Vamos ser sinceros sobre a situação atual do nosso país? Olhando ao nosso redor, vendo verdadeiros assaltos aos cofres públicos, processos e os representantes que nós mesmos colocamos no poder envolvidos, a vontade que dá é de sumir e voltar daqui a dez ou vinte anos.

Infelizmente nós também temos nossa parcela de responsabilidade nesse cenário – afinal, somos pouco envolvidos com a vida política do Brasil, mal nos lembramos de quem recebeu nosso voto nas últimas eleições e, sem querer, acabamos coniventes com esse sistema que se perpetua. É triste, muito triste, e tudo isso só mudará quando nossa própria postura for diferente.

E o que toda essa história tem a ver com nossos filhos? Para mim, tudo.

Porque se conseguirmos mostrar às nossas crianças o peso de suas escolhas e o quanto elas determinam o futuro da cidade onde moramos, do estado, e do país, provavelmente elas conseguirão votar com mais sabedoria, e cobrarão as mudanças prometidas.

Publicidade

Mas você deve estar se perguntando: “como vou falar sobre política com meu filho, que ainda é tão pequenininho?”.

Pois olha só essa dica: dois escritores e dois ilustradores brasileiros decidiram reunir crianças, entre 3 e 10 anos, para discutir o tema.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O resultado de tudo o que eles conversaram e aprenderam se transformou no livro “Quem manda aqui?”.

“Quem manda aqui?” livro sobre política para crianças

A proposta da obra é dar o pontapé para a discussão política e apresentar conceitos como democracia, meritocracia e ditadura.

Em poucas páginas, os autores mostram ao público infantil como acontecem as relações de poder, que começam dentro de casa, na figura dos pais, e na escola, com o professor.

E o bacana é exatamente isso: os pequenos são introduzidos ao assunto a partir de cenas comuns, do cotidiano. Tudo narrado em rimas e ilustrado com desenhos coloridos, para captar a atenção e, então, passar aos pais a continuidade das explicações ou respostas às perguntas que vem no livro (e que podem atiçar a curiosidade dos pequenos leitores).

Publicidade

E como estamos em ano eleitoral, a dica de leitura é ainda mais válida. A partir dela, podemos começar a explicar aos pequenos os cargos políticos (sem necessariamente falar nos candidatos) e como a pessoa que vai assumi-los irá influenciar a dinâmica da cidade e, consequentemente, nossa vida.

“Quem manda aqui?” foi feito a partir de financiamento coletivo e é o primeiro volume de uma série focada em política.

A obra está disponível para download gratuito aqui, e ainda pode ser encontrada nas livrarias, na edição lançada pela Cia das Letrinhas. A indicação é para crianças entre 5 e 7 anos.

* Compartilhe com as amigas que têm filhos, para que possamos espalhar a ideia! Eu sei que esse não é o tipo de post que viraliza, mas não seria bonito se fizéssemos uma pequena ação para começarmos essa mudança em nosso país?