Entenda melhor as sonecas do seu bebê!

Por 11 Comentários


Será que meu filho dorme pouco durante o dia? Na idade dele, quantas horas deveria estar dormindo durante as sonecas? É melhor deixar o pequeno se cansar, para dormir melhor à noite? Essas são perguntas muito frequentes que as leitoras do blog enviam para cá, e que percebo causarem uma certa angústia nas mamães (eu entendo bem, porque quando Catarina era bebê, tudo o que eu queria é que alguém me explicasse mais sobre isso!). Assim nasceu a ideia desse post, no qual nossa querida consultora de sono, Michele Melão, conta tudo sobre o assunto (tem até uma tabela bem bacana sobre a duração das sonecas). Vem dar uma espiadinha, vale a pena!

Por Michele Melão

Hoje queria falar com as leitoras aqui do Mil Dicas de Mãe sobre as sonecas. Isso porque recebo muitas mensagens de mamães preocupadas com o sono diurno do filho ou com a falta dele. Algumas crianças dormem demais durante o dia e ficam com dificuldade em manter o sono de noite, enquanto outras dormem muito pouco, resultando em um bebê exausto e uma mãe extremamente cansada. Também acontece aí na sua casa?

O bebê que não faz sonecas regulares, de pelo menos uma hora, geralmente apresenta sinais de sono o dia todo – não consegue se concentrar nas atividades, come pouco porque está cansado, chora por qualquer motivo e tem dificuldade para adormecer de noite. E então vem a seguinte pergunta: quanto seu bebê realmente precisa dormir?

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

A tabela a seguir mostra uma média de sono que o bebê precisa ter, de acordo com a idade. Com o passar do tempo, a necessidade de sono diurno vai diminuindo, e consequentemente a janela de sono (tempo em que o bebê consegue ficar acordado) aumenta.  Uma soneca adequada precisa durar no mínimo 45 minutos, ou seja, seu filho precisa completar pelo menos um ciclo de sono em cada cochilo.

tabela de sonecas do bebê

Além da idade, o comportamento do seu pequeno deve ser observado. Um bebê de 14 meses pode fazer duas sonecas curtas de 40 minutos e ficar bem, enquanto outro, da mesma idade, pode ainda precisar de duas sonecas de 90 minutos cada.

E até quando seu filho precisa dormir durante o dia? Muitos estudos indicam que o bebê precisa dormir durante o dia até os 3 anos, porém algumas crianças ainda precisam desta pausa até os 5 anos. É muito importante ressaltar que o sono da noite não substitui as sonecas. Um bebê que dorme a noite toda precisa, sim, dormir durante o dia e o intervalo de tempo em que ele passa acordado afeta diretamente seu comportamento, humor, alimentação e qualidade do próximo sono.

Explicando um pouco mais sobre as sonecas: a da manhã tem uma maior duração de sono REM, ou seja, sono de sonhos. É um sono mais agitado e sua função principal é a de desenvolvimento cerebral. Esta soneca ajuda muito na memória, concentração e aprendizado. Já a soneca da tarde tem um pouco mais de sono profundo, e, portanto, é uma fase necessária para que o bebê descanse o corpo das atividades que fez durante o dia (além de ajudar no crescimento, na restauração do corpo e no fortalecimento do sistema imunológico).

Quando me preocupar?

– Quando seu filho apresentar sinais de sono o dia todo, como irritação e choro excessivo.

– Quando ele fizer várias sonecas picadas (de 20 minutos por exemplo) durante o dia.

Alguns estudos associam o famoso “terrible two” com sonecas inadequadas, sabiam? Ou seja, os problemas de comportamento após os 2 anos podem ser mais frequentes em crianças que deixaram de dormir durante o dia, antes de estarem preparadas para fazer isso.

Crianças que são privadas de sono têm maior dificuldade na adaptação escolar, no relacionamento com outras crianças, no aprendizado, na concentração, sem falar no crescimento e desenvolvimento adequado e na prevenção de doenças – e por estes e muitos outros motivos, é importantíssimo observar o sono do seu bebê. Mesmo sendo difícil, é importante manter uma rotina com horários regulares, dar a oportunidade de seu bebê dormir pelo tempo certo durante o dia e à noite e não fazer substituições, para um compensar o outro.

Para acertar o sono noturno do seu filho é preciso bastante dedicação, paciência, persistência e uma profunda observação; porém, tudo isso é ainda mais necessário para melhorar o sono diurno. Por outro lado, os resultados são incrivelmente compensadores, já que o retorno de um bom sono é um bebê feliz, que come melhor e muito mais fácil de cuidar e principalmente curtir.

michele melão selo




Arquivado em: Sono do bebê Tags:

Comentários (11)

Trackback URL

  1. Gláucia Silva disse:

    Oi Michele, meu bebê tem 4 meses. Acorda cada 2 horas. A pediatra orientou não dar peito todas as vezes. Quanto tempo ele pode ficar sem mamar?

    • Oi Glaucia, bom dia!
      Se a pediatra orientou a não dar o peito em todos os despertares, é porque seu bebê deve estar com o peso e desenvolvimentos adequados para a idade dele. Geralmente aos 4 meses, os bebês mamam antes de dormir, acordam novamente entre 23h e meia noite e depois perto das 4h da manhã. Nos outros despertares você pode atendê-lo com carinho e conforto, para não criar uma associação errada de sono onde ele precisa mamar para dormir.
      Um abraço,

  2. Chirleany Maciel disse:

    Olá Nivea e Michele!

    Adoro as publicações do site!
    Meninas queria a ajuda de vocês para melhorar as sonecas do meu bebê.
    Ele tem 5 meses e 3 semanas e não consegue cochilar. É um bebê nervoso, chora desesperadamente por tudo e sempre, fica morrendo de sono (olhos vermelhos, coça ps olhos e orelha) e não cochila. Aliás, ele só cochila no peito. Como ele tem refluxo, após a mamada , já adormecido, ainda espero 30 minutos para colocá-lo no berço. Quando ele não desperta logo que toca o colchão, passam-se de 3 a 7 minutos para que acorde desesperado. Ele so toma leite materno e em livre demanda. Há 1 semana está provando frutas. Aqui temos rotina bem estabelecida. Antes de iniciar o banho morno procuro não estimulá-lo, desligo tv, coloco ruído branco. Mesmo assim, so cochila depois da sequencia: banho-mamada, e ainda acorda nervoso! Passamos os dias em meio a muito choro e desespero e tentativas de fazê-lo dormir. Há dias em que não consigo nem brincar com ele, tamanho desespero. As 2 pediatras não dão muito ouvidos e simplesmente dizem que é normal. Para mim não é pois vejo e sofro com o sofrimento dele. Já houveram dias em que ele dormiu bem: até 2 horas de soneca, mas foi 1 ou 2 dias perdidos nestes quase 6 meses. Já tentei a shantala e ele detestou. Em semanas alternadas fazemos ofurô a noite (nao consigo fazer sozinha e espero meu marido estar em casa- em semanas alternadas), mas não vejo muita diferença em relação aos dias sem ofurô. Já tentei dar a naninha, um paninho, e nada! Já tentei dormir juntinho, mas ele fica chupetando meu peito e até sangue já saiu! Enfim…. Um socorro, uma liz no fim do túneo é o que peço.
    Até os 3 meses ele dormia bem a noite (1 ou 2 acordadas para mamar), embora durante o dia sempre foi essa luta. Após os 3 meses, o sono da noite também está picado. Ja chegou q acordar 5x. Em todas quer mamar. Não estou aguentando mais de dor nos seios pois ele está mordendo os bicos e quando vai largando o peito com o sono logo desperta e morde o bico.
    Na verdade eu não estou aguentando viver assim. Não tenho qualidade de vida nenhuma. Tem dia que tenho que escolher entre tomar banho e dormir. Me sinto um farrapo humano e minha auto estima foi embora a muito tempo. Nao consigo fazer nada em casa, estudar ou simplesmente ver um programa de tv inteiro. Cuidados pessoais? O que é isso? Namorar o marido? O que é isso? Meu casamento se tornou um eterno cuidado em Gabriel dormir. Não saimos de casa a noite para jantar ou ir à casa de amigos/ familiares pois as 18:00 inicia o ritual do sono de Gabriel. E qd ele adormece a noite, corremos para dormir também afinal ele pode acordar dalí a 30 minutos ou 3 horas. Nunca se sabe! E agora quando acorda, alem de mamar tem que balançar e sacudir pelo quarto. Lá se vão 2 horas pela madrugada….
    Meninas desculpem até o desabafo, mas não tenho com quem falar. Minha família diz que eu tenho que agradecer por meu filho ter saúde e meu marido não me dá ouvidos. Depois desse tempo todo, ha 2 dias eu pedí que ele ficasse 1:30 h com o bebê para eu poder lavar meu cabelo, fazer as unhas e me depilar e ganhei uma cara feia de resposta. Eu só queria um tempo pra mim sem ouvir chororô. Mas ninguém entende.
    Por indicação da pediatra, depois de muito pedir, ela receitou um fitoterápico Calmam, mas depois de 2 semanas não vimos efeito algum.
    Ja demos sonin e mesmo assim ele desperta, ou após 3 dias ele se contorce muito a noite e paramos. Eu sei que é errado. Na verdade é nosso desespero por descanso também….
    Eu queria que meu bebê simplesmente conseguisse cochilar e se acalmar. Queria também retomar minha vida. Como vejo outras recém mães fazerem…. Sair de casa, sorrir, se cuidar, poder ir ao computador…..ter um pouco de liberdade.
    Há 3 dias Gabriel faz sonecas de 1 hora no sling, mas eu nao posso sequer me sentar que ele acorda!
    Proxima quarta eu volto a trabalhar e até agora ele não está aceitando leite por outra fonte. Estou vendo a hora de ter que largar o emprego. Aí minha vida desmorona de vez, por que passei estes meses todos achando que com 6 meses tudo ia melhorar e cada dia só piora!
    Obrigada meninas!!

    • Oi Chirleany, como vai?
      Imagino o seu cansaço e entendo perfeitamente. Por aqui lidamos com mães nesta situação frequentemente, porém dormir é uma habilidade que com carinho, paciência e as técnicas certas conseguimos ensinar para os bebês. Alguns tem um padrão de sono de 40 minutos, outros dormem mais tempo, mas o importante é observar o comportamento do bebê, e ajudá-lo a dormir para que não fique dia e noite no seu peito para relaxar.
      Ficar sem dormir é ruim para o desenvolvimento e crescimento do bebê, além de ser devastador para quem cuida dele.
      Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e podemos iniciar uma consultoria para que você ajude seu filho a dormir melhor e consiga retomar sua vida. Só quem passa dia e noite acordada sabe o que você está passando.
      Uma alegria sem fim de ter um bebê lindo em casa porém o cansaço toma conta da mente e do corpo de uma forma inacreditável.
      Um beijo

  3. Alexandra disse:

    Oi Michele,e quando o bebê só dorme 20min durante o dia, ele tem sonecas curtas e passa o dia inteiro enjoado? Meu filho tem 3 meses e tentamos aplicar a técnica da encantadora de bebês desde que ele tinha 2 meses e meio. Incrivelmente a noite ele dorme independente do jeito que colocamos ele. Dorme embalado as 18h30 e vai até 23h. Depois acorda as 03h e 06h. Está muito cansativo e estressante, meu marido e eu estamos com os nervos bem abalados. Somos sozinhos onde moramos, nossa família mora em outra cidade. Não sei mais o que fazer. Meu filho simplesmente não dorme de dia e fica super enjoado.

  4. Oi Alexandra, bom dia!
    O sono do dia é muito complicado mesmo. Se você segue as técnicas da Tracy Hogg, acredito que seu bebê tenha rotina durante o dia certo? Você deve fazer o EASY, que é muito bom para algumas famílias mas em algumas não funciona. Você precisa dedicar algumas semanas para esticar as sonecas do seu bebê, mesmo que você estique no colo e depois tente que ele durma em outros lugares, para quebrar este padrão de sono de 20 minutos. Ele deve mesmo passar o dia enjoado porque 20 minutos não são suficientes para descansar, mesmo que sejam várias sonecas picadas neste tempo. Um ciclo de sono tem em média 45 minutos, então seu bebê precisa de pelo menos o dobro deste tempo para conseguir ter todas as fases de sono, e conseguir descansar o corpo e a mente.
    Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te mando detalhes da consultoria. Ele já tem 3 meses, daqui algumas semanas já conseguimos iniciar uma educação de sono.
    Um abraço

  5. Luciene disse:

    Olá michely. Estou tendo dificuldade com a minha bebe desde sempre. Ela mama só Lá. Livre demanda. As vezes dorme no peito e quando levanto pra arrotar acorda, as vezes tem o arroto e as vezes não. Fico com ela 30 min no colo quando não acorda, aí quando penso em colocar na cama, já era. Quando ela está com sono e sei que não é fome, coloco a chupeta pego a naminha e fico andando e cantando pelo quarto as vezes ela reluta bastante as vezes um pouco. O máximo q ela dorme é 40 min. Dou banho por volta das 10:00 e o outro umas 16:30 pq ela já chegou a dormir as 15:00 e não acordar dormir por seis horas seguidas
    Ela está cansada o tempo todo. E muito nervosa. Preciso de ajuda. Não quero mais sair de casa pra ela não dormir e nem receber visitas.

  6. Lilian disse:

    Olá
    Minha bebê está com 8 meses , foram poucas noites após o nascimento que dormi sem acordar umas 3x anoite
    Mesmo amentando livre demanda e tudo
    Ela parece q nem acorda mas chora até pegar e dar o peito as x está tão nervosa q se estica toda p traz e não que nem o peito , fica muito nervosa , algumas x roda todo o berço e volta a dormir sozinha
    Já não sei mas o q fazer
    Ela durante o dia tem 2 sonecas As x 3
    À noite sempre às 8 já está no berço
    Me ajudem
    Obrigada

    • Oi Lilian, como vai?
      Entendo seu cansaço e acredito que sua filha tenha uma associação de mamar para dormir (uma coisa não acontece sem a outra) e ela não consegue ligar os ciclos de sono em alguns despertares sem a ajuda do seio.
      É importante ensinar uma forma diferente dela dormir, especialmente no começo da noite, para diminuir ou mesmo acabar com estes despertares. Nesta idade, é mais importante que ela durma do que se alimente de madrugada.
      Se você estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

  7. Daniela disse:

    Adorei o texto, muito esclarecedor! Meu filho entrou na escola com um ano e meio, só que teve que sair justamente porque não conseguia fazer a soneca da tarde. Então ficava irritadiço, e não estava dormindo direito nem a noite mais. Só que agora, aos 2 anos e 01 mês , pretendo coloca-lo de novo na escola. Só que, como antes, creio que não vai dormir lá, e vai acabar dormindo no carro na volta. O que eu devo fazer – deixar ele dormir no carro por uns minutos, ou tentar evitar que durma e colocar mais cedo para dormir em casa. Tens uma dica? Ou é melhor evitar a escola por enquanto, em função das sonecas?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Daniela,

      Acho que só fazendo o teste mesmo! Acredito que ele ainda seja pequenininho para não dormir, mas cada criança é uma. E muda tão rápido! Com dois anos e meio talvez seja muito diferente! Já tentou o período da manhã? Ou alguma forma de tentar mantêm-lo acordado, com uma comidinha, por exemplo?

      Beijos!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail