Já parou para pensar em como os aplicativos fazem parte da vida das mães atualmente? É possível baixar apps que ajudam a melhorar o sono da criançada, para distrair os pequenos em viagens, para ensiná-los brincando e, ainda, para dar uma mãozinha na rotina das mamães (clique nos links para ver todos os que já citei aqui no blog!).

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Mas sabia que existem também aplicativos do bem, que ajudam as mães, ao mesmo tempo que permitem que elas ajudem muita gente? Pois no post de hoje eu gostaria de falar sobre dois apps que fazem exatamente isso (e que você pode baixar gratuitamente no celular ou no tablet, para auxiliar no desenvolvimento da inclusão). Vem ver, baixe e use, são muito legais!

 

Publicidade

Guia de Rodas

aplicativo-guia-de-rodas

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O Guia de Rodas funciona de maneira colaborativa e tem como finalidade construir um guia de acessibilidade pelas cidades do país. Por meio de quatro PINs (um verde, que significa lugar acessível; um amarelo, que quer dizer que o local é parcialmente acessível; um vermelho para as regiões não acessíveis; e um cinza para os lugares que ainda não foram avaliados), o programa mostra ao usuário como está a qualidade do lugar para o qual ele pretende ir.

Claro que o guia acaba sendo uma “mão na roda”, literalmente, para os cadeirantes ou usuários de bengalas, uma vez que essas pessoas ficam sabendo, de antemão, as condições de circulação de um local. Mas já pensou que essa é também uma informação super importante para quem está com um carrinho de bebê? Ou seja, as mães podem (e devem!) contribuir muito com o guia, bem como se beneficiar dele (lembrando que, ao baixar o aplicativo, o usuário tem a oportunidade não só de verificar o grau de acessibilidade da região, mas também de colaborar com o Guia, classificando os locais por onde passar).

O app é ainda dividido em categorias (comida, hospedagem, vida noturna, diversão, compras e saúde), para ajudar a localizar com mais precisão um ponto de interesse.

Para acessar a versão iOS clique aqui.

Publicidade

Para acessar a versão Android clique aqui.

 

Hand Talk

aplicativo-hand-talk

A finalidade do Hand Talk é transformar texto e áudio para a linguagem de sinais. Ou seja, você escreve algo no seu celular, ou fala uma mensagem, e o app mostra os gestos que você precisa reproduzir para se fazer entender por alguém que não escuta. O personagem Hugo, que te ajuda nessa tradução, é super fofo e atrai bastante as crianças (por aqui Catarina adora falar uma frase e observar como ele faz para comunicá-la na forma de sinais. E em seguida ela repete direitinho, já está bem treinada se precisar falar com um coleguinha com deficiência auditiva!).

O aplicativo, desenvolvido por alagoanos, foi considerado em 2013 pela ONU como o melhor de inclusão social do mundo. Aliás, pesquisadores do estado desenvolveram outro app muito bacana para ajudar no desenvolvimento de crianças com autismo, sobre o qual já falei aqui.

Publicidade

Para acessar a versão iOS clique aqui.

Para acessar a versão Android clique aqui.

 

E você, tem alguma dica bacana de app para dividir com as outras mães? Me conte nos comentários!