5 congelados que você pode oferecer ao seu filho (sem culpa!)

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 Já pensou que seu freezer pode ser um grande aliado na alimentação do seu filhote? Não restam dúvidas de que nada supera uma boa comida fresquinha, mas é inegável que alguns congelados podem facilitar (e muito) a rotina da casa. Além das papinhas congeladas, que muitas mães fazem com frequência, há outros produtos comprados prontos, ou que você mesma pode preparar e congelar e que são sinônimo de comida saudável, para dar aos pequenos sem culpa! Nesse post eu listei 5 ideias que você precisa conhecer e colocar em prática, vem ver!

Imagem: 123RF

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Legumes e verduras congelados 

Hoje é possível encontrar no mercado várias opções de verduras e legumes congelados. Além de serem opções práticas para as refeições principais, esses alimentos podem ser ofertados como lanchinhos. O brócolis, por exemplo, é fonte de ferro, fibra, cálcio e vitaminas, e pode ser consumido cru ou cozido pelos pequenos. Outra opção bacana é adquirir saquinhos de mix (aquelas embalagens com diversos tipos, como ervilha com milho) e aproveitar para colocar no arroz ou no macarrão, por exemplo.

Vale saber também que você pode congelar as verduras e hortaliças frescas que tiver em casa, fazendo com que elas durem mais, pois esse processo retarda a deterioração dos alimentos. A água no interior do alimento é transformada em cristais de gelo e os microorganismos ficam impedidos de se proliferar nessa temperatura. Antes de congelar, no entanto, faça o processo de branqueamento: lave bem o legume, corte em cubos (ou rodelas), mergulhe em uma panela com água fervente (por cerca de cinco minutos), retire e coloque em um recipiente com água gelada (durante novamente cerca de cinco minutos). Em seguida, escorra, coloque tudo em um recipiente plano e leve ao freezer.

 

Polpa de frutas

Quando o assunto são frutas, é fato que a melhor opção é consumi-las frescas. Porém, as polpas de frutas são opções bacanas para quem quiser economizar tempo na hora de preparar um suco – e é uma alternativa muito melhor do que os sucos de caixinha (com exceção dos integrais, que são muito bacanas). No néctar, há adição de água e açúcar à fruta (além de possíveis aditivos) – já a polpa congelada é basicamente fruta (só tenha o cuidado de analisar o rótulo, pois algumas marcas contêm conservantes – evite-as).

 

Cubinhos de frutas e verduras (para fazer em casa)

Outra opção para quem gosta de sucos naturais é fazer cubinhos de gelo a partir de sucos batidos de frutas. Mais uma dica prática e deliciosa é colocar água de coco com couve picadinha em forminhas de gelo. Quando quiser tomar um suco, é só jogar as forminhas no liquidificador e batê-las (e não precisa nem de gelo para tomar!).

 

Cubinhos de tempero (para fazer em casa)

Azeite e ervas (como orégano fresco, manjericão, ou alecrim) podem ser levados ao congelador dentro de fôrmas de gelo e, quando descongelados, viram temperos caseiros, sabia? Eles podem ser utilizados em panela quente, para refogar algo (basta jogar o cubo na panela, que o descongelamento já acontece). Essa é uma alternativa prática, pois você faz vários de uma só vez, e muito melhor que os temperos e caldos industrializados, que contem altas doses de sódio. Veja aqui também como fazer caldo de carne, de frango, de peixe e de legumes em casa!

 

Picolé de leite materno (para fazer em casa)

Esse você não encontra pronto no mercado, claro, mas a produção é muito simples de ser feita. Clique aqui e aprenda a fazer em casa (o post com o modo de fazer é um super sucesso no blog!).




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