Dica de livro: O Segredo do Anel (e outros contos do bem-viver)

Por 0 Comentários


De vez em quando eu recebo livros tão, mas tão legais, que preciso compartilhar aqui para vocês. Por isso, para o post de hoje, resolvi contar um pouquinho da nossa leitura favorita da semana: “O Segredo do Anel e outros contos do bem-viver”.

Esse não é um livro para crianças muito pequenas – Catarina está com 5 anos, e sinto que precisa de ajuda para entender algumas partes (para os maiores, a leitura, mesmo que compartilhada, acaba sendo mais fácil. Não porque o texto seja de difícil compreensão, muito pelo contrário. É bem gostoso de ler, as histórias são rápidas – ideais para a hora de dormir, porque não levam uma eternidade -, mas há ensinamentos importantes atrás de cada conto, que precisam ser “traduzidos” para os pequeninos).

segredo do anel

E por que o livro é tão legal? Porque foge das histórias mais comuns para crianças, e traz um conhecimento maior sobre o mundo. Entre personagens de reis, monges, fazendeiros, carpinteiros e filósofos, o pequeno terá a oportunidade de pensar sobre o significado da paz, do trabalho, da amizade, da ajuda ao próximo, do tempo. No primeiro conto, por exemplo, um rei pede aos maiores sábios de seu reino para que eles escrevam uma mensagem que possa ser guardada em seu anel, de um ensinamento que fosse válido em qualquer situação. Algo a que ele possa recorrer sempre que precisar (você consegue adivinhar o que está escrito ali? Para mim foi uma delícia perceber que é algo que minha mãe repete desde a minha infância!).

De todos os contos, talvez aquele que Catarina tenha gostado mais seja o do Olho por olho, perna por perna – que conta a história de um menino cego e outro sem pernas. Os dois se veem em meio a um grande perigo, precisando fugir! E qual saída? Para ela foi surpreendente perceber o valor da cooperação!

segredo do anel e outros contos

Eu sei que pode parecer complicado para uma criança de 5, 6 anos (que, segundo minha percepção, é quando começa a ser possível apresentar um livro como esse para o filhote), mas a verdade é que Cacá amou, e me pede para que eu leia sempre! A impressão que dá é que, a cada vez que ouve, acaba entendendo mais uma faceta do enredo, e isso a encanta!

Fica então como dica de leitura (pode ser que você conheça algumas das onze histórias – e se não conhecer, vai se surpreender com elas também!).

 

O Segredo do Anel (e outros contos do bem-viver)
Texto: Lauro Henriques Jr
Ilustrações: Ionit Zilberman
Editora: Tordesilhinhas




Arquivado em: Diversão Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail