Entenda 5 hábitos estranhos do bebê (que o seu filho também faz!)

Por 5 Comentários


Quando Catarina era pequenininha, adorava correr sem roupa pela casa. Aliás, mais do que isso: ela tirava TODAS as roupinhas de suas bonecas, não tinha uma que ficasse vestida! Eu achava isso hilário, e ao mesmo tempo curioso: e essa apenas uma das “esquisitices” que notei em seus primeiros anos de vida.

Você também já deve ter reparado em alguns comportamentos engraçados e estranhos do filhote, não é verdade? Alguns exemplos: por que será que os bebês chutam constantemente o ar, ou pedem colo e logo em seguida o rejeitam, ou ainda levam tudo o que alcançam à boca? Para tentar explicar algumas dessas atitudes, reuni nesse post algumas informações interessantes. Vem ver e me conta se reconheceu alguma dessas situações aí em sua casa!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Chutes no ar

Não é difícil se deparar com um bebê no berço, ou deitado no chão, mexendo sem parar as perninhas e os braços. Essa atitude é normal, especialmente antes de aprenderem a engatinhar, porque é a forma que eles encontram de estimular os músculos e os nervos. Trata-se de atos reflexos, involuntários, e que fazem parte do desenvolvimento neuromotor deles. Com o passar dos meses, o sistema nervoso dos bebês vai se desenvolvendo, e esses movimentos passam a ser controlados (podendo ser repetidos, mesmo apenas por diversão).

 

Gritos

Durante o primeiro ano de vida, a capacidade vocal dos pequenos se desenvolve bastante. Eles então começam com os balbucios e, provavelmente, com muitos gritos também. Quando percebem o poder da voz que têm, provavelmente só vão querer saber de gritar, porque para eles é um processo muito divertido. Os gritos podem significar ainda um pedido de atenção ou de algo específico, assim como o choro. Mas uma dica importante é nunca retribuir o grito com outro grito, pois pode levar a criança a pensar que vocês estão em uma disputa paraver quem grita mais alto.

 

Objetos na boca

Até por volta de um ano e meio, uma das primeiras maneiras que os bebês encontram para explorar o mundo é por meio da boca (por isso não é raro vê-los “mastigando” objetos). Eles fazem isso para sentir a textura e até mesmo o gosto das coisas, uma vez que eles já nascem com o paladar relativamente desenvolvido (e o sentido é aprimorado a partir do momento em que você passa a introduzir alimentos sólidos em sua dieta). Em função desse hábito, é muito importante manter tudo o que estiver ao alcance do pequeno bem limpinho, assim como deixar longe objetos pequenos, tóxicos (como pilhas e baterias) ou cortantes.

 

Pede colo, e depois não quer

Os bebês vivem intensamente cada momento, e, às vezes, ele pode durar pouco. Assim que você pega o pequeno no colo, lá do alto ele passa a ter um campo de visão mais amplo, podendo, por exemplo, enxergar um brinquedo que não tinha visto antes. Daí o interesse logo deixa de ser o colinho e passar a ser a brincadeira. Ou então a explicação pode ser um tipo de teste, para o pequeno comprovar se terá colo sempre que pedir.

 

Ficar pelado

O filhote aí na sua casa adora arrancar a roupa na primeira oportunidade? Pois o fato é bem compreensível, afinal, os pequenos ainda não conhecem as regras sociais. Eles estão interessados naquilo que os fazem se sentir bem – assim, em caso de incômodo, procurarão se livrar do problema (que pode justamente estar nas vestimentas: em etiquetas que cutucam, roupas apertadas, muito quentes, etc).

Agora me conta: qual é o fato curioso que você lembrou que seu filho faz? Anote nos comentários, vou adorar saber!




Arquivado em: ComportamentoDesenvolvimento Tags:

Comentários (5)

Trackback URL

  1. Aline disse:

    Muito legal. Me identifiquei
    O meu pequeno de oito meses adora mexer no seu piupiu, é eu tirar a fralda para trocar e lá vai ele apertar as partes rsrs

  2. Paola Valadão disse:

    Meu Miguel tem cinco meses e descobriu a voz, está dando muitos gritinhos e os pezinhos e mãozinhas que não param de mexer…. apaixonada!!!

  3. David disse:

    Luminha tem 1 ano e 2 meses (apesar de ter tecnicamente apenas 1, nasceu prematura), mas voltando ao assunto, ela faz isso tudo huahuahuahuahuauh. parece uma espoleta!!!! Agora ela anda gritando menos e parecer conversar mais, apesar de n entender nd huahuahuahuahu

  4. Cristiane disse:

    Bibiana tem 6 meses. E ela já é até natural os “chutes no ar”, “gritos” e “objetos na boca” hahahahah… “ficar pelado” já notei que ela gosta, pois na hora do banho, tirar a roupa, tomar o banho em si, secar-se tudo tranquilo!, mas vestir-se! Tem dias que é uma luta hahahahaha

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail