Sarampo está eliminado do Brasil, segundo OMS

Por 3 Comentários


Uma notícia boa para começarmos a semana: apesar de ser considerado uma das principais causas de morte de crianças no mundo, o sarampo está eliminado do Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi divulgada pela entidade na semana passada, que considerou a circulação endêmica do vírus da doença interrompida. E mais: no mesmo documento, foi reconhecida a eliminação da transmissão do sarampo em todo continente americano, sendo a primeira região do mundo onde isso acontece.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Mas ainda precisa de vacina?

Sim. A melhor forma de prevenção contra o sarampo é por meio da vacinação. As crianças recebem imunização contra a doença já no primeiro ano de vida, por meio da vacina tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola; esta última também foi considerada em 2015 eliminada no país, mas ainda precisa de proteção). Aos 15 meses, os pequenos devem tomar a tetra viral (considerada a segunda dose da tríplice, e que protege ainda contra a catapora). Vale destacar que adolescentes (entre 10 e 19 anos) devem receber mais duas doses da tríplice, assim como os adultos (de 20 até 49 anos) mais uma.


 



Arquivado em: Saúde Tags:

Comentários (3)

Trackback URL

  1. Maristela silva disse:

    Eliminado?
    Sou do interior de são Paulo e aqui ano passado 2015,teve um surto de sarampo em campinas e outras cidades aqui da região tbm registraram casos, as pessoa tomaram vacina qdo criancas mas agora precisam tomar os reforços e não estão fazendo isso ,então procure melhores informações,pq isso não é verdade.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maristela,

      A última ocorrência de sarampo no Brasil foi em julho de 2015, e, segundo a OMS (a informaçÃo é deles, a opinião não é minha, ok?), as medidas tomadas foram eficientes em fazer o controle da doença nesse intervalo de um ano. E por isso que eles reconhecem a eliminação, mas com ressalvas de que a vacinaçÃo deve continuar a ser feita.

      Um abraço.

  2. Ferdinanda disse:

    Achei que tinha visto mesmo esta manchete en algum lugar e ia pesquisá-la. Não consigo entender como podem dizer que o sarampo está eliminado do Brasil se no ano passado houve surtos aqui. Não precisa ter um certo tempo sem casos para ser possível afirmar algo assim?

Deixe seu comentário