Já estamos em abril e, enfim, a rotina dos pequenos parece estar mais redondinha! O período de adaptação escolar passou, os filhotes já conhecem o professor de natação, de judô, a professora de ballet… Ufa, é nesse ponto do ano em que a mãe começa a respirar, e ter tempo para resolver outros desafios do dia a dia, não é mesmo?

Por aqui, por exemplo, só consegui começar a variar o cardápio da casa há poucas semanas (até então, o marido teve que aguentar arroz, feijão e bife no jantar por um bom tempo!). E nessa reformulação, tive vontade de aumentar também as opções de lanche da pequena (sabe quando você percebe que o filhote está sempre comendo as mesmas coisas, e quando você tenta alguma novidade ela é rejeitada? Pois para mim é um sinal de que eu preciso investir mais na variedade, para que Catarina volte a comer melhor).

Se você também deseja montar um cardápio mais variado para os lanchinhos, vai gostar do post de hoje, com ideias saudáveis e práticas que podem ser implantadas facilmente na sua casa. Em cada uma das categorias de alimentos listados coloquei 7 itens diferentes, justamente para que você possa usar cada um deles em um dia da semana. Vale combiná-los da forma que você quiser! Vem dar uma espiadinha!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Publicidade

Frutas: quer algo mais saudável do que oferecer frutinhas ao seu filho? A oferta diária desse tipo de alimento é fundamental, não só pelas vitaminas e minerais que as frutas possuem, como também pela criação do hábito de comê-las. Procure escolher a cada dia uma fruta de cor diferente (pensando que as cores estão relacionadas ao tipo de nutriente que elas possuem, você estará proporcionando uma alimentação muito rica e variada ao pequeno).

  • Banana: o ideal é apenas descascá-la e oferecê-la ao seu filho, que aprenderá a comê-la aos pouquinhos. Se ele não gostar, amasse-a com um garfo (você pode acrescentar cereais em flocos, como a aveia – fica uma delícia!).
  • Uva: corte-a pela metade, para que seu filho não engasgue. Tire as sementes ou escolha os tipos que já vêm sem elas.
  • Maçã: para bebês com refluxo, o ideal é cozinhá-la, antes de dar ao filhote (pois sua acidez, antes do cozimento, pode intensificar o problema). Se mandar em pedaços para o lanche da escola, corte-a e enrole-a em seguida, com filme de PVC, para que não escureça.
  • Manga: corte-a em pedacinhos, e deixe que seu filho coma e se lambuze! Os pequenos vão chupando devagarinho e adoram!
  • Mexerica: é um lanche super prático, que pode, inclusive, ser mandado para a escola. Se for o caso, você pode já mandar descascada e em gominhos.
  • Pera: outra fruta que os pequenos adoram! Para acertar na escolha, observe se seu filho gosta mais das suculentas ou durinhas
  • Morango: é recomendado sobretudo para os maiores de 1 ano, em função do alto nível de agrotóxicos que pode ser encontrado no alimento. Por isso prefira sempre os orgânicos.

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Pães, bolos e cia: são fonte de carboidrato e oferecem energia às crianças (e como elas precisam!).

  • Pão de queijo: tem coisa mais gostosa do que passar na padaria e trazer alguns quentinhos? São mais saudáveis do que os congelados, que apresentam aditivos na receita.
  • Pão integral: quem disse que criança só gosta de pão branco? Que nada! É só ensinar desde pequenininho que eles adoram! Na hora de escolher, observe na embalagem se o primeiro ingrediente é a farinha de trigo integral (quando é a branca, significa que o pão está mais para normal do que para integral de verdade!). Isso porque os ingredientes são ordenados por quantidade – sempre aparece antes aquilo que está mais presente na receita.
  • Pão francês: é um dos poucos que não leva leite. Se seu filho tem essa restrição alimentar, o famoso pãozinho é uma boa alternativa!
  • Tapioca: ótima opção para os pequenos que não podem ingerir glúten! É feito à base de mandioca, e uma verdadeira delícia!
  • Broa de milho: mais uma opção para as mamães boas na cozinha (ou que têm uma boa padaria ao lado!).
  • Bolo caseiro: eles são deliciosos, fáceis de fazer e uma ótima atividade para envolver os pequenos! Aqui quase sempre fazemos em casa e sem cobertura, para que fiquem com menos gordura e açúcar!
  • Cupcakes: variação do bolo caseiro, são ótimos para levar à escola ou servir em uma tarde com os amiguinhos. Como são pequenos, as crianças conseguem se servir com facilidade!

 

Variados: não é fruta, não é pão, nem bolo! O que pode ser?

  • Legumes: já pensou em servir cenouras em palitos (ou do tipo baby, que já vem lavadas e descascadas?), pedacinhos de pepino? Olha que seu filho pode gostar!
  • Milho verde: não conheço uma criança que não goste de uma boa espiga de milho! É só cozinhar na panela de pressão e pronto: um lanche gostoso e que não dá muito trabalho!
  • Pipoca: evite servir aos bebês, pois eles podem engasgar. Se o filhote já deglute bem, é uma opção muito saudável. Faça preferencialmente na panela, para evitar as marcas prontas de micro-ondas (que vêm com gordura trans). Ou sem qualquer óleo, no micro-ondas e com milho comum (aliás, tem receita de como fazer aqui no blog).
  • Queijo: prefira os de cor amarelo-claro, que têm menos gordura. Se optar pelo queijo minas ou branco, tome cuidado apenas com a quantidade de sódio de algumas marcas.
  • Iogurte: prefira os naturais, que podem ser batidos com frutas!
  • Pastas: para comer com pão sírio, são deliciosas: Catarina, por exemplo, adora homus (pasta à base de grão de bico, típica da culinária árabe).
  • Coalhadinha: há mães que fazem em casa. Fica quase como um queijinho, para comer puro ou com pão. Nham-nham!

 

Publicidade

Bebidas: você pode fazer algo nutritivo ou comprar pronto, observando a embalagem para comprar algo mais saudável:

  • Água: como assim, água? Pois é, as crianças de hoje estão desacostumadas a tomar água pura – mas esse é um hábito muito importante! Sem calorias, ela hidrata sem engordar. Pode ser enviada, inclusive, para a escola, no lugar do suco natural.
  • Água aromatizada: é algo bem divertido de fazer com o filhote! Aqui colocamos água em uma garrafa de vidro bem limpa e inserimos folhinhas de hortelã (deixamos lá por alguns dias) – Catarina acha um charme, e adora!
  • Suco natural: são todos deliciosos! Se a intenção for mandar para a escola, prefira os cítricos/ácidos, que duram mais tempo sem oxidar, como laranja, acerola, maracujá, abacaxi.
  • Leite: é fundamental lembrar que o leite de vaca só é recomendado para maiores de 1 ano, para não aumentar o risco de alergia alimentar. Pode ser dado puro, batido com frutas ou associado a um complemento nutricional (para escolher uma boa marca, atente, por exemplo, para a quantidade de açúcar. O Sustain , da Danone, tem menos açúcar em comparação a outros produtos que são adicionados ao leite – e o sabor vitamina de frutas zero adição de açúcar não tem esse ingrediente, e é uma boa alternativa para os pequenos que ainda não têm contato com a sacarose).
  • Suco industrializado: prefira os integrais (que são 100% suco. Não confundir com orgânico, que é feito com frutas sem agrotóxicos, e que não são, necessariamente, apenas fruta). Os sucos de uva engarrafados são item obrigatório da minha lista de supermercado, pela praticidade e qualidade!
  • Água de coco: você pode comprar o coco e furar (opção mais saudável). Ou optar pelos de caixinha (prefira aqueles sem adição de frutose ou sacarose, que são extremamente doces! Chegam a ser ruins de beber!).
  • Iogurte de beber: ótima opção para servir em casa, não necessariamente para a lancheira. Eu mando para a escola de Catarina porque lá a geladeira fica à disposição das crianças. Se não é o caso do seu filho, mande apenas nos dias mais frios, dentro de uma malinha térmica e com saquinhos de gelo que mantêm a temperatura interna fria, para ter certeza de que o alimento não estragará.

selo