Seu filho acorda muito cedo? O que fazer com os bebês madrugadores!

Por 26 Comentários


Uma das coisas mais difíceis para uma mãe que tem um bebê em casa é saber que ela acordará cedo todos os dias, faça chuva, faça sol, seja segunda-feira, domingo, ou feriado! E se já não é fácil passar por isso, imagine ter um bebê madrugador: que não acorda cedo, levanta com (ou antes) das galinhas!

Como muitas mães me escrevem pedindo ajuda com essa questão, combinei com a nossa querida consultora de sono, Michele Melão, um post especial com dicas para ajudar o bebê a acordar mais tarde. Confira a seguir, está incrível!

Por Michele Melão

Seu filho dorme bem durante a noite, e às 5h da manhã está pronto para começar o dia, mamar, brincar, sem qualquer sinal de cansaço? Porém às 7h está cheio de sono e precisa fazer a primeira soneca do dia, quando na verdade seria a hora ideal para acordar. Isso é familiar para você? Quem se identifica?

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

O post de hoje é para as mães que sofrem com esses bebês madrugadores. Mesmo sabendo que é bastante difícil esta “reprogramação” do relógio interno do bebê (e que alguns já nasceram madrugadores e não há nada que possamos fazer, a não ser esperar para que este hábito se ajuste naturalmente), existem dicas que você pode incorporar e que dão muito certo para diversas famílias. Quem sabe algumas delas não funcionam para você?

A primeira coisa a fazer é identificar e entender o sono do seu pequeno. Ele madruga e continua apresentando sinais de sono o dia todo? Dorme pouco para a idade, ou dorme as horas necessárias (porém o horário de acordar não é o ideal para o resto da família)? Sabendo a resposta, você pode tomar a atitude correta para mudar um pouco esta situação.

Ressalto apenas que estas dicas são apropriadas para bebês com mais de 6 meses, onde já existe alimentação sólida e o padrão de sono é mais definido.

– Não comece o dia do seu filho tão cedo! Se ele acordar, mas ficar no berço quieto, apenas brincando com as mãos ou com algum brinquedinho (se tiver idade para isso), não interfira! Só atenda a necessidade dele antes da hora, se ele chorar. Tente sempre começar certas atividades, como troca e alimentação, no horário adequado para sua família (uma vez que, fazendo isso no momento em que o bebê desperta, você irá reforçar o hábito de acordar muito cedo).

– Reveja quantas horas seu filho dorme durante o dia, já que, se ele dormir demais, irá certamente compensar esse tempo durante a noite (dormindo menos). Dormir pouco durante o dia é bastante prejudicial para o sono noturno; porém dormir demais também pode fazer com que o bebê madrugue. Pense em uma criança que precisa de 13 horas de sono, dentro das 24 horas do dia. Se ela faz duas sonecas de 2 horas, sobraram 9 horas de sono para a noite. Se essa criança adormecer perto de 20h, certamente estará totalmente descansada às 5h da manhã. Nesse caso, provavelmente limitar o sono diurno em duas sonecas de 90 minutos já faria com que o bebê dormisse uma hora a mais pela manhã. Lembre também que crianças até pelo menos 3 anos precisam de 10 a 11 horas de sono noturno!

– Seu filho não dorme nada durante o dia? A privação de sono diurno também pode ser prejudicial ao sono do bebê. Uma criança que luta para ficar acordada, que não descansa adequadamente durante o dia pode produzir cortisol, o hormônio do stress (exatamente para manter-se em alerta), podendo ser uma das causas do bebê despertar tão cedo.

– Não deixe que seu filho inicie sonecas depois das 17:30h. Alguns bebês fazem sonecas (longas) depois deste horário e, mesmo que durmam cedo, acabam despertando muito cedo também.

– Preste atenção ao ambiente de sono do seu filho. Existe algo que possa despertá-lo, como claridade ou barulhos externos? Neste caso, usar algum som estático que abafe os sons e cortinas mais escuras pode ajudar bastante.

– Você usa a melhor fralda noturna possível? Se a fralda vazar, seu filho ficará incomodado, e ter que trocá-lo depois das 4:30h da manhã pode ser muito estimulante (e ele poderá apresentar grande dificuldade para voltar a dormir).

– Seu filho sabe dormir sozinho? Tem bons hábitos de sono ou você o coloca no berço já dormindo? Uma criança que sabe dormir, que não precisa de ajuda para ligar os ciclos de sono, tem mais facilidade em continuar o sono depois das 4h da manhã. Dedique-se a ensinar seu filho a adormecer sem ajuda, tenha uma boa rotina e um ritual de sono consistente e isso poderá ajudar (muito) seu bebê a esticar o sono por mais horas seguidas.

– A alimentação do seu filho é ideal para o peso / idade / desenvolvimento dele? Se seu bebê acorda às 5h e tem fome, pode ser que a solução seja melhorar a alimentação durante o dia, ou mesmo introduzir uma mamada dos sonhos, perto de 23h. Para isso, é necessário pegar a aprovação do pediatra e testar alguns dias, para observar se essa mamada é suficiente para segurar a fome de seu filho até de manhã cedo.

Como sempre falo aqui no blog para as leitoras do Mil Dicas de Mãe, todas as tentativas de melhora no sono precisam ser feitas por vários dias seguidos, e esta recomendação é ainda mais indicada quando falamos de bebês madrugadores, que precisam mudar e firmar um novo padrão de sono.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (26)

Trackback URL

  1. Elisangela disse:

    Oi Michele !

    meu filho de 9 meses dorme a tarde um sono de 2 horas e a noite inicia o sono pelas 9 horas , só que ele acorda umas 3 vezes na madrugada. Já tentei de tudo, e acabei desistindo e fazendo o mais fácil ,amamentar pra ele voltar a dormir mas isso está afetando toda a família. E se não bastasse ele acorda as 5 ou 6 da manhã mesmo com esse sono pausado a madrugada toda. O que fço?

  2. Oi Elisangela, como vai?
    Ficar sem dormir afeta mesmo toda a família, entendo sua preocupação.
    Com 9 meses, desde que não haja recomendação do pediatra, seu bebê poderia dormir a noite toda e isso é bastante importante para o crescimento e desenvolvimento dele. Sei que amamentar é mais fácil, mas isso cria uma associação e ele pode precisar do peito não só para se alimentar, mas principalmente para se acalmar, várias vezes de noite. Você precisa mudar a forma de atender seu bebê de madrugada, para que assim ele mude este padrão de sono. Se você quiser saber detalhes da consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
    Um abraço
    Michele

  3. Letícia disse:

    Oi Michele! Meu filho vai dormir só depois da meia noite e ainda assim acorda de madrugada, às 3, 4 ou 5 da manhã. E eu acabo sempre dando o peito. Depois ainda acorda umas 2 ou 3 vezes, de 1 em 1 hora. Ele vai fazer 7 meses. Durante o dia é difícil ele tirar sonecas por mais que 2 horas. Desde recém-nascido é assim. Normalmente dorme durante 1 hora. Parece que ele nunca dorme o suficiente. O que eu poderia fazer pra melhorar? Já tentei a rotina do sono, banho, mamar e dormir mas ele custa pra se entregar. Parece que ele espera pra dormir mais tarde. E ele faz a mamada dos sonhos pelas 23 horas.

  4. Oi Leticia, como vai?
    Certamente seu filho deve passar do ponto. Ele deve ficar tão cansado, que não consegue relaxar para dormir mais cedo.
    Repare se os horários das sonecas estão adequados, se ele não é superestimulado antes de dormir, veja a alimentação dele (se não come alimentos que não são favoráveis ao bom sono).
    Dormir uma hora de soneca não é ruim, mas o horário que ele adormece está realmente muito tarde para a idade dele.
    Nós podemos fazer uma educação de sono para ele. Se estiver interessada, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
    Um abraço
    Michele

  5. Liliana disse:

    Oi, Michele, meu filho sempre dormiu bem, apenas acordava para mamar.agora com quase 7 meses. Há cerca de 3 semanas, acorda muito de noite, por vezes no prazo de 2 horas acorda 3 ou 4 vezes, para voltar a adormecer tenho sempre que mudar de posição, dar a chupeta ou fazer uma festinha, quase sempre results… Quando ponho no berço para dormir, deixo e ele rapidamente adormece sozinho. O que faço para não acordar tanto? Obrigada.

    • Oi Liliana, como vai?
      Se seu bebê adormece sozinho, ele sabe dormir, então você precisa mudar a forma como o atende de madrugada. Tente esperar um pouco para atender para ver se ele volta a dormir sozinho, apenas alguns minutos. Quando você o atender, deixe que ele volte a dormir sozinho novamente.
      Isso deve mudar este padrão.
      Se você estiver interessada em uma consultoria para te ajudar com estes despertares, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.

      Um abraço,

  6. Tatiane disse:

    Oi Michele,
    A minha bebê sempre dormiu muito bem à noite, mas de uns tempos pra cá anda acordando mais cedo à cada semana. Ela acordava normalmente às 8, passou pras 7, pas 6 e essa semana começou a acordar às 5. Eu estou surtando com isso, pois a rotina da noite dela não mudou nada e ela dorme sempre no mesmo horário, às 20hs.
    Não sei o que pode ser. Ela tem 11 meses e teria que dormir mais horas. Eu colocquei ela na escolinha e durante a semana ela anda dormindo menoa durante o dia, mas não parece cansada.
    Não sei mais o que fazer.

    • Oi Tatiane, como vai?
      Será que na escola não mudaram o horário das sonecas dela? Isso pode influenciar no horário de acordar. Sobre o horário de dormir, você pode tentar mudar um pouco também, a colocando para dormir meia hora mais cedo ou mais tarde (isso precisa testar) para ver se o padrão de acordar tão cedo muda.
      Veja também a lista de alimentos oferecidos na escola. Talvez tenha algo na nutrição dela que está atrapalhando o sono.
      Outra coisa a fazer é ficar com ela na cama e não começar as atividades antes de 6h30, mesmo que ela esteja acordada.
      Pode ser também um pico de crescimento, onde ela precisa treinar alguma habilidade que aprendeu e perde o sono muito cedo.

      Um abraço,
      Michele

  7. Ellen disse:

    Oi Michele, se você puder me ajudar por favor. Meu filho tem 8 meses e ainda faz 3 sonecas mas cada uma é de no máximo 40 minutos, 1 hora, são sonecas muito rápidas, eu gostaria de saber como faço a transição para duas sonecas e se isso ajudará ele a dormir mais tempo? Ainda embalamos ele para dormir e às vezes ele da muito trabalho para pegar no sono. As sonecas são mais ou menos às 10:00, 14:00 e 18:00 horas, a noite ele dorme as 22:00, acorda umas 5 ou 6 para mamar e dorme de novo até umas 8. Muito obrigada! Abraços

    • Oi Ellen, boa tarde!
      Sugiro que você faça a transição para duas sonecas primeiramente eliminando a última soneca do seu bebê e o colocando para dormir mais cedo. Fazer uma soneca 18h00 pode ser prejudicial para o sono noturno, então a segunda soneca dele poderia acontecer 14h00 ou 14h30 e a hora de dormir perto de 20h00. Talvez isso já melhore o padrão de sono dele.
      Um beijo
      Michele

  8. Renata disse:

    Oi Michele:
    Minha neném tem 8 meses e dormia muito bem até 6 meses, quando teve a primeira gripe e acordava bastante entupida durante a noite. Desde então passou a acordar muito. Ela sempre mamou muito no peito e dormia mamando. Agora com oito meses não amamento mais. Se eu colocar ela acordada no berço, fica agitada, mexendo muito os braços e as pernas. Tem acordado bastante a noite e chorando. Sempre preciso colocar a chupeta e paninho pra ela voltar a dormir. Algumas vezes preciso pegar no colo para dormir de novo. Ela toma a mamada dos sonhos entre 22h e 23h. O que faço para que acorde menos durante a noite? De dia ela dá duas sonecas, as 10h e as 14h. Dorme as 18:30 e acorda às 5h. Obrigada.

  9. Oi Renata, bom dia!
    Ela fica se mexendo bastante mas tem algum momento que acaba adormecendo? Seria importante você dar esta oportunidade dela adormecer sozinha, para conseguir fazer a mesma coisa nos ciclos de sono durante a madrugada. Talvez mudar um pouco este horário de dormir também possa ajudar, colocando sua bebê para dormir mais perto de 19h30. As sonecas estão boas para a idade, não sugiro mudar estes horários.
    Um beijo
    Michele

  10. Marjorie disse:

    Oi Michele, bom dia!Tudo bem?
    Tenho uma filha de 1 ano e 11 meses ela vai dormir por volta das 21:30 e acorda por volta das 06:15 as vezes meia hora antes, as vezes depois, raramente acorda de madrugada mas já acorda com muito pique de manhã e faz uma soneca por volta das 10:00 (dorme 1h30 ou 2h00) quando esta em casa ( na escola eu sei que é após almoço e dorme 1h30 ). O problema é que eu acho que ela dorme muito pouco pra idade, parece um reloginho. Já tentei colocar mais tarde (22:30/ 23:00) ou mais cedo (20:00 / 20:30 / 21:00) mas quando faço isso ela levanta por volta das 05:00 (com pique). Eu dou janta, faço mamadeira antes de dormir, coloco uma super fralda noturna, ela dorme no quarto dela, e não sei mais o que fazer. As vezes ela acorda com a fralda suja de cocô, então não sei se essa é a causa, porque é só as vezes e o quarto não fica totalmente claro, mas acho que a claridade não é problema pra ela porque as vezes levanta as 05:00, então não sei mais o que fazer!E ela reluta muito pra dormir também, mesmo com banho relaxante. Obrigada.

    • Oi Marjorie, como vai?
      Seria bom mesmo que ela conseguisse dormir pelo menos 1 hora a mais do que está fazendo (completando 10 horas de sono noturno).
      Você pode limitar a soneca dela sempre em 90 minutos e tentar que ela durma mais cedo. Talvez 21h e não tão mais cedo para que ela não desperte 5h. Sugiro também usar blackout nas janelas (a claridade pode sim fazer com que ela levante).
      Um beijo
      Michele

  11. Priscila disse:

    Oi Michele tudo bem? Meu filho dos 3 aos 5 meses dormia das 9h até às 7h sem problemas, quando acordava se mexia um pouco e voltava a dormir! Mas agora com 6 meses ele tem acordado todo dia às 5h! Mas ele sabe voltar a dormir sozinho, pq se acorda algum horário antes ele consegue adormecer! Já não sei o q fazer pra ele voltar a dormir até às 7! Às vezes acorda com cocô, mas será esse o problema? Já tentei atrasar e adiantar o horário da janta mas não resolveu! O que posso fazer?

    • Oi Pricila, como vai?
      Este horário o sono é muito leve e mesmo as crianças que sabem dormir acabam precisando de ajuda este horário. Eu sugiro que você já fique do lado dele antes deste despertar e assim que ele começar a se mexer você o ajuda a voltar a dormir com algum estímulo como tapinhas, shshsh, carinho ou mesmo colo (e ele volta para o berço quando adormecer).
      isso deve ajudar.
      Um beijo
      Michele

  12. Daiane disse:

    Oi Michele, tudo bem?
    Minha filha tem 10 meses e dorme a noite inteira, porém acorda entre 5:00 e 5:30 da manhã.
    Durante o dia as sonecas tem sido de 30 a 40 min uma vez no dia ou de vez em quando duas.
    Ela dorme entre 19:00 e 20:00 hrs, mas preciso deitar com ela pra dormir, pois não sabe dormir sozinha, já fiz de tudo pra ensiná-la a dormir no berço sozinha, mas não consegue, fico do lado do berço e ela só chora.
    Sem contar que está muito apegada a mim, quando acorde de manhã só quer eu, e se saio de perto só chora.
    Tem alguma sugestão?

    • Oi Daiana, como vai?
      Veja se o quarto dela é escuro o bastante e tente já ficar perto da sua filha antes de despertar, e assim que ela começar a se mexer, você já ajuda a voltar ao sono. Talvez deitar um pouco com ela este horário possa ajudar a esticar um pouco mais este sono.
      Um abraço,
      Michele

  13. Sabrina disse:

    Olá! Meu bebê vai fazer 5 meses e dorme por volta de meia noite e acorda por volta de 4hs pra mamar e depois 6hs e desperta mesmo quase 9hs tira soneca de 11h até meio dia… depois tira mais umas 3/4 soneca durante o dia. A última soneca é por volta de 21hs. O detalhe é que se não deixar ele dormir fica super irritado e chorão. Eu e meu marido sempre dormimos tarde. Alguma dica aqui? Obrigada! bj, Sabrina.

    • Oi Sabrina como vai?
      Seu bebê precisa de um ajuste de rotina. Com 5 meses ele pode fazer 3 sonecas por dia (uma de manhã, outra no meio do dia e uma de tarde) e ir dormir entre 20h e 21h00, para que tenha mais qualidade de sono.
      Acredito que estes ajustes já ajudariam bastante. Entendo que sua família dorme mais tarde, mas é importante garantir que ele durma 10 ou 11 horas de sono de noite, com as paradas para alimentação.
      Um abraço,
      Michele

  14. Carol disse:

    Olá boa noite ,
    Meu filho tem 1 ano e dorme praticamente todas as noites completas ,o problema é que deixo ele na escola todos os dias muito cedo e chega final de semana preciso descansar mais ele acorda no mesmo horário da semana por já estar acostumado .o que eu posso fazer pra que ele durna só mais um pouco nos finais de semana ???

    • Oi Carol, como vai?
      O corpo das crianças fica programado para certos horários e ele ainda não diferencia o fim de semana dos outros dias, então é difícil mesmo fazer este ajuste com ele tão pequeno.
      Você pode tentar que ele durma um pouco mais tarde às sextas e sábados, mas mesmo assim corre o risco dele acordar na mesma hora, mas vale a pena tentar.
      Um abraço,
      Michele

  15. VANESSA THOME MALIZIA disse:

    Ola Michele, Tudo bem ? Por favor precisava da sua opinião qto ao comportamento da minha filha, ela esta com 1 ano e 4 meses e sempre dormiu super bem, iniciamos a rotina do sono as 20:30h e ela acorda as 7h.
    Ela dorme sozinha no berço após mamar sozinha porém com eu ou meu marido sentado na poltrona ao lado do berço.
    Porém de 3 semanas para cá ela dorme até no máximo 1/2h da madrugada e acorda aos berros chorando e só volta a dormir se segurarmos a mão dela ou ficarmos com ela ao lado do berço, porém qdo saimos do quarto ela levanta e chora muito e sem parar, é como se ela tivesse com o sono muito leve e pressentisse nossa saída do quarto e com isto ficamos horas desta forma ficamos com ela, ela adormece saímos ela chora, ai voltamos…
    Até que exaustos temos levado ela para nossa cama ou deitando com ela na cama do quarto dela e ela rapidamente adormece pois se aconchega em nós e deve se sentir segura.
    Não sabemos mais o que fazer para faze-la voltar a dormir a noite toda e com tranquilidade.
    A rotina em si dela durante o dia continua a mesma, ela faz 2 sonecas de manhã e a tarde.
    Em muitos blogs vimos que é necessário deixar chorar para eles se acostumarem e voltarem a dormir sózinho e irmos apenas dar um achonchego e sairmos porém fico assustada ouvindo ela chorar 10 – 15 minutos sem parar aos berros e de perder o folego.
    Aguardo sua opinião e desde já agradeço.
    Vanessa

    • Olá Vanessa, como vai?
      Não acredito que seja uma boa ideia deixar sua filha chorar. Se ela precisa de alguém é porque está faltando segurança para a hora do sono, aparentemente ela está com medo e deixar chorar pode piorar a situação.
      Será que ela não está em fase de transitar para 1 soneca por dia?
      Tente fazer algum combinado, insistir em um objeto de transição, para que ela se sinta segura. Uma luz bem fraca também pode ajudar.
      Um abraço,
      Michele

  16. Vanessa disse:

    Olá Michele bom dia, meu filho não está dormindo quase nada durante o dia e a noite vai dormir as 2 da manhã e todo dia acorda as 5 da manhã sem motivo algum, acorda muito elétrico querendo brincar. As oito da manhã volta a dormir e acorda 13:00 – 14:00 , Não sabemos mais o que fazer, isso começou faz uns 20 dias ele está com 1 ano e 3 meses !! ME ajuda por favor, Att Vanessa

    • Oi Vanessa, como vai?
      Nossa, ele realmente está com os horários trocados. Eu sugiro que o quanto antes você comece a fazer ajustes no horário dele, e isso tem que ser feito com este tempo que ele passa dormindo de manhã (porque é só nessa hora que você tem este controle). Tente deixar que ele durma uma hora a menos de manhã e que ele vá dormir uma hora mais cedo. Aos poucos você precisa diminuir este sono para que consiga fazer os ajustes. Pode demorar, mas é importante começar o quanto antes.
      Um abraço,
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail