Se você está grávida ou teve um filho sabe: é preciso estar muito atenta ao desenvolvimento de infecção urinária durante a gravidez.

A doença, que é mais comum entre as mulheres, se torna mais frequente na gestação: nessa fase, acontece a dilatação dos órgãos do sistema urinário (e, assim, ficamos mais suscetíveis a desenvolver complicações na região).

Mais um motivo é que os hormônios produzidos nesse período afrouxam alguns músculos e canais do local, de modo que a velocidade do fluxo da urina (dos rins para a bexiga) fique menor (e o resultado é que as bactérias ganham mais tempo para se multiplicar antes de ser eliminadas pelo organismo).

Mas, afinal, porque falar sobre o assunto aqui no blog? Por um motivo sério: durante a gestação, a infecção urinária pode trazer consequências graves à mãe e ao bebê, sendo uma das principais causas de parto e ainda de mortalidade prematura. Para que você, futura mamãe, não se descuide, a seguir reuni mais dados a respeito. Vem ver (é informação de utilidade pública!).

Publicidade
frases para descoberta de gravidez Tumblr

Mulher feliz com o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

Sintomas da infecção urinária na gravidez

A infecção urinária, ou infecção do trato urinário (ITU), é causada por bactérias, que podem afetar a bexiga (provocando um quadro de cistite), ou os rins (ocasionando uma pielonefrite, que é um problema mais sério).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como nas mulheres o canal que leva a urina da bexiga para o meio externo é mais curto e mais próximo do ânus do que nos homens, a chance de infecção é maior (pois é, até nisso é difícil ser mulher!).

Já nas grávidas, esse risco aumenta pelos motivos expostos acima, e ainda pela menor capacidade do rim em concentrar a urina nesse período (o rim passa a excretar maiores quantidades de glicose, o que torna a uretra um ambiente mais propício para a proliferação bacteriana).

Fotos criativas gravidez para tirar sozinha

Mulher grávida sentada em um banquinho. Foto: Freepik

Além disso, a própria resistência da futura mamãe fica mais baixa durante a gestação, para receber o feto, o que aumenta a suscetibilidade de ataques de micro-organismos.

Publicidade

Os sintomas da infecção urinária variam entre dor ou queimação para fazer xixi, vontade frequente de ir ao banheiro, dor na pelve (ou no baixo ventre), sensação alternada de calor e frio, tremores, febre, urina com cheiro forte e ainda com pus ou sangue.

Caso o quadro progrida para uma pielonefrite, a mulher também pode apresentar dores na região de um ou dos dois rins, além de febre alta (mais de 38°).

Diagnóstico e tratamento da infecção urinária na gravidez

Fotos criativas gravidez para tirar sozinha

Mulher gestante deitada no sofá da sua casa. Foto: Freepik

Se a futura mamãe sentir algum dos sintomas descritos acima, é muito importante que ela procure logo o ginecologista, que deverá pedir um exame de urina. Por meio dele, é possível identificar a presença de bactérias e fazer o diagnóstico da infecção.

O tratamento será feito com antibióticos, devidamente prescritos pelo médico para ser usados com segurança durante a gravidez.

Tem como prevenir a infecção urinária?

Tem sim. A prevenção é a mesma para todos que desejam evitar o problema: manter a hidratação tomando bastante água, não segurar o xixi por longos períodos de tempo (inclusive urinar após relações sexuais) e fazer a higiene pessoal corretamente.

Publicidade

Para as gestantes, mais um cuidado importante é fazer a cultura de urina durante o pré-natal (que deverá ser pedida pelo ginecologista durante o primeiro e o terceiro trimestre da gravidez, lembrando que este é o período mais comum identificado de aparecimento da doença).

Quais as complicações da infecção urinária para mãe e filho?

Gravidez textos bonitos Tumblr

Gravidez textos bonitos Tumblr – Mulher grávida segurando foto do ultrassom. Foto: Freepik

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a Infecção do Trato Urinário é considerada um importante fator de morbimortalidade (ou seja, de impacto de doenças e óbitos) durante a gravidez e o puerpério (também é comum que a infecção se desenvolva durante o pós-parto, então continue atenta depois do nascimento do bebê!).

Isso porque, se não tratada, a doença pode ocasionar pré-eclâmpsia (hipertensão durante a gestação), anemia, além de parto prematuro, recém-nascidos de baixo peso (pois pode restringir o crescimento intra-uterino), ruptura prematura das membranas ovulares e amnióticas (amniorrexe), e ainda retardo mental ou paralisia cerebral na infância (um estudo da Febrasgo identificou que o risco de paralisia é de quatro a cinco vezes maior nas gestantes com ITU!, além de óbito perinatal.

Todo cuidado é pouco, por isso, não descuide do pré-natal e fique atenta aos sintomas. Também mantenha em dia a higiene e a hidratação, afinal, não vale a pena correr esse risco, não é mesmo?