também podem virar pipoca, sabia? Escolha um deles (a receita é a mesma para todos) e coloque ¼ de xícara do grão seco em uma frigideira (mas não tudo de uma vez, com uma colher de sopa de cada vez), em fogo médio-baixo. Agite a panela de leve, e vá prestando atenção aos estouros.

 

Pipoca caramelizada

Forre uma assadeira grande com papel alumínio e reserve. Também deixe reservadas seis xícaras de pipoca já estourada em uma tigela grande. Comece então a cobertura: derreta quatro colheres de sopa de manteiga em uma panela pequena em fogo médio-alto. Em seguida, adicione ½ xícara de açúcar mascavo, duas colheres de sopa de xarope de milho e sal (a gosto). Mexa tudo até começar a ferver. Deixe então ferver por dois minutos (sem mexer). Depois, misture bem 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio com ¼ colher de chá de extrato de baunilha. Despeje a mistura sobre a pipoca, mexendo para revestir, e espalhe a pipoca sobre assadeira preparada, que deve ser levada ao forno (preaquecido a 200°C) por 30 minutos. Finalmente, polvilhe com sal e sirva.

 
Pipoca doce

Coloque em uma panela uma xícara de chá de milho para pipoca, duas colheres de sopa de óleo de coco e mais duas de açúcar de coco. Mexa tudo e, quando a pipoca começar a estourar, tampe a panela e abaixe o fogo. Depois de pronta, polvilhe com canela a gosto.

 

Para finalizar, que tal completar a delícia com um chocolate quente caprichado, hein?

 




Arquivado em: Receitas Tags:

Comentários (1)

Trackback URL

  1. Olááááá, sou fã fanática por pipocas, deixo até de jantar para comer essas maravilhaskkkk. Agora que aprendi como fazer vários sabores ficou melhor ainda.
    Vou fazer essa sua com queijo e alecrim junto, depois te conto.
    Grata por compartilhar.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail