Saúde dos pais melhora com filhos que dormem cedo, mostra estudo

Por 11 Comentários


Vou contar um segredo sobre o que acontece aqui em casa: não consigo fazer com que Catarina durma muito cedo. Toda a rotina da nossa família foi estruturada para horários mais vespertinos, o que fez com que a pequena acabasse entrando no ritmo – dorme relativamente tarde (por volta das 22h) e acorda depois da maioria das crianças que conheço (entre 8h e 8:30h). Embora ao todo ela durma uma boa quantidade de horas, meu sonho era que ela fosse para a cama um pouquinho antes. Isso porque depois que ela dorme eu ainda trabalho por algumas horas, o que significa que só pego no sono depois da 1h da madrugada.

Mas, enfim, por que estou contando isso? Porque fiquei sabendo de um estudo que pode ser interessante para muitas mães e que fala sobre a importância dos filhos dormirem cedo. Pesquisadores de universidades e centros de saúde da Austrália fizeram um trabalho conjunto, mostrando que nas famílias em que os pequenos não dormem tarde, há uma maior preservação da saúde dos pais. E os motivos são simples: criança dormindo no início da noite significa mais tempo para o pai e a mãe ficarem juntos, para cuidarem de suas coisas e também para dormirem antes, o que influencia a saúde como um todo.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa analisou 3.600 crianças durante os primeiros nove anos de vida. Elas foram divididos em quatro grupos: dos pequenos que dormiam e acordavam cedo; dos que dormiam cedo e acordavam tarde; dos que dormiam tarde e acordavam tarde e, finalmente, o grupo da criançada que dormia tarde e acordava cedo (o dormir cedo em questão era às oito e meia da noite).

As mães cujos filhos faziam parte dos grupos que iam pra cama cedo levaram vantagem nos resultados: elas apresentaram melhor saúde mental (ou seja, equilíbrio emocional) do que as mamães de filhotes que dormiam mais tarde. Os efeitos também foram benéficos para os pequeninos desses grupos, que demonstraram melhores indicadores de saúde.

Interessante, não é? Mas eu sei bem que nem sempre é fácil colocar em prática! Agora me conta: como anda a rotina noturna do filhote por aí? Aqui você confere todos os nossos posts sobre sono, para ajudar a melhorar a qualidade do descanso (mais do que merecido!) de toda a família.




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (11)

Trackback URL

  1. Ana Paula disse:

    Oi Nívea! Então você têm sorte! A Giovanna dorme 00h (meia-noite) e acorda entre 9h e 09:30h rsrsrs – Bjs. Ana.

  2. Namci disse:

    Olha aqui na Inglaterra é cultural mesmo, todas as mães que conheço colocam na cama cedo. Com a Chloe não foi diferente. Ela não cochila mais na escolinha, vai fazer 3 anos em agosto desse ano, então chega da escolinha cansada e as 7 a gente sobe pro quarto, a rotina de sempre, desde bebezinho, não muda, toma banho (um dia outro não), pijama, escova os dentes, estorinha, leite e as 7:30 já está dormindo. Deixando tempo para eu e o meu marido conversarmos, arrumar as coisas, etc. Faz toda a diferença na nossa vida. Outra coisa ela acorda às 7 da manhã, ou seja uma boa noite de sono, acorda descansada e cheia de energia. Quando digo isso para algumas amigas no Brasil, elas dizem “coitadinha”, o que me faz pensar em diferenças culturais mesmo. Abraços

  3. Vivian Ferraz disse:

    Aqui em casa é muito tranquilo, meu filho Bryan está com 1 ano e 1 mês e a partir dos 3 meses ele começou a dormir a noite toda. Ele tem o sono super regrado dorme umas 19:30 e acorda às 5:30, já tem esse ritmo pq vai cedo para creche. Apesar de dormir cedo tbm acorda cedo e sempre dormiu a noite toda, não tenho o que reclamar. Ele já era assim na barriga da mamãe, não sei se i fluência mais sempre domia cedo pq acordo muito cedo para trabalhar, será que isso influênciou em sua rotina?

    Boa noite pessoal!!

    • Priscila Carolina disse:

      Oi Vivian, já li outros relatos de mães q enquanto grávidas, dormiam cedo, e quando o baby nasce, eles dormem bem a partir dos 3 meses… rs muito legal isso, vc tem sorte kkk aq em casa sempre na agitação, só vamos dormir 00h e meu bb sempre deu trabalho pra dormir kkkk

  4. JULIANA LUZ disse:

    Eu usei o easy com meu filho e já na primeira semana de vida colocava para dormir cedo 7h, hoje 2 anos e 9 meses. Hoje ele dorme as 9h, até 7:30, em função da escolhinha. Se deixar fica mais. Mas com certeza ter estruturado a rotina do meu filho, foi uma excelente decisão. Sobra tempo para eu e meu marido e não tenho que ficar forçando meu filho a ir para a cama. 20:30 vc olha para ele e vê uma criança com sono. Aí banho, leite e cama são conseqüência.

  5. Priscila Carolina disse:

    Então, aqui em casa, sempre dormimos tarde, todos, por volta das 00h, meu baby está com 1 ano e 7 meses, antes eu não dormia praticamente nada, pq ele mamava muito, e ele dorme com a gente, mas agora, graças a Deus, ele está mamando só 1 vez na noite. Mas durante um bom tempo eu pensei q ia morrer de tanto cansaço, pois eu não dormia nem 3 horas durante a noite rs
    Hoje dormimos as 00h, ele acorda as 4h e mama, e dorme novamente… as 9h levantamos.
    Por volta das 15:40h ou 16h ele dorme… mas eu o acordo as 17h ou 17:15h e está funcionando bem 😀
    ps.:Amo seu blog, sempre q tenho dúvidas eu corro aqui pra pesquisar…

  6. Joelma Farias disse:

    Oii…Vi no Domingo Espetacular que seu blog é super confiável…PARABÉNS.

    Más enfim…tenho uma bebe de quatro meses, nos primeiros dois meses de vida dela não foi nada fácil, ela tem refluxo, e por isso não dormia, nem de dia e nem de noite, tirava cochilos de no máximo meia hora, então mamãe dormir nem pensar. Más a partir do terceiro mês tudo melhorou, hoje faço um ritual simples de sono com ela…dou banho morno pelas 17:30 faço uma massagem com oleo HORA DO SONO, coloco uma fralda limpinha, pijama e dou mamá…muitas mães cantam uma canção de ninar, eu faço uma oração…PAI NOSSO, 03 AVE MARIA, ORAÇÃO DO SANTO ANJO E A ORAÇÃO DO ANJO DA GUARDA, neste momento ela já está sonolenta, coloco ela no berço pelas 18:20 por aí, demora um pouquinho ela já está dormindo. Não sei por quanto tempo vai ser assim, más por enquanto está muito bom…AMO MUITO MINHA PRINCESA.

  7. Camylla Reis disse:

    Boa noite, eu amo este site, leio desde quando engravidei.
    Sou mãe de primeira viagem 😊, mas minha filha de 2 meses não me da trabalho a noite.
    Ela dorme o 1 soninho por volta das 7:30h da noite e acorda pra mamar às 10:00h pra 10:30h.
    Volta a dormir logo em seguida e só acorda 1 vez durante a madrugada pra mamar novamente e trocar de fraldinha.
    Mesmo não estando tão cansada, meu marido sempre acorda junto comigo pra coloca-la pra arrotar e quase sempre é ele quem a troca também.
    Assim eu consigo descansar mais e ele participa da amamentação.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail