Há um certo tempo, eu vi uma foto no Facebook que mostrava a massa de um bolo de cenoura com bolinhas de brigadeiro dentro (já imaginou que delícia? Pois é, foi justamente o que eu pensei!). Fiquei curiosa para testar o resultado e, depois que obtive sucesso, resolvi compartilhar a receita com vocês. O bolo é fácil, saboroso e surpreendente, pois todas as pessoas que comem adoram! E dá para pedir a ajuda da criançada, transformando o momento em pura brincadeira!

Veja o post e depois me diga nos comentários se você gostou, combinado?

Receita de bolo de cenoura recheado com brigadeiro

1º passo: Faça o brigadeiro e enrole-o em bolinhas

Publicidade
Imagem: arquivo pessoal

Imagem: Arquivo Pessoal

A primeira coisa que você precisa fazer é uma receita de brigadeiro. Se você tem pequenos ajudantes para acompanhar o processo, uma boa alternativa é prepará-lo no microondas. Eu faço assim: misturo todos os ingredientes (1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina sem sal, 6 colheres de achocolatado em pó) em um recipiente de vidro e levo ao microondas por 3 minutos. Depois, mexo a mistura com uma colher e coloco no microondas por mais 3 minutos. No meu eletrodoméstico, 6 minutos são suficientes para fazer uma receita de brigadeiro de enrolar – mas como cada microondas tem uma potência, sugiro que você faça o teste no seu (coloque poucos minutos, mexa e veja se o ponto está bom). Feito isso, deixe o doce esfriar completamente, unte as mãos com margarina e enrole as bolinhas. Mas atenção: não é necessário deixá-las perfeitinhas, porque esses brigadeiros serão colocados dentro da massa do bolo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

2º passo: Passe os brigadeiros na farinha de trigo

Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo Pessoal

Depois de enrolar as bolinhas, coloque farinha de trigo em um recipiente e “empane” os brigadeiros. Não precisa exagerar na quantidade, só certifique-se de que os docinhos estão cobertos com a farinha de trigo, pois esse é o truque especial da receita, que faz com que os brigadeiros não vazem para a massa do bolo e não grudem no fundo da forma.

Publicidade

 

3º passo: Faça a massa do bolo

Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo Pessoal

Fique à vontade para fazer o bolo de cenoura que você está habituada, mas se quiser a dica de uma receita simples e rápida, use essa:

Ingredientes

  • 4 cenouras médias
  • 3 ovos
  • 1 xícara (rasa) de óleo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento

Modo de preparo

Publicidade

Bata as cenouras, os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Em uma tigela, coloque a mistura e acrescente farinha de trigo e fermento. Bata com um fouet, se quiser deixar a massa mais leve (o aramado agrega ar à massa, deixando-a mais fofa).

Obs.: eu tenho o costume de ralar as cenouras, pois já tive problemas com o meu liquidificador, colocando pedaços maiores. Mas você pode colocá-las como preferir, especialmente se tiver um aparelho com várias funções de trituração.

 

4º passo: Coloque os brigadeiros na massa

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo pessoal

Despeje praticamente toda a massa do bolo de cenoura em uma assadeira e coloque os brigadeiros enrolados com a farinha de trigo – só reserve um pouquinho da massa para jogar por cima deles. Asse em fogo brando por cerca de 50 minutos e finque um garfo: se ele sair limpo é sinal de que o bolo já está assado.

Obs.: quanto mais brigadeiros você colocar, mais recheado o bolo ficará. Eu tenho o costume de colocar todas as bolinhas que uma receita rende, mas avalie se você quer um resultado mais ou menos doce. O tempo de forno também varia de acordo com cada eletrodoméstico.

 

5º passo: se você quiser, pode fazer outra receita de brigadeiro e usar granulado para cobrir o bolo de cenoura. Nesse caso, coloquei umas bandeirinhas para enfeitar, porque o quitute foi feito para uma festa junina.

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo Pessoal

 

Resultado final: o bolo ficará fofinho e recheado! Na hora de cortar os pedaços será possível enxergar o brigadeiro derretido dentro. Delicioso!

Imagem: arquivo pessoal

Imagem: Arquivo Pessoal